2016
-
Sudeste
Desenvolvimento de um software, com recursos audivisuais, contendo um instrumento simplificado para avaliação da qualidade de vida de pacientes idosos com câncer.

Um dos principais objetivos do tratamento do câncer é a melhora/ manutenção da qualidade de vida (QV) do paciente. Embora a QV possa ser inferida subjetivamente, durante o exame clínico, a sua avaliação objetiva, com o uso de instrumentos de avaliação válidos e confiáveis, é universalmente a forma mais recomendada. Uma das vantagens de se mensurar a QV com o uso de questionários é observar a mudança da mesma na visão do próprio paciente. No entanto, no paciente idoso, a mensuração da QV é frequentemente enviesada; na maioria das vezes os questionários são aplicados por entrevistador (e não autoadministrado). Dificuldades na visão e audição são comuns. Assim, desenvolvemos por meio de múltiplas etapas sequenciais, um novo instrumento de avaliação da QV (IQualiV-OG-21), respondido por qualquer paciente com câncer, particularmente aqueles com dificuldades especiais (por ex., baixa escolaridade, dificuldades visuais e/ou auditivas). O IQualiV-OG-21 foi validado em brasileiros com câncer, em um estudo multicêntrico, onde mesmo analfabetos responderam adequadamente de forma autoadministrada. Os itens respondidos pelos pacientes idosos com câncer são impressos e entregues aos médicos antes das consultas sendo que a mudança na conduta prática será mensurada prospectivamente.

Ficha técnica


Município: 
Barretos

Instituição Responsável: 
Fundação Pio XII (Hospital de Câncer de Barretos)

Parceiros: 
• Fundação Pio XII (Hospital de Câncer de Barretos), Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP, Botucatu, SP), Northwestern University Feinberg School of Medicine (Chicago, IL, EUA), Hospital Mater Dei (Belo Horizonte, MG) e INORP (Ribeirão Preto, SP).

Coordenador da experiência: 
Dr. Carlos Eduardo Paiva – Docente do Programa de Pós-Graduação e co-responsável pela linha de pesquisa em Cuidados Paliativos e Qualidade de Vida Relacionada à Saúde.

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(017)3321-6600

Beneficiados: 
Pacientes idosos com câncer e outros pacientes com potenciais limitações de compreensão, audição e visão.


Categoria da experiência: 
Prevenção de doenças e agravos em pessoas idosas (quedas, violência, suicídio, doenças crônicas não transmissíveis, uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas; acidentes de trânsito, saúde sexual e prevenção à ISTs/HIV-Aids e hepatites virais, etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br