Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas:
1- Força muscular de membro superior (flexão de cotovelo)
Procedimentos: o avaliado sentado em uma cadeira, com as costas retas no encosto e pés totalmente apoiados no chão, com o lado dominante do corpo perto da extremidade lateral da cadeira. O peso é segurado de lado com a mão dominante fechada. O teste começa com o braço estendido para baixo ao lado da cadeira, perpendicular ao chão. Ao sinal “Atenção! Já” o avaliado vira a palma da mão para cima enquanto flexiona o braço, completando totalmente o ângulo de movimento, voltando depois à posição inicial com o cotovelo totalmente estendido. Ao retornar à posição, o peso deverá ser segurado com a mão fechada.
2 – Força muscular de membro inferior (sentar e levantar da cadeira em 30 segundos).
Procedimento: o teste começa com o avaliado sentado no meio da cadeira, com as costas retas e os pés apoiados no chão. Os braços ficam cruzados contra o tórax. Ao sinal “Atenção! Já!” o avaliado se levanta, ficando totalmente em pé e então retorna à posição completamente sentada. O avaliado é encorajado a sentar-se completamente o maior número possível de vezes em 30 segundos.
3- Equilibrio
Procedimento: o avaliado fica em pé com as mãos na cintura e com as palavras de “Atenção! Já!” é orientado a olhar a um ponto fixo (a uma distância de aproximadamente dois metros da parede) e a flexionar na altura do joelho uma das pernas, escolhida a vontade pelo avaliado, sendo que ele deve tentar se manter nessa posição por pelo menos 30 segundos. O avaliador permanece do lado do avaliado, acionando o cronômetro no momento das palavras de comando e parando no primeiro contato do pé mesmo que seja antes do término dos 30 segundos. Se o avaliado consegue manter a posição por 30 segundos, o cronômetro é parado ao término destes e é permitido o descanso do avaliado.
4 – Teste de caminhada de 6 minutos.
Procedimentos: o teste propõe ao avaliado caminhar a maior distância possível em 6 minutos em um percurso de 45,72 metros marcada em segmentos de metros. O percurso pode ser marcado e os segmentos com fita crepe ou outro tipo de marcador. A área de caminha pode ser feita em um local fechado ou aberto, mas deve ser bem iluminada e com uma superfície não derrapante. Para determinar a distância caminhada, um palito de pirulito (ou um objeto similar) pode ser dado ao participante toda vez que o avaliado passe pelo cone ou ainda um avaliador ou ajudante pode marcar toda vez que uma volta é completada. Dois ou mais avaliados podem ser testados ao mesmo tempo, com um intervalo de 10 segundos entra a partida de cada um deles, para não andarem em grupos ou pares. Quando um grupo maior for avaliado, podem ser colocados números nas camisetas dos avaliados para identificar a ordem de início e término do teste. Ao sinal “Atenção Já!” os avaliados são instruídos para caminhar tão rápido quanto for possível (sem correr) no percurso, quantas vezes eles passam em 6 minutos. Se for necessário, os avaliados podem para e descansar (em cadeiras disponíveis) e depois continuar caminhando. O avaliador que está controlando o tempo entrará no percurso demarcado depois que todos iniciem o percurso. Para ajudar o ritmo de passadas o avaliador deve avisar o tempo que estiver faltando aproximadamente na metade do teste e quando estiver faltando 2 minutos e 1 minuto. A cada 30 segundos é sugerido que o avaliador fale frases encorajadoras como “você está indo bem!”, “continue como está !” . No final de 6 minutos os avaliados são orientados a parar e ir para a direita, quando o avaliador registra o resultado obtido. Para conseguir um passo adequado e melhorar o resultado é sugerido um teste prático um dia antes ao teste.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.:
Para a realização das avaliações procuramos realizar os testes nos locais próximos do território de saúde dos usuários, porém tivemos houve a necessidade de agrupar algumas turmas em um único território o que dificultou a logística da avaliação, pois tivemos que oferecer transporte em alguns locais.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?:
No teste de caminhada de 6 minutos observamos em março uma média de 483,86 metros e em novembro 486,77 metros. No teste de sentar e levantar observamos em março uma média de 10,42 repetições e em novembro 11,65 repetições. No teste de flexão de cotovelo observamos em março 13,13 repetições e em novembro 14,44 repetições. No teste de equilíbrio observamos em março uma média de 17,33 segundos e em novembro 18,73 segundos. A diminuição das capacidades físicas avaliadas nesta faixa etária é inevitável pelas modificações fisiológicas gradativas ao longo da vida e podem ser agravadas por doenças associadas. Em todos os testes foram observados uma melhora num período de oito meses, levando-se em consideração estudos que comprovam que idosos têm uma diminuição de suas capacidades físicas o Programa mostrou-se eficaz para manutenção e até mesmo melhora destas capacidades de acordo com a avaliação aplicada.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas:
Houve melhora na capacidade de caminhar
Houve melhora nas condições de equilíbrio
Houve melhora da força de membro superior
Houve melhora força de membros inferiores
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.:
No teste de caminhada de 6 minutos observamos em março uma média de 483,86 metros e em novembro 486,77 metros. No teste de sentar e levantar observamos em março uma média de 10,42 repetições e em novembro 11,65 repetições. No teste de flexão de cotovelo observamos em março 13,13 repetições e em novembro 14,44 repetições. No teste de equilíbrio observamos em março uma média de 17,33 segundos e em novembro 18,73 segundos. A diminuição das capacidades físicas avaliadas nesta faixa etária é inevitável pelas modificações fisiológicas gradativas ao longo da vida e podem ser agravadas por doenças associadas. Em todos os testes foram observados uma melhora num período de oito meses, levando-se em consideração estudos que comprovam que idosos têm uma diminuição de suas capacidades físicas o Programa mostrou-se eficaz para manutenção e até mesmo melhora destas capacidades de acordo com a avaliação aplicada.
Com que frequência se reúne?:
Quais os pontos positivos da experiência?:
A avaliação trouxe a possibilidade do profissional de Educação Física poder pensar no planejamento das atividades de forma mais individualizada, tendo mais clareza das dificuldades de cada usuário.