Explique as razões ou acontecimentos que levaram ao planejamento da iniciativa.
O que motivou a realização dessa experiência?:
A Transição demográfica brasileira apresenta características peculiares e demonstra grandes desigualdades sociais no processo de envelhecimento, trazendo grandes mudanças no perfil demográfico e epidemiológico em todo o país, gerando demandas que requerem respostas das políticas sociais, implicando em novas formas de cuidado.
Algumas pessoas ou grupos sociais estão predispostos a sofrer danos físicos e/ou morais, quer em razão de sua fragilidade física, em virtude das condições sociais, econômicas, culturais ou ambientais em que vivem, a população idosa adentra nesse grupo, estando situação de vulnerabilidade para diversas doenças.
A Política Nacional de Atenção Básica, em sua última publicação, traz a importância do acolhimento à população de rua e consigo propõe os consultórios descentralizados, onde os profissionais vão até o paciente, visando ampliar o acesso da população de rua e/ou em condições extrema vulnerabilidade, ofertando uma atenção resolutiva, integral e humanizada. Com o advento da pandemia do coronavírus em 2020, os profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde (APS) viram os idosos em condições de vulnerabilidade se distanciarem ainda mais das unidades de saúde. E, partindo dessas premissas pensou-se em realizar esse projeto.