Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas:
Para atender à solicitação da Área técnica da Pessoa Idosa da SMS, organizamos um cronograma de implantação da EASPI - Equipe de Atenção à Saúde do Idoso nas 22 Unidades do território de São Mateus:
.Criação de uma Equipe responsável pela implantação: Interlocutora da Saúde da Pessoa Idosa da Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus e Fundação ABC. Coordenador e profissionais da URSI - Unidade de referência á Saúde do Idoso, Coordenadora e profissionais do PAI -Programa Acompanhantes de Idosos.
Reunião para sensibilização e apresentação da proposta para:
. Equipes Multidisciplinar das Unidades de Saúde:
. Gestores das Unidades para sensibilização e ampliação do acesso a população idosa nos serviços de saúde.
. Fórum Cidadão Idoso de São Mateus, para os idosos, que são os verdadeiros protagonistas, acompanharem o processo de implantação da EASPI nas Unidades do Território.
. Conselho Gestor das UBS e da Supervisão Técnica de Saúde São Mateus
. Visita Técnica às unidades para adequação de espaço, Identificação das Salas com banners e placas, montagem de cardápios de atividades proposta pela Equipe de saúde, com nome das atividades e o profissional responsável pela realização.
Durante todo esse período a Equipe Multidisciplinar da URSI realizou nas 22 Unidades de saúde, através de dinâmica, uma sensibilização para um novo olhar ao idoso na atenção básica, possibilitando melhor entendimento sobre a capacidade funcional da pessoa idosa.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.:
. Dificuldade de adequação de espaço físico para atendimento exclusivo (sala da EASPI) a pessoa idosa dentro das rotinas das Unidades de Saúde.
- Dificuldade de engajamento de 100 % da Equipe no processo de implantação da EASPI.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?:
.Profissionais e Gestores sensibilizados com as questões do envelhecimento e a importância do atendimento, acolhimento e melhoria no acesso aos serviços da população idosa.
,Garantia de atendimento prioritário a população idosa nas unidades de Saúde.
. Aumento nos registro do PTS Plano Terapêutico Singular aos idosos atendidos.
. Aumento da AMPI Avaliação Multidimensional a população idosa, instrumento utilizado na Atenção Basica para avaliação da Saúde do Idoso.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas:
o Implantação da EASPI Equipe de Atendimento à Saúde do Idoso nas 22 Unidades de Saúde do Território de São Mateus.
o Equipes de Saúde e Gestores locais sensibilizados para atendimento as necessidades de demanda da população idosa de acordo com o novo paradigma da capacidade funcional da pessoa idosa
o Conhecimentos e envolvimento dos profissionais das diversas aéreas de atuação nas atividades desenvolvidas na Unidade de Saúde, devido a exposição de banners e cartazes com o cardápio de atividades no local da sala da EASPI.
Conhecimento e Ampliação na utilização da Rede de Atenção e Proteção de Idoso de São Mateus.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.:
• Aumento do número de aplicação da AMPI Avaliação Multidimensional da pessoa idosa em 300% após implantação da Equipe de Atendimento nas Unidades de Saúde. ( Grafico )
. Aumento de 20% no número de PTS Plano Terapêutico Singular.
. Aumento de 50 % no número de participantes nas diversas atividades terapêuticas e de convivência desenvolvidas nas unidades e 50% nos encaminhamentos pelos profissionais da Equipe Multidisciplinar para atividades.
Com que frequência se reúne?:
O Monitoramento e Avaliação são realizados através de reuniões semanais na Supervisão de Saúde com os profissionais envolvidos (Equipe de Implantação) e mensal com a Área Técnica da Pessoa Idosa na Coordenadoria Regional de Saúde Leste.
Quais os pontos positivos da experiência?:
o Equipes de Saúde e Gestores locais sensibilizados para atendimento as necessidades de demanda da população idosa de acordo com o novo paradigma da capacidade funcional da pessoa idosa.
o Conhecimentos e envolvimento dos profissionais das diversas aéreas de atuação nas atividades desenvolvidas na Unidade de Saúde, devido a exposição de banners e cartazes com o cardápio de atividades no local da sala da EASPI.
Maior divulgação e ampliação referente a utilização da Rede de Atenção e Proteção de Idoso de São Mateus.
• Aumento na construção de um Projeto Terapêutico Singular do idoso na própria Unidade, e diminuição dos encaminhamentos para referência e especialidades, a partir das necessidades percebidas no atendimento na Atenção Básica.
Quais as limitações da experiência?:
• Dificuldade de adequação de espaço físico para atendimento exclusivo a pessoa idosa dentro das rotinas e demandas das Unidades de Saúde.