A iniciativa tem como foco conhecer e identifcar estratégias para cuidado para as pessoas idosas com Diabetes Mellitus no muncipio de Gramado. Para isso, a equipe realiza a revisão da literatura sobre os aspectos organizacionais e metodológicos recomendados para realização de atividades educativas para idosos portadores de diabetes mellitus e verifica o entendimento para o auto cuidado dos idosos diabéticos através a educação permanente em saúde. O trabalho é composto pelas etapas: Realizar revisão da literatura com as palavras chaves "metodologias educativas" e "idosos"; Realizar revisão da literatura com as palavras chaves "metodologias educativas" e "diabetes";
Realizar revisão da literatura com as palavras chaves "metodologias educativas" e "atividades coletivas" ou “grupos"; Organizar uma síntese com as principais recomendações metodológicas e organizacionais para realização de atividades educativas em grupo para pessoas idosas portadoras de diabetes mellitus e entregá-las ao grupo responsável pela elaboração do novo projeto de educação em saúde do município Gramado. O Município de Gramado/RS realiza atividades educativas para portadores de diabetes mellitus em grupos que acontecem de forma centralizada e vincula o recebimento de medicamentos e insumos necessários ao tratamento ao comparecimento mensal destes idosos a essa reunião educativa. Particpam do projeto: pedagoga, enfermeiro, nutricionista, médico, gerontologo. Hoje, o município conta com 1349 (um mil e trezentos e quarenta e nove) pacientes cadastrados, no qual 153 (cento e cinquenta e três) participam do Grupo, destes 70 (setenta) frequentadores são idosos. Pensando numa melhoria de qualidade de vida e analisando os interesses deles programar e desencadear metodologia ativa que tenha impacto na prática de cada profissional e capacitá-lo a executar ações com a finalidade de desenvolver autonomia para o auto cuidado, construção de habilidades e desenvolvimento de atitudes que conduzam o portador de diabetes à contínua melhoria do controle sobre a doença, alcançando o progressivo aumento da qualidade de vida e a redução das complicações do diabetes mellitus.
A iniciativa articula com a Rede de Atenção Básica e com os Conselhos locais. A partir da experiencia e da literatura sobre o tema fopi elaborado o instrumento: “Aprendizado significativo em palestras de educação em saúde para idosos portadores de diabetes”
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br