O Projeto “ Famìlia: Laços e Afetos “está sendo desenvolvido no Programa Acompanhante de Idosos – PAI na UBS V.Esperança, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, da Coordenadoria de Saúde Sudeste, Supervisão Técnica de Saúde Penha, em parceria com a Organização Social de Saúde SAS-SECONCI.
As famílias atuais se constituem em diferentes modelos e formatos , contudo continuam sendo a mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade e como base fundamental no âmbito da proteção social. A preservação e/ou o resgate de vínculos familiares para a pessoa idosa exerce um importante papel na sua condição de saúde e na manutenção de sua independência e autonomia.
Através de um bom resultado no atendimento de um caso especifico do Programa, iniciou-se uma nova etapa na equipe, com a elaboração da categorização das famílias quanto ao seu grau de aceitação à linha de cuidados propostos, em: Famílias Com Adesão, Adesão Parcial e Sem Adesão. Realizou-se um mapeamento das famílias para identificá-las e o planejamento de ações de acordo com os diferentes graus de envolvimento.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br