Em 02 de julho de 2013, foi implantada a Política Publica da Saúde do Idoso em Santana do Livramento, visando promover ações e estabelecer o cuidado integral com a vida e os direitos da pessoa Idosa possibilitando a convivência a sociabilidade, favorecendo o bem estar e a prevenção as doenças. O programa foi estruturado da seguinte forma:
Na Atenção Básica:Todos os idosos são cadastrados nas unidades da área de abrangência e atendidos pelo clínico geral. Aqueles que têm até três co-morbidades e tem sua capacidade funcional e autonomia preservados serão acompanhados na própria unidade e direcionados para o grupo de atividade física e práticas educativas.
Na Unidade de Atenção a Saúde do Idoso UASI): A Unidade de Atenção a Saúde Integral do Idoso cadastra idosos fragilizados, com 60 anos ou mais e encaminhados pelas UBS-ESF, de acordo com critérios: osteoporose comprovada por densitometria óssea;? suspeita de demência;?portador de doença de Parkinson; portador de mais de 3 doenças crônicas. O pacientes são atendidos por equipe multiprofissional formada por: médico geriatra; enfermeiro; nutricionista; fisioterapeuta; Centro de Reabilitação da Fisioterapia anexo a Unidade de Atenção a Saúde do Idoso (UASI ); educadora física – atividade física aos grupos divididos pelas capacidades funcionais.
Projetos desenvolvidos: implantação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde; prevenção de quedas em idosos nas UBS ESF; Bailado Guerreiras da Paz – composto de 25 senhoras representando as ESF; Caminhada Orientada - 40 idosos selecionados (por 2 co morbidades).
Ações de integração intersetorial: Participação junto ao Conselho Municipal do Idoso; Projeto CONTA, CANTA e ENCANTA (coral UNA VOZ), parceria com a Secretaria Municipal e Estadual de Educação; Inclusão Digital - parceria com a Universidade Aberta do Brasil atende 30 idosos a cada bimestre; Conversa de Gente Grande - Projeto Piloto na ESF Jovelino Santana reúne os idosos semanalmente para contar suas experiências.
Como resultados destacam-se: a ampliação do vinculo entre a equipe de saúde e a pessoa idosa constatada pela participação ativa dos mesmos nas atividades realizadas e de seus conhecimentos sobre a saúde, adoção de hábitos saudáveis e mudanças de comportamento, promovendo melhorias na sua qualidade de vida. A convivência em grupo para o idoso está sendo muito importante, pois promove a socialização e oferece suporte social para enfrentar as dificuldades que surgem com o envelhecimento sendo um espaço complementar da consulta individual, de troca de informações, de oferecimento de orientação e de educação em saúde. Diante do exposto, podemos concluir que o referido projeto vem contribuindo para a transformação da realidade dos idosos em diversas frentes: na elevação de sua auto–estima, no reconhecimento de seu papel como cidadão, na reivindicação de seus direitos, na adoção de uma postura mais autônoma, no empoderamento pessoal perante a comunidade onde vive.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br