A gerontomotricidade, surge pela necessidade de manutenção das capacidades funcionais, e melhorar o conhecimento de si e a eficiência das ações, sobretudo das ações corriqueiras, de vida diária na tentativa de involuir as mudanças no corpo, e prevenir incapacidades e buscar a longevidade. A dança sênior foi um técnica desenvolvida com uma combinação de ritmos, onde os praticantes são idosos e podem dançar dentro de suas limitações, na cadeira, sentado, ou em pé, no grupo, em roda no coletivo. O circulo de cultura é um referencia da Educação Popular, de Paulo Freire, metodologia oportuna para dialogar assuntos com as pessoas, a considerar suas necessidades, desejos e cultura. Nesta experiência grupal, em um Assentamento na no campo foi de sumo valor o atravessamento da gerontomotricidade, dança sênior e o pensamento Freiriano. Com esses saberes foi possível dialogar a vocalização dos usuários, sob o contexto da vida camponês e com enfoque de trabalhar o cuidado como nexo fundante da vida humana. Foram propostas atividade de melhora de suas atividades de vida diária, como as psicomotoras, marcha, equilíbrio, força e outros. Além disso, a dança sênior desperta para o relaxamento, o cuidado com o outro, alívio do estresse, o autoconhecimento, socialização, interação entre as pessoas e a dimensão psicossocial. O trabalho com Paulo Freire permitiu nessa vivência que as pessoas recuperassem atividade de suas culturas que lhe davam prazer. Ademais, a não estagnarem no mundo, mas a estarem no mundo e se permitirem a viver, pois são parte deles, e que as Politica Sociais também precisam adentrar seus universos. Foi através do encontro dessas abordagens humanas que os trabalhadores rurais perceberam se encontrar consigo e com o outro. Que ao passo que se envolvem conseguem desenvolver a arte de pensar, dançar, brincar e viver, como parte inerente da vida humana e constituinte de sua qualidade dos anos de usufruto. Perceberam a possibilidade de práticas diversas que se pode fazer no campo, com metodologias diversificadas, bem como a potencialidade dessas atividades para melhorar a vida do homem camponês, no seu estado biopsicossocial e na atitude de perceber, sentir, agir, fazer nos atos de conduzir a arte de viver. Isso é fundante na complexidade que é entender as dimensões humanas.
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