Ano: 
2019
Categoria: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
Região da Prática: 
Centro-Oeste
Município: 
Goiânia
Instituição Responsável: 
Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO
Parceiros: 
Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Coordenação do Curso de Enfermagem da PUC-GO (Profa. Ms. Vanusa Claudete Anastácio Usier Leite); Coordenação do Nono Ciclo (Profa. Karla Prado de Souza Cruvinel)
Coordenação da experiência: 
Profa. Dra. Marina Aleixo Diniz Rezende
Telefone institucional: 
(62) 3946-1202
Email da coordenação: 
marinadinizpuc@gmail.com
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
O início do grupo surgiu por meio de uma atividade que as acadêmicas do nono período do curso de enfermagem teriam que desenvolver com o desenvolvimento do arco de Maguerez que é composto por cinco etapas: observação da realidade; levantamento dos pontos-chave; teorização; hipóteses de solução e aplicação da realidade. Na primeira etapa que é a observação da realidade constatou-se que o serviço não estava utilizando nenhum tipo de atividade de Promoção da Saúde e com isso sugeriu-se ao serviço construir um grupo de pessoas da comunidade que estivessem vivenciando o processo do envelhecimento.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
O objetivo da proposta é: - Proporcionar um ambiente de oportunidades congruente com o envelhecimento ativo por meio de um grupo de convivência. - Promover atividades sobre o processo do envelhecimento para alcançar e manter uma saúde rica em significado, relações sociais, novas habilidades, conhecimento e necessidades materiais. - Possibilitar um espaço para a realização de diferentes atividades e, ao mesmo tempo, conversar, sorrir e estar com outras pessoas para troca de vivências e experiências entre os participantes dos grupos de convivência de idosos. - Fortalecer a auto-estima, valorização e exercício da cidadania do idoso perante a sociedade.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Criar um grupo de idosos onde, planejamos juntamente com os participantes atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano.
Desenvolver atividades semanais com palestras de assuntos de interesses dos idosos, fazer alongamentos, controle da pressão e glicemia durante as reuniões.
Implementar a Caderneta de saúde da pessoa idosa
Promover passeios em locais públicos e culturais
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosos de ambos sexos que estão vinculados a Estratégia de Saúde da Família a partir dos 60 anos, porém se pessoas na fase dos 50 anos também são convidadas à participarem.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Por meio das Visitas Domiciliares das Agentes Comunitárias de Saúde
Onde foi desenvolvida?: 
A atividade se desenvolve no Centro de Saúde da Família "Residencial Itaipú" do Distrito de Saúde Sudoeste do Município de Goiânia.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
População cadastrada na Estratégia de Saúde da Família
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
50
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
Primeiro semestre de 2019: 80 pessoas
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
80
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
O principal motivo são os afazeres domésticos. Não se teve muita evasão do grupo.
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
1º Encontro: Apresentação de todos os envolvidos, porém, de um jeito diferente, a apresentação fazia parte de uma dinâmica proposta, na qual todos deveriam se apresentar pelo cabelo como se ele falasse por si só, contaram das dificuldades que seus cabelos passaram, assim como tiveram mudanças ao decorrer dos anos, não só pelo fato de alguns estarem grisalhos, mudaram de cor, mas por estarem mais fortes, resistentes, experientes, O cabelo representa nossa história; Quem eu era, quem eu sou hoje. Ao fim do encontro foram discutidas as sugestões pelos participantes para os futuros encontros, como passeio, levar nutricionista para palestra, ginastica ou dança, e como chamaríamos o grupo, assim como o horário que iria acontecer os próximos encontros, definido as quartas-feira, 08 horas da manhã, semanalmente. 2º encontro, demos início ao encontro com um alongamento (e pelo fato dos idosos gostarem e elogiarem essa iniciativa, o alongamento passou a ser feito em todas as reuniões subsequentes) em sequência distribuímos perguntas direcionadas a cada participante, juntamente com uma foto, e levantamos algumas questões.: como envelhecer com saúde?; você se preparou para isso? Assim que acabaram as perguntas, foi perguntado a eles sobre as imagens que estavam em mãos, fotos com idosos ativos, fazendo exercícios, preparando alguma refeição saudável, tirando fotos, adoecidos. Ao final das falas, foi proposto pelos idosos que abordássemos no próximo encontro o estatuto do idoso. 3º Encontro: Foi discutido com eles o estatuto do idoso, e juntamente com ele, lemos um texto chamado: Idoso e Velho, que levaram ao grupo a refletir naquele momento, dado fim a reunião foi agendada datas para consultas de Enfermagem a fim de preencher as cadernetas de Saúde da Pessoa idosa. 4º encontro; foi abordado o tema sentimento, envolvendo uma dinâmica com balões chamada: Bexigas sentimentais. Cada idoso escolheu uma bexiga de uma cor, após as escolhas, perguntamos um a um o motivo das escolhas, como o por que escolheram a cor azul, ou a verde, vermelha, etc. pedimos para que o enchessem em seguida e desenhassem um rosto, para demonstrar o que estavam sentindo, surgiram frases como: minha vida está decadente; ser mais amor, mais felicidade que só de tristeza não dá. 5º encontro: Foram distribuídos copos com água e detergente, e canudos, para que soprassem e fizessem bolhas de sabão, após esse momento as alunas apresentaram um pequeno teatro e fizeram leitura de um texto sobre: Por que as pessoas sofrem, e assim discutimos sobre o texto levando as reflexões diárias. 6º encontro: utilizamos da musicoterapia para entreter os idosos, perguntando as músicas que fossem marcantes em suas vidas, e colocando para todos ouvirem, ouve desde samba a louvores de suas respectivas religiões. 7º encontro: Foi feita a dinâmica com chapéus, nos quais, haviam um espelho pregado do fundo de cada chapéu, mas para os integrantes do grupo, no fundo dos chapéus tinha na verdade imagens de personalidades conhecidas (ex.: uma atriz, um cantor), onde o participante escolhia o chapéu de seu gosto, e falava se tirava o chapéu ou não para aquela pessoa que ela via que na realidade era o próprio idoso. 8º Encontro: Passeio do grupo envelhecer com saúde, ao "Parque Flamboyant”. Ao chegar na unidade organizamos um lanche, e fomos para o parque de ônibus, inicialmente tivemos um momento livre e descontraído para explorar a natureza, tiramos fotos dos idosos, das equipes, conversamos muito, observamos os animais, as plantas, nos divertimos com aquele simples momento, logo após como em todos os encontros fizemos alongamento e lanchamos ao estilo Picnic. Voltamos a unidade de saúde tranquilos e os participantes cheios de emoções, felizes com esse dia tão especial, dinâmico e agradável, até porque muitos que frequentam o grupo não conheciam o parque e ficaram deslumbrados com todo o passeio. 9º e 10º Encontros : Recebemos na unidade alunos do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Goiás para falarem sobre a questão da memória; fala; equilíbrio e nutrição dos idosos. 11º Encontro Festa Junina para despedir das alunas que concluíram o estágio e confraternizarmos o fim de semestre. Dançou quadrilha, levaram comes e bebes, tiraram muitas fotografias. Ao termino do último dia em campo, foi feito um cronograma de algumas atividades a serem desenvolvidas para que os futuros acadêmicos deem continuidade ao grupo após as férias.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Espaço físico para o desenvolvimento das atividades
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Observou-se a importância da inserção dos idosos nos grupos de convivência para um envelhecimento ativo e saudável, encontrando oportunidade de se expressar com outras pessoas, desenvolver atividades, compreender mais sobre envelhecer com saúde assim ficando mais informados sobre a prevenção e promoção da saúde. Portanto ao se inserirem nestes grupos os idosos não se isolam dentro de suas próprias casas sendo notável as mudanças em suas vidas em relação ao cotidiano, hábitos alimentares, suas atividades motoras, intelectuais e emocionais. O apoio da enfermagem e dos profissionais da saúde é de suma importância no envelhecimento, para a realiza da educação em saúde assumindo a responsabilidade de passar informações e executar tarefas necessárias para o envelhecimento ativo dos pacientes.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
O grupo foi criado e implementada as atividades propostas
Desenvolveu-se todas atividades previstas
Implementou-se a caderneta de Saúde da Pessoa Idosa
Foi realizado o passeio previsto
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
80 idosos foram beneficiados por essa proposta que foi relatada por eles mesmos a melhoria que o grupo fez para mudanças na vida deles social e até nas relações familiares.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Semanalmente
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Inserção de um grupo na equipe de Saúde A adesão e permanência dos idosos no grupo Atividades construídas em conjunto com o grupo, essa forma de organização melhora a sustentabilidade do grupo pois trabalha temas de interesse deles.
Quais as limitações da experiência?: 
Falta de uma estrutura física
2019
-
Centro-Oeste
GRUPO “ENVELHECER COM SAÚDE”: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UM CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Introdução
O início do grupo surgiu por meio de uma atividade que as acadêmicas do nono período do curso de enfermagem teriam que desenvolver com o desenvolvimento do arco de Maguerez que é composto por cinco etapas: observação da realidade; levantamento dos pontos-chave; teorização; hipóteses de solução e aplicação da realidade. Na primeira etapa que é a observação da realidade constatou-se que o serviço não estava utilizando nenhum tipo de atividade de Promoção da Saúde e com isso sugeriu-se ao serviço construir um grupo de pessoas da comunidade que estivessem vivenciando o processo do envelhecimento.
Objetivos
O objetivo da proposta é: - Proporcionar um ambiente de oportunidades congruente com o envelhecimento ativo por meio de um grupo de convivência. - Promover atividades sobre o processo do envelhecimento para alcançar e manter uma saúde rica em significado, relações sociais, novas habilidades, conhecimento e necessidades materiais. - Possibilitar um espaço para a realização de diferentes atividades e, ao mesmo tempo, conversar, sorrir e estar com outras pessoas para troca de vivências e experiências entre os participantes dos grupos de convivência de idosos. - Fortalecer a auto-estima, valorização e exercício da cidadania do idoso perante a sociedade.
Metas
  1. Criar um grupo de idosos onde, planejamos juntamente com os participantes atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano.
  2. Desenvolver atividades semanais com palestras de assuntos de interesses dos idosos, fazer alongamentos, controle da pressão e glicemia durante as reuniões.
  3. Implementar a Caderneta de saúde da pessoa idosa
  4. Promover passeios em locais públicos e culturais
Público alvo
Idosos de ambos sexos que estão vinculados a Estratégia de Saúde da Família a partir dos 60 anos, porém se pessoas na fase dos 50 anos também são convidadas à participarem.
Divulgação
Por meio das Visitas Domiciliares das Agentes Comunitárias de Saúde
Número de participantes
80
Atividades
1º Encontro: Apresentação de todos os envolvidos, porém, de um jeito diferente, a apresentação fazia parte de uma dinâmica proposta, na qual todos deveriam se apresentar pelo cabelo como se ele falasse por si só, contaram das dificuldades que seus cabelos passaram, assim como tiveram mudanças ao decorrer dos anos, não só pelo fato de alguns estarem grisalhos, mudaram de cor, mas por estarem mais fortes, resistentes, experientes, O cabelo representa nossa história; Quem eu era, quem eu sou hoje. Ao fim do encontro foram discutidas as sugestões pelos participantes para os futuros encontros, como passeio, levar nutricionista para palestra, ginastica ou dança, e como chamaríamos o grupo, assim como o horário que iria acontecer os próximos encontros, definido as quartas-feira, 08 horas da manhã, semanalmente. 2º encontro, demos início ao encontro com um alongamento (e pelo fato dos idosos gostarem e elogiarem essa iniciativa, o alongamento passou a ser feito em todas as reuniões subsequentes) em sequência distribuímos perguntas direcionadas a cada participante, juntamente com uma foto, e levantamos algumas questões.: como envelhecer com saúde?; você se preparou para isso? Assim que acabaram as perguntas, foi perguntado a eles sobre as imagens que estavam em mãos, fotos com idosos ativos, fazendo exercícios, preparando alguma refeição saudável, tirando fotos, adoecidos. Ao final das falas, foi proposto pelos idosos que abordássemos no próximo encontro o estatuto do idoso. 3º Encontro: Foi discutido com eles o estatuto do idoso, e juntamente com ele, lemos um texto chamado: Idoso e Velho, que levaram ao grupo a refletir naquele momento, dado fim a reunião foi agendada datas para consultas de Enfermagem a fim de preencher as cadernetas de Saúde da Pessoa idosa. 4º encontro; foi abordado o tema sentimento, envolvendo uma dinâmica com balões chamada: Bexigas sentimentais. Cada idoso escolheu uma bexiga de uma cor, após as escolhas, perguntamos um a um o motivo das escolhas, como o por que escolheram a cor azul, ou a verde, vermelha, etc. pedimos para que o enchessem em seguida e desenhassem um rosto, para demonstrar o que estavam sentindo, surgiram frases como: minha vida está decadente; ser mais amor, mais felicidade que só de tristeza não dá. 5º encontro: Foram distribuídos copos com água e detergente, e canudos, para que soprassem e fizessem bolhas de sabão, após esse momento as alunas apresentaram um pequeno teatro e fizeram leitura de um texto sobre: Por que as pessoas sofrem, e assim discutimos sobre o texto levando as reflexões diárias. 6º encontro: utilizamos da musicoterapia para entreter os idosos, perguntando as músicas que fossem marcantes em suas vidas, e colocando para todos ouvirem, ouve desde samba a louvores de suas respectivas religiões. 7º encontro: Foi feita a dinâmica com chapéus, nos quais, haviam um espelho pregado do fundo de cada chapéu, mas para os integrantes do grupo, no fundo dos chapéus tinha na verdade imagens de personalidades conhecidas (ex.: uma atriz, um cantor), onde o participante escolhia o chapéu de seu gosto, e falava se tirava o chapéu ou não para aquela pessoa que ela via que na realidade era o próprio idoso. 8º Encontro: Passeio do grupo envelhecer com saúde, ao "Parque Flamboyant”. Ao chegar na unidade organizamos um lanche, e fomos para o parque de ônibus, inicialmente tivemos um momento livre e descontraído para explorar a natureza, tiramos fotos dos idosos, das equipes, conversamos muito, observamos os animais, as plantas, nos divertimos com aquele simples momento, logo após como em todos os encontros fizemos alongamento e lanchamos ao estilo Picnic. Voltamos a unidade de saúde tranquilos e os participantes cheios de emoções, felizes com esse dia tão especial, dinâmico e agradável, até porque muitos que frequentam o grupo não conheciam o parque e ficaram deslumbrados com todo o passeio. 9º e 10º Encontros : Recebemos na unidade alunos do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Goiás para falarem sobre a questão da memória; fala; equilíbrio e nutrição dos idosos. 11º Encontro Festa Junina para despedir das alunas que concluíram o estágio e confraternizarmos o fim de semestre. Dançou quadrilha, levaram comes e bebes, tiraram muitas fotografias. Ao termino do último dia em campo, foi feito um cronograma de algumas atividades a serem desenvolvidas para que os futuros acadêmicos deem continuidade ao grupo após as férias.
Resultados
Observou-se a importância da inserção dos idosos nos grupos de convivência para um envelhecimento ativo e saudável, encontrando oportunidade de se expressar com outras pessoas, desenvolver atividades, compreender mais sobre envelhecer com saúde assim ficando mais informados sobre a prevenção e promoção da saúde. Portanto ao se inserirem nestes grupos os idosos não se isolam dentro de suas próprias casas sendo notável as mudanças em suas vidas em relação ao cotidiano, hábitos alimentares, suas atividades motoras, intelectuais e emocionais. O apoio da enfermagem e dos profissionais da saúde é de suma importância no envelhecimento, para a realiza da educação em saúde assumindo a responsabilidade de passar informações e executar tarefas necessárias para o envelhecimento ativo dos pacientes.

Ficha técnica

Município:
Goiânia
Instituição Responsável:
Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO
Coordenação da experiência:
Profa. Dra. Marina Aleixo Diniz Rezende
Email da coordenação:
marinadinizpuc@gmail.com
Telefone institucional:
(62) 3946-1202
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
Parceiros:
Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Coordenação do Curso de Enfermagem da PUC-GO (Profa. Ms. Vanusa Claudete Anastácio Usier Leite); Coordenação do Nono Ciclo (Profa. Karla Prado de Souza Cruvinel)
Fotos:
> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br