2015
-
Sudeste
CorAlice
Coral do CMS Alice Toledo Tibiriçá

O objetivo do CorAlice é a promoção de saúde através da música. O trabalho voltado para a educação em saúde e o vínculo com sua unidade modificando a visão da busca pelos cuidados somente quando a doença já está instalada. Os encontros são marcados pela diversão, debates, ensaios musicais e a interação entre os componentes. Todos trazem um histórico de vida, uma história pessoal que divide com  equipe em momentos de diversão e parceria. As apresentações e os convites tem gerado nos componentes uma nova perspectiva de vida e elevação de auto estima. 

Os ensaios acontecem duas vezes por semana e envolve a equipe do CMS Alice Toledo Tibiriçá. Há um revezamento entre o auditório e os ensaios em campo aberto para convites onde a apresentação não seja em local fechado. Começamos com 10 componentes, hoje temos uma média de 30 idosos. Mas ocoral também tem componentes não idosos. Não fechamos com o critério idosos porém a demanda é de idoso pois é uma realidade do território. 

Todas as escolhas são feitas em conjunto, desde a letra da música que será cantada até o desenho da blusa do uniforme. Sempre fazemos debates sobre assuntos pertinentes ao grupo, momento de discussões, reflexões, elogios e sugestões. Procuramos atender a vontade da maioria. 

Temos observado que o grupo é dedicado ao projeto, se sentem felizes e aderem as propostas do grupo. Em dias de apresentações se divertem muito, principalmente nos momentos da locomoção até os locais das apresentações pois arrumamos os mais diversos meios de transportes por não termos um próprio. Mas a boa vontade e alegria prevalecem. Disso é feito o CorAlice!

Ficha técnica


Município: 
Rio de Janeiro, RJ

Instituição Responsável: 
Prefeitura do Rio de Janeiro

Parceiros: 
Viva Rio

Coordenador da experiência: 
Fga Flávia Sampaio e ACS Andreia Loureiro

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
21 24712397

Beneficiados: 
Idosos do território de Irajá/ rj


Categoria da experiência: 
Atividades do setor Saúde indutoras da participação social da pessoa idosa (grupos de convivência; atividades culturais, artísticas, de recreação e lazer; ações intergeracionais; atividades que estimulem a participação na vida comunitária e cidadã; contro

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br