Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas:
O projeto Eu vejo as Belezas de Maripá, realizará o acolhimento de todos os encaminhamentos de pacientes advindos de consulta médica com clínico geral na Atenção Básica, organizando a fila de espera para consulta com médico oftalmologista por ordem de data de entrada e cadastrada na fila de espera, conforme grau de prioridade especificado pelo médico generalista.
O agendamento de consulta com médico oftalmologista se dará conforme agenda disponibilizada por meio do consórcio intermunicipal de saúde, levando em conta o número de vagas com a especialidade disponibilizadas para o Município de Maripá, a ordem de entrada na fila de espera e o grau de gravidade de cada paciente, como princípio de equidade.
A consulta com o médico oftalmologista será realizada juntamente com os exames de tonometria, fundoscopia e mapeamento de retina, conforme protocolo do profissional oftalmologista.
Após a consulta com o médico oftalmologista e diagnóstico de catarata, todos os pacientes serão cadastrados na fila de espera para realizar o procedimento cirúrgico em hospital referenciado na Regional de Saúde e/ou no Hospital de Olhos do Paraná – Unidade de Campo Largo.
O setor de agendamento de especialidades do Município de Maripá realizará o contato com o hospital executante para agendar a avaliação com o cirurgião oftalmológico, enviando os pacientes com exames pré - operatórios previamente realizados (eletrocardiograma, coagulograma, RX de tórax, glicemia de jejum, hemograma completo, creatinina e parcial de urina), exames estes solicitados pelo médico da UBS (Unidade Básica de Saúde).
Após a confirmação de data para a avaliação dos pacientes com o médico cirurgião, setor de agendamento ficará responsável pela logística de transporte destes pacientes até o hospital, bem como o retorno destes.
O setor de serviço social do Município disponibilizará a hospedagem e alimentação para o paciente em casa de apoio, quando este não puder retornar na mesma data da avaliação/cirurgia.
A equipe de Estratégia Saúde da Família disponibilizará um acompanhante (Técnico de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde) para acompanhar todos os pacientes do mutirão de cirurgias, para orientar e auxiliar na medicação pós - cirúrgica no dia do procedimento. O profissional acompanhante terá direito a hospedagem e alimentação livre de custos.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.:
As maiores dificuldades encontradas foram a distância entre o Município de Maripá e o Hospital de Olhos de Campo Largo que torna-se cansativo para idosos com limitações. Outra dificuldade encontrada foram algumas desistências de pacientes que após realizarem os exames e estarem aptos a realizar o procedimento resolveram desistir.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?:
Em 2013 o Município totalizava 92 pacientes na fila de espera para realizar cirurgia de catarata, aguardando desde o ano de 2011, sendo que esse número pode chegar a 184 cirurgias, considerando que a maioria dos pacientes necessita realizar a cirurgia de catarata em ambos os olhos.
A Secretaria Municipal de Saúde de Maripá, por meio do setor de agendamento de especialidades realizou no período do ano de 2013 a 2018, 3.312 consultas oftalmológicas e 6.630 exames oftalmológicos, dos quais 33 novos pacientes foram diagnosticados com catarata, sendo incorporados na fila de espera já existente e encaminhados para realizar cirurgia no Hospital de Olhos do Paraná em Campo Largo via SUS.
A partir do Projeto Eu Vejo as Belezas de Maripá, a fila de espera de pacientes diminuiu gradativamente como podemos observar na tabela a seguir:
Em 2013 a fila de espera para realizar cirurgia de catarata era de 92 pacientes.
Até junho de 2019 foram realizados 135 cirurgias, sendo que não encontram-se mais pacientes aguardando para realizar o procedimento na fila de espera. A duração máxima de espera atualmente é de 06 meses.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas:
• Foi organizado o fluxo de encaminhamento de pacientes que aguardam na fila de espera para realizar cirurgia de catarata agilizando a rotatividade da mesma; • Diminuir a fila de espera de pacientes no aguardo para realizar cirurgia de catarata;
• Organizar o fluxo de encaminhamento de pacientes que aguardam na fila de espera para realizar cirurgia de catarata agilizando a rotatividade da mesma; • Diminuiu a fila de espera de pacientes no aguardo para realizar cirurgia de catarata;
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.:
2013: 52 idosos realizaram cirurgia de catarata;
2014: 32 idosos realizaram cirurgia de catarata;
2015: 16 idosos realizaram cirurgia de catarata;
2016: 0
2017: 12 idosos realizaram cirurgia de catarata;
2018: 13 idosos realizaram cirurgia de catarata;
2019: 12 pacientes realizaram cirurgia até o mês de maio;
Com que frequência se reúne?:
Mensalmente na reunião de equipe o assunto é exposto conforme necessidade;
Quais os pontos positivos da experiência?:
Otimização do tempo de espera na fila de espera de cirurgias de catarata;
Retornos programados pelo hospital anualmente;
Humanização do serviço;
Melhoria da qualidade de vida dos idosos;