O envelhecimento pode ser considerado um processo natural , de diminuição progressiva da reserva funcional do individuo. É no envelhecimento que as relações sociais tendem a diminuir, pois nesse período da vida ocorre perda dos papeis sociais, e os recursos econômicos não tem contribuído para satisfazer as necessidades do idoso, geralmente ocorrem alterações na família e nas relações interpessoais. Devido ao grande numero de idosos que tem aumentado nos últimos anos é muito importante que se pense em um envelhecimento com qualidade de vida. A preocupação não é com a longevidade, mais com a boa qualidade de vida, almejada por todos.
A qualidade de vida no envelhecimento é importante para que se tenha uma velhice bem sucedida, pois ela vai proporcionar ao idoso um envelhecimento mais saudável e feliz, os grupos de convivência são importantes nesse processo, pois buscam interagir e compensar o vazio social tornando-se um espaço de apoio para a superação das dificuldades e para promoção da qualidade de vida.
A importância ou significado de convivência grupal para os idosos que dele fazem parte é um processo de crescimento deste segmento longevo, esse trabalho permite a reaproximação de sua família, e mais ainda que este se sinta aceito e respeitado pelos familiares e por aqueles que antes o criticavam ou discriminava. Através do grupo, estes idosos podem reavaliar a sua vida e ver que precisa estar inserido em um grupo social que lhe proporcione desenvolver suas potencialidades, reconhecer e aprender a conviver com suas limitações.
A Área Técnica de Saúde do Idoso no município de Rio Branco tem como estratégia incentivar as Equipes de saúde da Família para formação de grupos de convivência. A formação de grupos de convivência tem por objetivo proporcionar qualidade de vida aos idosos, através de momentos de convivência harmoniosa, com troca de experiências e empoderamento desses sujeitos. As Equipes de Saúde da Família, tem dinâmicas diferenciadas para os encontros de grupos de convivência, algumas realizam encontros mensais e outras de quinze em quinze dia, sempre no turno matutino. A programação das atividades também se diferenciam para cada grupo, dentre elas podemos citar: atividade física, passeios, palestras, arte-terapia, festas pontuais (dia da mulher, homem, festa junina, natal, aniversários).
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br