Trata-se de uma intervenção voltada para a mudança no comportamento e estilo de vida de idosos, hipertensos e diabéticos em Prata do Piauí-PI. Onde observamos com o acompanhamento mensal na hiperdia, a dificuldade que alguns idosos apresentam na tomada das suas medições corretamente , tornando assim dependentes de terceiros para a realização do seu cuidado, estando assim essa dificuldade, diretamente relacionada no controle da Pressão Arterial e Glicemia desse paciente.
Com essa visão observamos a necessidade da criação de maneiras, que pudessem facilitar a diferenciação quanto a medicação e os horários que os mesmos devem ser tomados. Onde tivemos como método a utilização de depósitos plásticos para a separação da medicação quanto ao horário, onde cada turno tinha um deposito de cor diferente para representar ( Manhã, Tarde e Noite ), contribuindo assim, para tornar esse idoso capaz de realizar a tomada de sua medicação sem necessitar sempre de ajuda de terceiros.
Observamos que além da diminuição dos níveis pressóricos e glicêmicos nos 3 primeiros meses de implantação do projeto, foi notado ainda um menor índice de faltosos nos acompanhamentos mensais desse grupo, além de notarmos como esses idosos passaram a se sentir mais confiantes, por obterem maior autonomia nas tomadas de suas medicações, mostrando-se mais participativos nas consultas mensais, e se sentindo mais preparados para fazer perguntas e tirar suas duvidas, na hora da consulta.
Tentamos promover a capacidade do autocuidado a esse idoso , pois acreditamos que esse é o caminho para melhorar sua qualidade de vida
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br