TÍTULO COMPLETO: Grupos de Educação em Saúde: um olhar diferenciado na comunidade, o papel da prevenção de quedas no idoso.
INTRODUÇÃO
Ao se analisar as quedas nos idosos nota-se que a maioria desses eventos poderiam ser evitados, mas para isso é necessário fazer pequenas alterações no estilo de vida da pessoa. Sabemos que o principal fator de risco para as quedas na 3ª idade é o envelhecimento, que é quando ocorre maior perda de massa muscular, aumenta o desiquilíbrio e as dificuldades visuais. Prevenção é um desafio na Atenção Primária em Saúde, onde é necessário a reorganização do processo de trabalho e a aceitação da equipe da Saúde de trabalhar na ótica do acolhimento e da mudança de paradigmas culturais de uma população.
OBJETIVOS
No município de Jaraguá do Sul possuímos o NASF e o estágio do Curso de Fisioterapia, na área do Distrito 4, compreendendo o total de 26904 pessoas, tendo um total de 4129 idosos. Para atingir essa população, objetivou-se um trabalho de prevenção de quedas com grupo de Educação em Saúde, através da Prática de Atividades específicas para prevenção de agravos e quedas.
METAS
- Atingir a população idosa dos ESF integrantes NASF para prevenir quedas;
- Estimular a atividades preventivas na população idosa;
- Trabalhar a Educação em Saúde no contexto do NASF com a participação dos acadêmicos da Fisioterapia;
- Melhorar a qualidade de vida da população idosa presente nas ESF do território NASF.
PÚBLICO-ALVO
Idosos do sexo feminino e masculino, independentes, com idade de 60 a 84 anos.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
70
DIVULGAÇÃO
Através das ESF, ACS, Igrejas, Clube Mães e Associação de Moradores.
ATIVIDADES
Nesses grupos são realizadas atividades que envolvem ganho massa muscular, melhora equilíbrio e coordenação motora, estímulo de vivência social e integração comunitária. No primeiro encontro de cada grupo fora realizado uma Roda de Conversa para conhecer a situação, aplicação de escala visual da dor (prevalência diagnóstico de dores crônicas), testes para avaliação de equilíbrio e coordenação. As atividades são realizadas uma vez na semana com duração de 1h e 30 minutos a 2hs, para cada grupo, dentro do dispositivo social elencado na comunidade, respeitando o preceito de abrangência de território e constituindo em cada um deles o pertencimento comunitário. O circuito motor desenvolvido visa o ganho e manutenção de Força Muscular, ganho em equilíbrio e coordenação motora, melhora desempenho funcional e sociabilização desses idosos. Trabalhamos atividades de marcha, treino de força, equilíbrio e coordenação motora. São utilizados: blocos de espuma, bastões, bolas suíças e comuns, faixas elásticas, uma trilha de marcha construída com EVA, bambolês. Utilizamos também da música para realizar as atividades funcionais e de caráter socializador.
EQUIPE
02 fisioterapeutas
12 acadêmicos
01 psicóloga
01 farmacêutica
01 assistente social
01 terapeuta ocupacional
01 nutricionista
7 ACS
02 enfermeiros
02 médicos
04 técnicos enfermagem
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
- Detalhe os recursos físicos utilizados na realização da experiência
- Detalhe os recursos financeiros utilizados na realização da experiência, quando houver
- Bolas suíça;
- Faixas elásticas;
- Espumas;
- Balões;
- Cama elástica;
- Colchonetes;
- Bolas;
- Garrafas pet para confecção de pesos;
- Caixa de som.
São materiais adquiridos pelo Secretaria de Saúde e pela Faculdade.
RESULTADOS
Atingimos 2% da população do território. Estimulamos atividades preventivas na população idosa. Melhorou a qualidade de vida dos idosos integrados com a diminuição das dores crônicas e a integração social com outras atividades sociais. Diminuição das quedas no grupo.