Acredita-se que os idosos participantes deste grupo aumentam sua expectativa de vida devido ao estímulo que estes exercícios trazem para o melhor funcionamento corporal, diminuindo as perdas funcionais, favorecendo a preservação da independência. Tendo em vista o idoso em sua totalidade, apoderando- os de idéias, desenvolvendo a sociabilidade e associativismo, além de potencializar a participação social.
De acordo com a orientação do Ministério da Saúde sobre a população idosa, justifica- se uma ação significante, na atenção aos grupos educativos na perspectiva da promoção, prevenção e tratamento, segundo o que é direcionada a Atenção Básica da Saúde.
Conclui-se que a qualidade de vida na percepção dos idosos na sua inserção no Grupo do Pa Tuan Chin, se demonstra de várias formas tais como a importância no convívio de novas amizades, no seu relacionamento com sua família, na aprendizagem de coisas novas e na prática do exercício em si, que lhe trouxe benefícios como sentir bem fisicamente, psicologicamente e socialmente. No decorrer de sua interação e sociabilidade intergeracional, promovendo a sua autonomia e afirmação da sua identidade em meio à sociedade contraditória e excludente.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br