Introdução O Centro de Doença de Alzheimer e Parkinson- CDAP, compõem um centro de referencia para o tratamento das duas doenças neurodegenerativas mais prevalentes na pessoa idosa, no município de Campos dos Goytacazes/Rio de janeiro e também de municípios vizinhos do norte do estado do Rio de Janeiro. Recebendo um grande fluxo de pacientes, foi organizado ambulatório de Doença de Parkinson e observando a necessidade desse publico atendido, resolvemos criar atividades em grupo relacionadas a Doença de Parkinson. Diante disso, criamos, o GRUPO PARA CUIDADORES DE PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON, e o GRUPO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA NA DOENÇA DE PARKINSON, os primeiros para atendimento pelo SUS no estado do Rio de Janeiro para esse publico especifico.
Nos baseamos nas observações que fizemos ao longo da criação do ambulatório, e na revisão da literatura médica ja publicada, para criar tais atividades; os motivos principais para criação dessas atividades foram:
- Carência de atividades com cuidadores na região, presença de muitas duvidas por parte dos cuidadores, falta de orientação para lidar com uma doença degenerativa, impacto biopsicosocial na vida dos cuidadores, maior necessidade de apoio com o paciente evoluindo para fases avançadas da doença;
- Demanda, por parte dos cuidadores para atividades de discussão e orientação publica sobre a doença e suas complicações;
- Alta prevalência no atendimento diário de sintomas cognitivos nos pacientes, com aumento do impacto nas atividades diárias, na qualidade de vida, impacto sobre o meio social e familiar, fatos esses observados em razão da maior sobrevida dos pacientes com Doença de Parkinson atualmente, associada a falta de recursos e profissionais interessados em abordar esses transtornos no sistema único de saúde na região.
Objetivos GRUPO PARA CUIDADORES DE PACIENTES COM DOENÇA DE PARKINSON: Busca-se criar momentos de acolhimento e comunicação com cuidadores formais ou informais (parentes e amigos que desempenham essa função), recebimento das demandas e necessidades desse grupo e posterior orientação, por parte dos profissionais do centro de referência, bem como criar estratégias de intervenção com o cuidador, seja em atendimento em grupo, seja em atendimento individual, afim de equilibrar essas necessidades. Objetiva-se também abordar temas estratégicos ja identificados no atendimento ambulatorial, tais como: adesão ao tratamento medicamentoso na doença, complicações motoras e não motoras impostas pela evolução da doença, apoio e acompanhamento psicoterápico, orientação sobre legais, assistenciais e aspectos socioeconômicos para o cuidador.
GRUPO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA NA DOENÇA DE PARKINSON: Objetiva-se estimular as funções cognitivas do pacientes com diagnóstico de DP e com comprometimento cognitivo leve a moderado, visando retardar os prejuízos nos diversos domínios da cognição causados pela progressão da doença, através de atividades específicas, direcionadas para o grupo, previamente elaboradas e baseadas na literatura médica especializada.
Objetivos específicos com o grupo:
-Promover a inserção e a socialização do paciente em grupo;
-Estimular os domínios cognitivos acometidos na doença, afim de amenizar o impacto nas atividades diárias;
- Estimular a imaginação e a capacidade de criar algo novo;
- Estimular a capacidade de abstração;
- Estimular o aspecto do significante e dos significados para determinados elementos apresentados;
- Estimular o raciocínio lógico através de atividades específicas;
- Estimular a capacidade verbal e melhorar a compreensão da palavra falada e escrita;
- Estimular a memória recente e de evocação tardia;
- Estimular as funções visuoespaciais;
- Estimular as habilidades de organização e orientação espacial;
- Estimular a nomeação de objetos, imagens e cenas de momentos cotidianos;
- Exercitar a capacidade de resolução de problemas e de ações cotidianas;
- Estimular a capacidade de executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo;
- Estimular o aprendizado de novas informações e a organização mental desses aspectos aprendidos;
- Estimular a habilidade de organizar o pensamento para a solução de problemas;
- Apreender e organizar novas informações, formar conceitos, copiar figuras e buscar sistematicamente fatos memorizados;
- Estimular o desenvolvimento da originalidade e a capacidade de criar algo novo, a partir de elementos conhecidos;
- Estimular a fluência verbal e a capacidade de raciocínio lógico;
- Estimular o aumento da flexibilidade das ações, levando os pacientes a adaptarem-se as mudanças impostas pela doença;
- Trabalhar o contexto família x paciente no que refere aos cuidados diários;
- Levar orientações sobre a patologia e orientações de como dar continuidade ao trabalho de tratamento e reabilitação no dia a dia, aos pacientes, familiares e cuidadores.
Público alvo Pacientes com Doença de Parkinson confirmada e comprometimento cognitivo leve- moderado confirmado pelos testes de rastreio aplicados; cuidadores (formais ou informais) de pacientes com doença de parkinson
Divulgação É utilizada para divulgação os meios digitais de maior abrangência, como por exemplo as redes sociais e site da prefeitura de Campos dos Goytacazes. Todas as atividades são compartilhadas por meio da hashtag #parkinsoncampos em varias redes sociais
Número de participantes 126
Atividades GRUPO CUIDADORES: reuniões mensais em sala de grupo, no máximo 20 cuidadores por encontro, com duração média de duas horas. Apresentação dos aspectos gerais da doença, sintomas, evolução, tratamento, complicações. Destinado tempo para temas específicos, como reabilitação, nutrição, atividade física, adesão medicamentosa e risco de quedas (participação de profissionais convidados). Tempo para duvidas dos cuidadores; perguntas e respostas. Tempo para atendimento individual com profissionais caso seja necessário ou solicitado. Tempo e espaço para socialização entre os cuidadores.
GRUPO DE ESTIMULAÇÃO COGNITIVA: O grupo deve conter no máximo 10 pacientes atendidos pelo ambulatório de Doença de Parkinson e previamente selecionados e encaminhados pelos neurologistas ou geriatras. Critérios de inclusão: -Pacientes com diagnóstico de Doença de Parkinson (segundo os critérios diagnóstico do Banco de Cérebros de Londres);
-Sinais/ sintomas de comprometimento cognitivo leve à moderado identificados ao longo do acompanhamento clínico e/ou informados pelos familiares e cuidadores;
-MOCA maior ou igual a 20;
-Escala de Hoehn & Yahr menor ou igual a 4;
Ao ser selecionado para as atividades, o pacientes passará por uma avaliação pré-estabelecida; os responsáveis pelo grupo deverão reaplicar as escalas MOCA, SCOPA-PSICOSSOCIAL (Carod-Artal, 2007) e o Teste do Relógio, e aplicar a Escala de Depressão Geriátrica (Yesavage, 1983) .
Se o paciente não tiver sido avaliado para os testes UPDRS (Goetz, 2007), a Escala de Hoehn e Yahr (Hoehn, 1967), e a Escala de Schwab-England (Schwab, 1969), o mesmo será encaminhado ao ambulatório de neurolologia para realização dos mesmos, pelo neurologista responsável, para completar sua avaliação inicial.
Após a inserção no grupo e todas as escalas/testes realizados, o paciente será acompanhado por 180 dias (6 meses), com duração total de 24 encontros; após esse período a avaliação inicial (motora e cognitiva) será repetida para nova avaliação e pontuação do quadro, e assim sucessivamente.
O propósito inicial é que o paciente permaneça inserido no grupo por pelo menos um ano. Dessa forma, será possível ter um parâmetro mais consistente da evolução sobre a reposta das atividades desenvolvidas em grupo.
Em uma folha pautada será relatado a cada 6 meses, no prontuário médico, sua evolução no grupo, bem como os valores das escalas aplicadas e sua pontuação. A alta do paciente (do grupo) será avaliada pontualmente e será uma decisão em conjunto com os médicos do centro de referência.
FUNÇOE COGNITIVAS TRABALHADAS NAS ATIVIDADES EM GRUPO;
FUNÇÃO VISUOESPACIAL
ATIVIDADES:
- Preencher, no desenho, os espaços determinados;
- Caça palavras;
- Descobrir um objeto repetido na cena apresentada;
- Observar vários objetos sobre a mesa por um minuto. Os elementos serão retirados e devolvidos à mesa faltando um. Descobrir aquele que foi retirado;
- Observar a cena e apontar as figuras iguais;
- Descrever o que se vê nas figuras com características de ilusão de ótica.
OBJETIVOS:
- Estimular a capacidade de observação e atenção;
- Localizar diferentes palavras, a partir de figuras memorizadas;
- Descrever sentimentos, sensações, a partir da apreciação de imagens;
- Melhorar a capacidade visuo-motora seguindo comandos pré-determinados;
FUNÇÕES EXECUTIVAS:
ATIVIDADES:
- Observar 2 imagens e desenhar, em uma delas, o que está faltando para ficarem iguais;
- Numerar as figuras de acordo com o tamanho de cada uma;
- Efetuar cálculos pré-estabelecidos e relacionar com os resultados apresentados;
- Mostrar um objeto e tentar relacioná-lo com o máximo de funções possíveis;
- Pintar desenhos de diferentes tamanhos;
- Seguir as pistas dadas na atividade para tentar descobrir o que se pede, no caso desta atividade são os nomes dos personagens;
- Colocar para o grupo uma determinada situação pedir as possíveis soluções.
OBJETIVOS:
- Aprender a organizar novas informações;
- Estimular a coordenação motora;
- Estimular o julgamento abstrato;
-Estimular o cálculo e a avaliação métrica das estruturas apresentadas;
- Estimular o raciocínio lógico baseado em situações cotidianas.
NOMEAÇÃO
ATIVIDADES:
- Observar uma sequência de gravuras e/ou números depois nomeá-las na ordem apresentada;
- Listar em um minuto o máximo de nomes de animais, de pessoas, frutas e/ou objetos de cozinha;
OBJETIVOS:
- Estimular a memória;
- Estimular a fluência verbal;
MEMÓRIA:
ATIVIDADES:
- Memorizar uma lista de compras ou uma receita culinária;
- Trabalhar com o jogo da memória;
- Observar vários elementos em uma folha, por um tempo estipulado, e depois ser capaz de citar o máximo de elementos possíveis.
OBJETIVOS:
- Estimular a memória recente;
- Estimular a atenção diante de um comando específico, associado a memória recente.
ATENÇÃO
ATIVIDADES:
- Recontar uma história ou uma notícia que acabou de ouvir;
- Ao som de uma música seguir os comandos solicitados;
- Apresentar diversos sons, através de um CD, e solicitar que descubram cada um.
OBJETIVOS:
- Estimular a capacidade de atenção;
- Ouvir, perceber e descriminar sons diversos e fontes sonoras.
LINGUAGEM
ATIVIDADES:
- Associar ideias (ex.: praia – sol, mar, biquíni, etc.);
- Após ouvir uma música, tentar reproduzir trechos da mesma;
- Apresentar vários artistas e solicitar que digam o nome e o que fazem;
- Apresentar alguns trava-línguas;
- Solicitar que façam uma frase com a palavra dada (uma ou mais de uma);
- Reproduzir provérbios;
- Dizer palavras que terminem com “ente”, “ão”, “ado”, “dade”, “eiro”, “ia”, “el” .
OBJETIVOS:
- Estimular a linguagem;
- Experimentar e interpretar cantigas e músicas variadas;
- Recordar nomes de pessoas famosas;
- Relembrar provérbios antigos;
- Ser capaz de formular uma frase coerente com palavras dadas;
- Reproduzir o trava-línguas com clareza;
- Trabalhar o vocabulário.
ABSTRAÇÃO
ATIVIDADES:
- Agrupar figuras relacionadas (ex.: meios de transporte, meios de comunicação, instrumentos musicais, etc);
OBJETIVOS:
- Reconhecer figuras relacionando-as entre si;
- Desenvolver atenção e concentração.
ORIENTAÇÃO
ATIVIDADES:
- Montar um calendário com datas comemorativas e/ou outras datas que tragam alguma lembrança importante;
- Com os olhos vendados escolher um objeto dentro da caixa e através do tato nomeá-lo.
- Agrupar objetos pelo tamanho;
- Desenhar o que se pede à esquerda, à direira, em cima e/ou embaixo (na folha de papel).
OBJETIVOS:
- Desenvolver a capacidade criativa;
- Manipular diferentes objetos e materiais explorando suas características e propriedades;
- Trabalhar a habilidade de organização e orientação espacial.
EVOCAÇÃO TARDIA
ATIVIDADES:
- Falar uma lista de palavras previamente apresentadas, sem auxílio de pistas ou dicas;
OBJETIVOS;
-Estimular evocação de palavras, sentenças e idéias.
-Estimular a memória tardia.
Resultados GRUPO DE CUIDADORES: participação assídua dos cuidadores nas atividades do Centro de referência; engajamento nas causas envolvendo os projetos da Doença de Parkinson propostos pela equipe durante o ano. Interação maior e melhor com os profissionais do ambulatório; medicos e equipe multidsciplinar. Menor índice de erros no tratamento medicamentoso e melhora na adesão ao tratamento geral, observados nas consultas médicas. Identificação de situações pontuais que puderam ser encaminhadas e tratadas, com orientação de equipe especializada no próprio centro de referência.
GRUPO ESTIMULAÇÃO COGNITIVA: maior socialização dos pacientes acompanhados em grupo. melhora ou manutenção nas escalas de avaliação dos domínios cognitivos mais comprometidos pela doença (comprovado pela aplicação seriada dessas escalas a cada 3 meses). Percepção na melhora da autoestima do paciente e no engajamento de outras atividades cognitivas diárias.