TÍTULO COMPLETO: Idosas em movimento
INTRODUÇÃO
O alto número de idosos hipertensos e diabéticos, como também com dislipidemia e sedentários.
OBJETIVOS
Modificar o estilo de vida dos idosos, conscientizando para uma vida mais ativa e saudável, com menor risco de doenças associadas ao envelhecimento, bem como a redução dos níveis de colesterol e glicemia, além do controle da pressão arterial.
METAS
- Redução da pressão arterial;
- Redução dos níveis de glicemia;
- Redução do colesterol;
- Melhora da qualidade de vida.
PÚBLICO-ALVO
Idosas do sexo feminino, portadoras de doenças crônicas, sem necessidades de cuidados especiais.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
20
DIVULGAÇÃO
Através dos grupos de dispensação de medicamentos para hipertensos e diabéticos intitulado no município como "hiperdia" e através dos grupos de senhoras da melhor idade.
ATIVIDADES
Foram propostas inicialmente dois tipos de atividade para as idosas em dois dias distintos da semana. A primeira atividade era o encontro das senhoras na praça central da cidade para o alongamento inicial. Após o alongamento, a educadora física orientava então o trajeto que seria feito pelas senhoras durante a caminhada e as acompanhava. A caminhada durava em média 40 minutos, com retorno à mesma praça central de encontro inicial. Ao voltar da caminhada, as senhoras eram orientadas a tomar lugar nos aparelhos da academia da saúde existente na praça e realizar o movimento para o qual o aparelho era indicado, sempre auxiliadas quanto à execução e posicionamento correto. Os exercícios eram realizados em forma de circuito, ficando em cada aparelho por dois minutos, após os quais, saíam e tomavam lugar em outro aparelho. Após completar o circuito de exercícios da academia, as senhoras faziam novamente alguns alongamentos para relaxar e eram então dispensadas. A atividade tinha o tempo total de duração de 1h15. A segunda atividade proposta era feita em uma sala de ginástica na Policlínica Municipal cedida para utilização do NASF. As atividades ali desenvolvidas aconteciam em formato de aulas de ginástica funcional, contemplando exercícios de fortalecimento muscular, correção postural, fortalecimento de core, atividades aeróbias e alongamentos. Ao final de todas as aulas, as idosas passavam por um momento de relaxamento, seja através da respiração orientada, através de "massagens" feitas com as pequenas bolas utilizadas na aula (que eram feitas pela educadora física ou por elas mesmas, como uma forma de aproximação pelo toque) e alongamentos passivos (também feitos hora pela educadora física, hora por elas mesmas em duplas). A pedidos das idosas, no segundo ano da experiência, foi incluído mais um dia de atividade para elas, sendo então realizadas aulas de dança, na mesma sala de ginástica da Policlínica Municipal. As idosas dançavam diversos ritmos, alguns sugeridos por elas mesmas, outros escolhidos pela educadora física, sempre durante as coreografias tentando trabalhar movimentos que estimulassem a coordenação motora global além do condicionamento cardiorrespiratório.
EQUIPE
01 Educadora Física
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
- Aparelhos de uma das academias da saúde do município;
- 10 bolas suíças;
- 10 bastões;
- 10 colchonetes;
- 20 "halteres" feitos com garrafas pet de 500ml preenchidas com areia e embaladas com uma faixa de eva para facilitar a utilização;
- 10 bolas de plástico pequenas;
- 20 bolas cravo;
- 01 caixa de som com bluetooth.
Não houve utilização de recursos financeiros. Todos os materiais utilizados nas atividades foram os que estavam disponíveis para utilização do NASF do município.
RESULTADOS
Redução de colesterol de uma idosa de 430mg/dl para 220mg/dl. Retirada de medicação para diabetes de uma idosa. Relato de melhora nas atividades diárias, maior disposição e menos cansaço.