Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas:
Introdução: A implantação de cuidados farmacêuticos no AME Idoso Sudeste, tem a finalidade de realizar um atendimento, com cuidado individual ao paciente pelo profissional farmacêutico no intuito de obter melhores resultados com a farmacoterapia e promover o uso racional e consciente de medicamentos.
O método clínico, inclui todo o acompanhamento farmacoterapêutico assim como, a coleta de dados, identificação de problemas, implantação de um plano de cuidado e orientação necessárias ao paciente.
Motivação:Visto a alta demanda dos pacientes polifarmácia e a dificuldade constante na administração correta dos seus medicamentos, realizamos a proposta para inserção dos cuidados farmacêuticos, com atendimentos realizados em consultório, com questionário específico elaborado pelo profissional farmacêutico junto com a equipe clínica.
com Objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes idosos polifarmácia, agregando ao seu tratamento medicamentoso, orientado quanto a automedicação e viabilizar a organização dos medicamentos prescritos, verificando acesso aos medicamentos da rede incluindo orientação em processo de alto custo.
Método utilizado para os atendimentos individualizados com o profissional farmacêutico utilizando a escala Consenso de Granada, (método DáDer), para a identificação de problemas relacionados ao medicamento (PRM), realização de entrevista com paciente ou cuidador, realização de farmacovigilância, contagem de comprimidos, reconciliação medicamentosa, verificação de compatibilidades (COGNYS), separação dos medicamentos em caixa organizadora, orientação em display para expor na residência, orientação posológica, evitar a renovação excessiva de receitas. Resultando em atendimento especializado e melhora da adesão medicamentosa, promovendo à educação em saúde e a cultura do uso racional de medicamentos prescritos e não prescritos, relacionados a terapias alternativas complementares, e das atividades técnico-pedagógicas, voltadas ao paciente, à família, e à equipe de saúde.
A conscientização do paciente, familiar e cuidador, sobre a guarda, e a destinação adequada dos medicamentos vencidos e demais resíduos de saúde.
A orientação ao paciente, direcionada ao acesso aos medicamentos de que necessita, no âmbito da Atenção Básica, como nos componentes estratégico e especializado da assistência farmacêutica e da farmácia popular.
Otimizar tempo e recursos no atendimento às demandas da unidade. Passar, repassar, informar, orientar e transmitir conhecimento aos pacientes, desenvolvendo autocuidado dos seus problemas de saúde, além de criar vínculo e confiança entre o profissional/serviço e o paciente.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.:
Absenteísmo, multifunções de tarefas na profissão farmacêutica que dificultam a incorporação dessa atividade à rotina.