Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas:
Oferecemos aos idosos atividades de educação fisica permanente 2 x por semana abrangendo quase todos os povoados da cidade através de agenda profissional
Promovemos acompanhamento de parâmetros clínicos 1 x por mês através da visita de Enfermagem e os idosos passam por avaliação médica previa antes de iniciarem no grupo de boas praticas
Oferecemos também acompanhamento nutricional mensal com a realização de momentos educativos e construção de oficinas alimentares
Bimestralmente levamos os pacientes para atividades externas com atividade aquática no rio do nosso município ou no clube que é particular porem em parceria cede seu espaço para esse fim recreativo sem cobranças.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.:
falta de um espaço adequado para a realização das atividades.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?:
Os Idosos assíduos não apresentam queixas de ordem de saúde mental.
Raros casos evoluem com maiores agravos
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas:
Melhora nos hábitos alimentares com diminuição do consumo de alimentos industrializados
Visualização mensal dos parâmetros clínicos com anotações em planilhas de controle embasando possíveis referenciamentos para a rede de cuidado
Maior autonomia social
Melhora da autoestima
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.:
Idosos beneficiados; 70
Atendimentos realizados duas vezes na semana ou seja oito encontros por mês na maioria dos povoados que compõem nosso município.
Além dos encontros nos grupos de boas praticas há encontros mensal com a equipe medica para realização de consultas e troca de receitas para os que fazem uso continuo de medicação.
Não temos um numero de queda significativo pois há cada encontro cresce o numero de participantes.
Uma melhora basicamente de 100% , pois com a adesão ao grupo dificilmente esses idosos são internados.
Com que frequência se reúne?:
Não existe equipe própria Porem todos os dados e ações são informados na plataforma ESUS afim de gerar estatísticas pertinentes a atuações direcionadas e embasadas.
Quais os pontos positivos da experiência?:
Trabalhar educação em saúde com os idosos é gratificante e prazeroso, pois se percebe, mais que em qualquer faixa etária, que eles estão abertos a receber com alegria e interesse as propostas de intervenções sugeridas. A formação de vínculo de confiança é mais eficaz e efetiva, pois sempre há um gesto, um carinho, uma palavra que traduz toda essência de vida muitas vezes marcada por encontros e desencontros. (JARDIM, et al, 2004)
Diante disso, conseguimos realizar os objetivos propostos pelas atividades, obtendo sucesso, devido a resposta que o nosso grupo obteve quanto aos conhecimentos construídos sobre a qualidade de vida na terceira idade, a idealização do perfil do idoso, a realização da prática de exercícios, dentre tantos outras informações estabelecidos.
Embora com limitações e particularidades, há a participação de muitos idosos do nosso municipio, onde sempre frisamos ao grupo da terceira idade que eles também têm a capacidade de se locomover, dançar, brincar, dialogar, e transmitir seus conhecimentos para outras pessoas e, principalmente para faixas etárias mais jovens.
As atividades proporcionam um dialogo aberto cheio de emoções e histórias de vida, induzindo assim uma troca mútua de experiências e ensinamentos entre os idosos. Durante toda a atividade o dialogo vai surgindo espontaneamente, não havendo nenhuma dificuldade com a relação de troca de informações entre os participantes.