O que motivou a realização dessa experiência?:
O Projeto de Geração para Geração fio criado por duas Ex Agentes Comunitárias de Saúde na cidade de Indaial-SC no ano de 2018, que reuniam os idosos da comunidade e levam para a escola do bairro para fazer uma ação intergeracional com o objetivo de promover meios para ampliar o respeito às diferenças, especificamente as diferenças típicas do processo de envelhecimento.
Sabendo que nas ILPIs, muitos idosos encontram-se ociosos, desmotivados e acabam aceitando o estigma social, inclusive por estarem ali, isolados em um ambiente que, na maior parte das vezes, não escolheram ou não optaram por ele como lugar de sua velhice.
Malvina Juliane Ribeiro uma das Ex Agentes de Saúde, agora Assistente Social e Gerontologa, com a intenção de proporcionar aos idosos de Instituições de Longa Permanência os mesmos benefícios que os idosos de Indaial vinham obtendo, então implantou o Projeto na ILPI Casa São Simeão na cidade de Blumenau-SC em parceria com a Assistente Social, onde os idosos se sentiam ociosos e esquecidos pela sociedade e através de encontros mensais, são levados até uma escola da comunidade para que possam repassar para os pequenos todo seu conhecimento e experiências adquiridos ao longo de sua vida, assim sentindo se parte integrante da sociedade.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?:
Elevar a autoestima dos idosos da ILPI, pois o Projeto traz grandes ganhos na vida de cada um, só o fato do idoso sair da instituição e poder interagir com outras pessoas, ainda mais sendo crianças, fazem se sentir mais importantes, sabendo-se que hoje as crianças estão mais voltadas ao mundo da tecnologia, não dando muita importância a assuntos vividos antigamente.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo):
Contribuir para a reflexão sobre o processo de envelhecimento, de que este é parte constituinte da vida humana;to
Levar as crianças a respeitar as pessoas idosas através do diálogo e a convivência;
Aumentar a autoestima de ambos
Promover atividades interativas como: jogos, brincadeiras, atividades físicas, musicas, teatros, dança, passeios, lanche partilhados, aulas culturais, contação de histórias, poesias, versinhos, relatos, etc
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?:
Idosos e Crianças entre 06 a 12 anos do ensino fundamental
De que forma a experiência foi divulgada ao público?:
Onde foi desenvolvida?:
O projeto foi criado por 2 ex-Agentes omunitários de Saúde, que trabalhavam na comunidade da Cohab na cidade de Indaial-SC. Primeitamente reuniam 17 idosos da comunidade e os levavam para a unidade de Saúde do bairro para fazer uma ação intergeracional, com o objetivo de fortalecer o laço afetivo e promover meios para ampliar o respeito especificamente as diferenças típicas do processo de envelhecimento. No início da atividade um dos idosos conta uma história vivenciada por ele e as crianças interagem fazendo questionamentos sobre a experiência relatada. Num segundo momento é realizada a prática de atividade física com ações recreativas, sempre mesclando os idosos e as crianças. Atualmente o projeto e aplicado nas escolas beneficiando idosos e crianças. Em Indaial ele é aplicado entre turmas da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves e idosos da comunidade. Em Blumenau com os idosos da casa São Simeão.