Ano: 
2019
Categoria: 
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (implementação de linha de cuidado, regulação, fluxos, etc.)
Região da Prática: 
Sudeste
Município: 
CIDADE DE SÃO PAULO
Instituição Responsável: 
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SÃO PAULO
Parceiros: 
Fundação ABC - Organização Social de Saúde
Coordenação da experiência: 
Vera Lucia Mariano da Silva -Supervisão Técnica de Saúde São Mateus
Telefone institucional: 
(11) 3397-1146
Email da coordenação: 
v.marianoprefeitura@gmail.com
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
Com a transição demográfica e populacional se faz necessário garantir uma agenda prioritária e intersetorial no que diz respeito aos cuidados e direitos dos idosos. Neste contexto, foi garantida uma agenda transversal, que une gestor, trabalhadores da rede de saúde e a lideranças de idosos, com a finalidade de implantação da EASPI ( Equipe de Atendimento a Saúde do Idoso ) em 100 % das Unidades de Saúde de São Mateus.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Aprimorar a qualidade de atenção a Saúde do Idoso a partir do potencial local. Apostando na capacitação e qualificação das equipes de atenção das Unidades Básicas de Saúde de São Mateus. Garantindo assim um enfoque sobre o olhar para as necessidades da pessoa idosa e também para especialidade gerontológica do acolhimento longitudinal.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Implantar EASPI (Equipe de Atenção à Saúde da Pessoa
Sensibilizar as Equipes de Saúde e Gestores locais para um novo olhar a pessoa idosa nas Unidades de Saúde.
Aumentar o número de aplicação da AMPI (Avaliação Multidimensional a Pessoa Idosa), instrumento de gestão, utilizado para avaliar e identificar as demandas e necessidades do idoso nas Unidades de saúde após implantação da EASPI.
Implementação e fortalecimento da Rede de atenção e proteção ao idoso de São Mateus.
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosos residentes nas áreas de abrangência das 22 Unidades de Saúde de São Mateus.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Reunião de Gestores de Unidades  Fórum do Cidadão Idoso de São Mateus Reunião Colegiado do Idoso (Profissional de Referência das UBS) Reunião Comitê de Longevidade e Vida Saudável de São Mateus.  Reunião Conselho Gestor Recepção e sala de espera
Onde foi desenvolvida?: 
O Bairro de São Mateus, encontra-se na região leste da cidade de São Paulo, é composto por 03 Distritos Administrativos: de São Mateus, São Rafael e Iguatemi, população segundo senso, de 426.794 habitantes, com estimativa de 600.000 habitantes,sendo que a população idosa representa 10% do total da população. A EASPI (Equipe de Atenção a Saúde da pessoa Idosa ) , foi implantada nas 22 Unidades de Saúde dos três distritos que compõe o Bairro de São Mateus.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Demanda espontânea, envolvendo os idosos que procuram as Unidades de Saúde. Os mesmos são acolhidos e encaminhados para sala de Atendimento ao Idoso- sala do EASPI.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
40000
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
20000
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Para atender à solicitação da Área técnica da Pessoa Idosa da SMS, organizamos um cronograma de implantação da EASPI - Equipe de Atenção à Saúde do Idoso nas 22 Unidades do território de São Mateus: .Criação de uma Equipe responsável pela implantação: Interlocutora da Saúde da Pessoa Idosa da Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus e Fundação ABC. Coordenador e profissionais da URSI - Unidade de referência á Saúde do Idoso, Coordenadora e profissionais do PAI -Programa Acompanhantes de Idosos. Reunião para sensibilização e apresentação da proposta para: . Equipes Multidisciplinar das Unidades de Saúde: . Gestores das Unidades para sensibilização e ampliação do acesso a população idosa nos serviços de saúde. . Fórum Cidadão Idoso de São Mateus, para os idosos, que são os verdadeiros protagonistas, acompanharem o processo de implantação da EASPI nas Unidades do Território. . Conselho Gestor das UBS e da Supervisão Técnica de Saúde São Mateus . Visita Técnica às unidades para adequação de espaço, Identificação das Salas com banners e placas, montagem de cardápios de atividades proposta pela Equipe de saúde, com nome das atividades e o profissional responsável pela realização. Durante todo esse período a Equipe Multidisciplinar da URSI realizou nas 22 Unidades de saúde, através de dinâmica, uma sensibilização para um novo olhar ao idoso na atenção básica, possibilitando melhor entendimento sobre a capacidade funcional da pessoa idosa.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
. Dificuldade de adequação de espaço físico para atendimento exclusivo (sala da EASPI) a pessoa idosa dentro das rotinas das Unidades de Saúde. - Dificuldade de engajamento de 100 % da Equipe no processo de implantação da EASPI.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
.Profissionais e Gestores sensibilizados com as questões do envelhecimento e a importância do atendimento, acolhimento e melhoria no acesso aos serviços da população idosa. ,Garantia de atendimento prioritário a população idosa nas unidades de Saúde. . Aumento nos registro do PTS Plano Terapêutico Singular aos idosos atendidos. . Aumento da AMPI Avaliação Multidimensional a população idosa, instrumento utilizado na Atenção Basica para avaliação da Saúde do Idoso.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
o Implantação da EASPI Equipe de Atendimento à Saúde do Idoso nas 22 Unidades de Saúde do Território de São Mateus.
o Equipes de Saúde e Gestores locais sensibilizados para atendimento as necessidades de demanda da população idosa de acordo com o novo paradigma da capacidade funcional da pessoa idosa
o Conhecimentos e envolvimento dos profissionais das diversas aéreas de atuação nas atividades desenvolvidas na Unidade de Saúde, devido a exposição de banners e cartazes com o cardápio de atividades no local da sala da EASPI.
Conhecimento e Ampliação na utilização da Rede de Atenção e Proteção de Idoso de São Mateus.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
• Aumento do número de aplicação da AMPI Avaliação Multidimensional da pessoa idosa em 300% após implantação da Equipe de Atendimento nas Unidades de Saúde. ( Grafico ) . Aumento de 20% no número de PTS Plano Terapêutico Singular. . Aumento de 50 % no número de participantes nas diversas atividades terapêuticas e de convivência desenvolvidas nas unidades e 50% nos encaminhamentos pelos profissionais da Equipe Multidisciplinar para atividades.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
O Monitoramento e Avaliação são realizados através de reuniões semanais na Supervisão de Saúde com os profissionais envolvidos (Equipe de Implantação) e mensal com a Área Técnica da Pessoa Idosa na Coordenadoria Regional de Saúde Leste.
Quais os pontos positivos da experiência?: 
o Equipes de Saúde e Gestores locais sensibilizados para atendimento as necessidades de demanda da população idosa de acordo com o novo paradigma da capacidade funcional da pessoa idosa. o Conhecimentos e envolvimento dos profissionais das diversas aéreas de atuação nas atividades desenvolvidas na Unidade de Saúde, devido a exposição de banners e cartazes com o cardápio de atividades no local da sala da EASPI. Maior divulgação e ampliação referente a utilização da Rede de Atenção e Proteção de Idoso de São Mateus. • Aumento na construção de um Projeto Terapêutico Singular do idoso na própria Unidade, e diminuição dos encaminhamentos para referência e especialidades, a partir das necessidades percebidas no atendimento na Atenção Básica.
Quais as limitações da experiência?: 
• Dificuldade de adequação de espaço físico para atendimento exclusivo a pessoa idosa dentro das rotinas e demandas das Unidades de Saúde.
2019
-
Sudeste
Implementação e aprimoramento do olhar da equipe de saúde ao cuidado da pessoa idosa na Atenção Básica. Implantação da EASPI - Equipe de Atendimento à Saúde do Idoso nas unidades de saúde do território de São Mateus.
Introdução
Com a transição demográfica e populacional se faz necessário garantir uma agenda prioritária e intersetorial no que diz respeito aos cuidados e direitos dos idosos. Neste contexto, foi garantida uma agenda transversal, que une gestor, trabalhadores da rede de saúde e a lideranças de idosos, com a finalidade de implantação da EASPI ( Equipe de Atendimento a Saúde do Idoso ) em 100 % das Unidades de Saúde de São Mateus.
Objetivos
Aprimorar a qualidade de atenção a Saúde do Idoso a partir do potencial local. Apostando na capacitação e qualificação das equipes de atenção das Unidades Básicas de Saúde de São Mateus. Garantindo assim um enfoque sobre o olhar para as necessidades da pessoa idosa e também para especialidade gerontológica do acolhimento longitudinal.
Metas
  1. Implantar EASPI (Equipe de Atenção à Saúde da Pessoa
  2. Sensibilizar as Equipes de Saúde e Gestores locais para um novo olhar a pessoa idosa nas Unidades de Saúde.
  3. Aumentar o número de aplicação da AMPI (Avaliação Multidimensional a Pessoa Idosa), instrumento de gestão, utilizado para avaliar e identificar as demandas e necessidades do idoso nas Unidades de saúde após implantação da EASPI.
  4. Implementação e fortalecimento da Rede de atenção e proteção ao idoso de São Mateus.
Público alvo
Idosos residentes nas áreas de abrangência das 22 Unidades de Saúde de São Mateus.
Divulgação
Reunião de Gestores de Unidades  Fórum do Cidadão Idoso de São Mateus Reunião Colegiado do Idoso (Profissional de Referência das UBS) Reunião Comitê de Longevidade e Vida Saudável de São Mateus.  Reunião Conselho Gestor Recepção e sala de espera
Número de participantes
20000
Atividades
Para atender à solicitação da Área técnica da Pessoa Idosa da SMS, organizamos um cronograma de implantação da EASPI - Equipe de Atenção à Saúde do Idoso nas 22 Unidades do território de São Mateus: .Criação de uma Equipe responsável pela implantação: Interlocutora da Saúde da Pessoa Idosa da Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus e Fundação ABC. Coordenador e profissionais da URSI - Unidade de referência á Saúde do Idoso, Coordenadora e profissionais do PAI -Programa Acompanhantes de Idosos. Reunião para sensibilização e apresentação da proposta para: . Equipes Multidisciplinar das Unidades de Saúde: . Gestores das Unidades para sensibilização e ampliação do acesso a população idosa nos serviços de saúde. . Fórum Cidadão Idoso de São Mateus, para os idosos, que são os verdadeiros protagonistas, acompanharem o processo de implantação da EASPI nas Unidades do Território. . Conselho Gestor das UBS e da Supervisão Técnica de Saúde São Mateus . Visita Técnica às unidades para adequação de espaço, Identificação das Salas com banners e placas, montagem de cardápios de atividades proposta pela Equipe de saúde, com nome das atividades e o profissional responsável pela realização. Durante todo esse período a Equipe Multidisciplinar da URSI realizou nas 22 Unidades de saúde, através de dinâmica, uma sensibilização para um novo olhar ao idoso na atenção básica, possibilitando melhor entendimento sobre a capacidade funcional da pessoa idosa.
Resultados
.Profissionais e Gestores sensibilizados com as questões do envelhecimento e a importância do atendimento, acolhimento e melhoria no acesso aos serviços da população idosa. ,Garantia de atendimento prioritário a população idosa nas unidades de Saúde. . Aumento nos registro do PTS Plano Terapêutico Singular aos idosos atendidos. . Aumento da AMPI Avaliação Multidimensional a população idosa, instrumento utilizado na Atenção Basica para avaliação da Saúde do Idoso.

Ficha técnica

Município:
CIDADE DE SÃO PAULO
Instituição Responsável:
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE SÃO PAULO
Coordenação da experiência:
Vera Lucia Mariano da Silva -Supervisão Técnica de Saúde São Mateus
Email da coordenação:
v.marianoprefeitura@gmail.com
Telefone institucional:
(11) 3397-1146
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (implementação de linha de cuidado, regulação, fluxos, etc.)
Parceiros:
Fundação ABC - Organização Social de Saúde
Fotos:
> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br