2014
-
Centro-Oeste
Circunferência da panturrilha para rastreamento de sarcopenia
uma experiência baseada em evidências com idosos brasileiros

Esta experiência trata-se de um projeto de pesquisa do tipo transversal, inserido no Projeto Idosos/ Goiânia, uma pesquisa matriz cujo objetivo geral foi analisar as condições de saúde e nutrição de idosos usuários da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiânia. Este estudo se refere a uma trabalho acadêmico de Doutorado, defendido em 21 de junho de 2014, no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás.

Na referida pesquisa, foram incluídos 418 idosos, amostra que é representativa dos idosos usuários da Atenção Primária de Goiânia. Para a presente pesquisa, sorteou-se aleatoriamente uma subamostra de 132 idosos. Para realização deste estudo, foi realizada articulação com a Secretaria Municipal de Saúde, a fim de definir os procedimentos metodológicos e a logística para coleta de dados. Todos os gestores das Unidades de Saúde foram esclarecidos quanto aos procedimentos e os resultados da pesquisa. Este é um estudo que se propôs a validar uma medida antropométrica de baixo custo para identificação de sarcopenia em idosos. Os resultados apresentados foram satisfatórios e os pontos de corte obtidos asseguram que a CP apresenta bom desempenho para avaliação da massa muscular em idosos brasileiros, em especial aqueles usuários do SUS. Ou seja, trata-se da divulgação de resultado de pesquisa para aplicação no campo de prática. Com a inserção da CP na Caderneta do Idoso, asseguramos a publicação e divulgação de um resultado de pesquisa, ou seja, uma prática baseada em uma evidência científica, o que garante a confiabilidade e reprodutibilidade da medida. Acreditamos que a sustentabilidade será garantida quando a Caderneta for novamente implantada em todo território nacional e quando, durante o preenchimento, a circunferência da panturrilha seja uma medida, que ao ser aferida, forneça ao profissional dados que agreguem o raciocínio clinico a fim de melhorar a qualidade de vida e resolutividade do atendimento aos idosos

 

 

Ficha técnica


Município: 
Goiânia, GO

Instituição Responsável: 
Universidade Federal de Goiás

Parceiros: 
Secretaria Municipal de Saúde

Coordenador da experiência: 
Valéria Pagotto

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(62) 8137-4549



Categoria da experiência: 
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (implementação de linha de cuidado, regulação, fluxos, etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br