O que motivou a realização dessa experiência?:
A lógica do trabalho do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) é a interdisciplinaridade, o apoio a organização da clínica e do cuidado em saúde, a partir da integração e cooperação com as equipes da Atenção Primária à Saúde (APS). As ações realizadas pelos profissionais junto aos usuários e equipes da APS acontecem nas unidades de saúde, nos domicílios e na comunidade, como por exemplo, nas escolas, associações de moradores, conselhos comunitários. Entre as ferramentas de trabalho que podem ser utilizadas pelas equipes, destaca-se o desenvolvimento de grupos, visando a integração e colaboração no cuidado, mudança de comportamento, promoção de hábitos de vida saudáveis e a troca de informações entre os usuários e equipes de saúde.
Uma aprendizagem que possibilita aos participantes avaliar seu estado de saúde sob um novo sentido, que ultrapassa as limitações provocadas pela enfermidade, e elabora respostas às suas necessidades, oportuniza aos usuários o empoderamento e autonomia em relação aos cuidados com sua saúde. Muitos grupos desenvolvidos pelas equipes de saúde e NASF-AB são destinados a condições específicas como diabetes mellitus, hipertensão arterial, dislipidemia, obesidade, entre outros. Visando a ampliação do cuidado através da prevenção e promoção da saúde com uma concepção de integralidade para além do entendimento de saúde-doença, oferecendo assim uma “formação” em saúde mais reflexiva, integrada e humanizada, foi criado o grupo saúde nova.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?:
Promover assistência integral através de educação em saúde, proporcionando aos usuários empoderamento, autonomia e inserção social.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo):
Oferecer aprendizagem interpessoal e cognitiva aos idosos moradores dos bairros da região norte de Foz do Iguaçu
Promover a integração e vínculo entre os participantes do grupo e os profissionais de saúde
Desenvolver autonomia e as potencialidades dos idosos em relação ao cuidado em saúde
Melhorar a qualidade de vida dos participantes através de mudanças de hábitos
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?:
De que forma a experiência foi divulgada ao público?:
Divulgação através de convites entregues pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (médicos, enfermeiros, ACS, nutricionistas, fisioterapeutas) e nas atividades coletivas do NASF-AB e ESF
Onde foi desenvolvida?:
Distrito sanitário Norte da cidade de Foz do Iguaçu/PR