TÍTULO COMPLETO: A importância da Academia da Saúde e do exercício físico no processo de reabilitação da pessoa idosa
INTRODUÇÃO
O envelhecimento biológico proporciona um declínio das condições e capacidades físicas, entre elas, a força muscular. O enfraquecimento muscular tem uma relação direta com prejuízos na flexibilidade muscular, no equilíbrio, e principalmente na velocidade, sendo responsável por quedas frequentes, fato que é considerado como uma das maiores causas de morbidade e mortalidade da população idosa. Diante disto, as ações da Academia da Saúde têm como foco a promoção de um envelhecimento saudável com maior qualidade de vida à esta população.
OBJETIVOS
A proposta em questão surge a partir da necessidade de promoção e prevenção de saúde para pessoa idosa através da reabilitação por melhorar do condicionamento físico diante da realização de exercícios de força, flexibilidade, potência, equilíbrio e marcha.
METAS
- Restabelecer o equilíbrio;
- Aumentar a força e a potência;
- Aumentar a mobilidade e flexibilidade de membros superiores e inferiores;
- Promover a reabilitação total do paciente.
PÚBLICO-ALVO
Idosos acima de 60 anos, de ambos em sexos, independentes ou com algum grau de dependência, e, em sua maioria, portadores de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
143
DIVULGAÇÃO
Através de Programa de Rádio, mídias sociais e boca-a-boca
ATIVIDADES
Os idosos chegam às 06:00h da manhã, realizam exercícios de aquecimento (exercícios de mobilidade e flexibilidade). Em seguida, os participantes são separados em duplas e iniciam os exercícios funcionais através de circuitos que contemplam movimentos integrados (empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros), e, após 40 minutos de realização, são direcionados ao Pólo da Academia da Saúde para realização de momento de relaxamento. Às 07:00h, todos os participantes são liberados.
AVALIAÇÃO INICIAL
AVALIAÇÃO INTERMEDIÁRIA
AVALIAÇÃO FINAL
EQUIPE
01 Profissional de educação física
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
- Academia da Saúde;
- medicine ball,
- barras;
- anilhas;
- halteres;
- escada de agilidade;
- jump's;
- TRX;
- cones de agilidade;
- caixa de som, microfones, dentre outros.
Todos os equipamentos utilizados são de posse do município que, diante da necessidade, providencia o material necessário à realização das atividades através de emendas, financiamento próprio, dentre outros.
RESULTADOS
Maior adesão dos idosos à prática de atividade física, aumento dos níveis de força, resistência, mobilidade e flexibilidade dos mesmos, melhora da qualidade do sono, controle de Doenças Crônicas Não-transmissíveis, dentre outros.
Restabelecimento do equilíbrio;
Aumento de força e potência;
Aumento da mobilidade e flexibilidade de membros superiores e inferiores;
Promoção da reabilitação total dos pacientes