TÍTULO COMPLETO: Contando Histórias
INTRODUÇÃO
Uma análise realizada nos atendimentos de aplicação da AMPI - Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa, identificamos a um número significativo de pessoas Idosas que se sentiam sozinhos e abandonados por familiares. Muitos entristecidos e repletos de histórias para contar.
OBJETIVOS
- Temos o objetivo de um grupo itinerante formandos por subgrupos que visitam as casas de idosos com dificuldade de locomoção no território e que moram sozinhos. Sendo assim, levamos nossas histórias, habilidades para quem está impossibilitado de sair da residência por qualquer motivo.
METAS
- Resgatar o significado da vida através do fazer;
- Levar as ações do grupo para as casas dos idosos que não desejam sair de casa;
- Favorecer suas habilidades de forma individualizada para propagação de conhecimentos específicos para cada um;
- Realizar uma visita domiciliar mensal para idosos dependentes.
PÚBLICO-ALVO
O grupo é para todos os gêneros. O perfil é para idosos independentes que visitam em domicilio idosos que sejam dependentes por qualquer ruptura do cotidiano, seja por doença física ou psicológica.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
24
DIVULGAÇÃO
Através da aplicação da AMPI - Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa.
ATIVIDADES
Na unidade realizamos atividades através de suas histórias. Cada Idoso conta sua história, uma história que contempla a sua vida. Algumas vezes aparecem como traumas de infância, outras como experiências. Após sua história, resgatamos os momentos de resiliência, ou de prazer. Focado neste contexto, iniciamos uma atividade concreta que pode ser apresentada desde um exercício físico, até uma psicodramatização. Partindo do princípio das possibilidades da identificação de um paciente com a história do outro, seja pelos momentos de prazer ou tristeza. Realizamos um fechamento refletindo sobre um determinado tema que resgatamos na história. a transformação deste tema em atividade e daquela forma poderemos propagar tal significado. Sendo assim, após o estudo, selecionamos o idoso para a visita domiciliar e levamos as questões ou atividades como tema ou recurso terapêutico.
EQUIPE
01 Terapeuta Ocupacional
01 Assistente Social
01 Agente de Proteção Ambiental.
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
- Materiais de papelaria;
- Música;
- Utilizamos uma cozinha da comunidade para uma paciente que gosta de cozinhar para o grupo. Levamos café da manhã para as visitas em domicílio. Cada um oferece um pequeno prato, em geral para a visita nos formamos em 4 pessoas.
Não há recursos financeiros nesse projeto.
RESULTADOS
O grupo é muito forte.Os idosos com queixa iniciais de solidão, de falta de estímulo para realização de atividades ou dores no corpo nas quais não havia diagnóstico, atualmente apresentam muita disposição, busca de novos fazeres e sentindo na vida. Relatam que o grupo é um lugar de proteção e escuta. Assim como os idosos que nos recebem em suas casas, ficam felizes e muitas vezes nos pedem outras visitas.