2014
-
Sudeste
Construindo a rede de atenção e proteção do idoso de São Mateus

O objetivo do projeto foi identificar e descrever a formação rede de atenção e proteção da pessoa idosa no território do bairro de São Mateus. O caminho percorrido se deu em três momentos: I. Caracterização do bairro de São Mateus - encontra-se na região leste da cidade de São Paulo, composto por três distritos administrativos, com extensão territorial de quarenta e seis km, 426. 795 habitantes com estimativa de 600.000, a população idosa representa 8,5 da população, com crescimento significativo na última década. II. Identificação dos serviços que compõe a rede de atenção da pessoa idosa: os serviços que compõe a rede, através da integração, procuram desenvolver atividades de prevenção, promoção e recuperação da saúde, conforme a capacidade funcional apresentada pela população idosa da região: Idosos independentes e autônomos – 15 ubs, 6 ESF, três mistas, 1 CDI- Centro de Diagnóstico e Imagem, 1 CTA- Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS , 1 CPN- Centro de Praticas Naturais, III NASF, 5 AMAS; Idosos com comprometimento leve e moderado – 2 CAPS (adultos e ADIII), 1 CER II - Centro Especializado de Reabilitação e 1 AMA especialidade; Idosos com comprometimento grave – Hospital Geral e 03 unidades de assistência domiciliar EMAD e 1 EMAP. Outros serviços :I ILPI, SASF, CRAS, 1 Clube escola, III CDC, 2 CEUS, Biblioteca e Casa de Cultura e Entidades Representativas:Fórum do idoso, Comitê de Longevidade e Vida Saudável III. Estratégia para a formação da rede: Criação do Comitê de Longevidade e Vida Saudável, que tem como objetivo reunir os profissionais da rede e liderança de idosos para garantir e articular a integração dos serviços.

O Comitê de Longevidade e Vida Saudável, realiza encontros mensais para identificar todos os serviços da região, garantindo a intersetorialidade. Foram realizados também encontros anuais denominados como “Semana Amiga do Idoso”, com debates, apresentação dos serviços da rede como EMAD, ILPI e HGSM; e outros eventos.  Outra estratégia importante foram os encontros no Fórum Cidadão Idoso de São Mateus, para articulação e divulgação da rede. As ações intersetoriais (esporte, educação, cultura e saúde) também contribuíram para fortalecimento da rede com a organização dos primeiros jogos abertos dos idosos de São Mateus – JAISM.

Com as atividades descritas, houve a consolidação da rede, que proporcionou aos profissionais atitudes e ferramentas para implementação da linha de cuidados. As lideranças de idosos contribuíram para a participação ativa no fortalecimento e articulação da rede. Já para comunidade, foi ampliada a diversidade de serviços frente às diferentes necessidades apresentadas pela população idosa. Aos gestores coube a realização e um estudo sobre a Rede de Atenção à Saúde do Idoso, e os serviços oferecidos no território, conforme a capacidade funcional apresentada pela população idosa de São Mateus e análise dos serviços, que, de acordo com a finalidade primordial da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, é recuperar, manter e promover a autonomia e independência das pessoas idosas.

Ficha técnica


Município: 
São Paulo, SP

Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal da Saúde


Coordenador da experiência: 
Vera Lúcia Mariano da Silva

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(11) 9413-49374



Categoria da experiência: 
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (implementação de linha de cuidado, regulação, fluxos, etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br