TÍTULO COMPLETO: Auriculoterapia em pacientes idosos acamados do município de Cocal do Sul - SC.
INTRODUÇÃO
O Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, disponibilizou em 2018 a segunda edição do curso de formação em auriculoterapia para profissionais de saúde, de nível superior, da atenção básica - o qual a fisioterapeuta responsável pelos atendimentos de fisioterapia domiciliar (AD2) do município participou. A auriculoterapia constitui-se de uma técnica segura, de baixo custo e excelente no tratamento de dores em geral e que vem sendo amplamente utilizada em cuidados paliativos. A técnica veio complementar o tratamento já oferecido aos pacientes idosos acamados, ajudando-os no alívio das dores, melhora da dispnéia e regulando o sono, num primeiro momento.
OBJETIVOS
O público idoso atendido pelo serviço de fisioterapia domiciliar constitui-se de pacientes acamados, por doença crônica, sem possibilidade de cura. Buscou-se, através da auriculoterapia, um tratamento complementar àquele já oferecido, ajudando-os no alívio das dores, na melhora da dispnéia e regulando o sono; enfim, tentou-se melhorar a qualidade de vida e aliviar o sofrimento causado pelo acamamento.
METAS
- Melhorar a qualidade de vida e aliviar o sofrimento causado pelo acamamento, com auxílio de uma técnica segura, sem contra indicações e efeitos colaterais.
- Incluir a auriculoterapia como terapia complementar nos atendimentos domiciliares de pacientes crônicos, acamados e sem possibilidade de cura.
- Promover a inserção da auriculoterapia nas unidades de saúde, ajudando a expandir as PIC no SUS.
PÚBLICO-ALVO
Idosos, acamados, dependentes de um cuidador para realização de suas AVD´s. Todos possuem doenças crônicas, sem possibilidade de cura e com grandes limitações. Ao todo, participaram 16 idosos (4 homens e 12 mulheres). A média de idade foi de 75 anos.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
16
DIVULGAÇÃO
Foi divulgada em jornal de circulação local, na página da prefeitura municipal de Cocal do Sul no Facebook e no site da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul.
ATIVIDADES
Os idosos acamados são encaminhados ao setor de fisioterapia domiciliar via ESFs. A fisioterapeuta realiza a avaliação, estabelece a conduta e realiza a proposta terapêutica. O pavilhão auricular passa por uma inspeção e, após, é feita uma limpeza com gaze e álcool para posterior colocação dos pontos auriculares. Toda a técnica era explicada ao paciente e ao seu cuidador, e ambos eram orientados a apertar levemente os pontos 3x/dia, durante 1 semana. Após o período de uma semana, a fisioterapeuta voltava ao domicílio do paciente e reaplicava os pontos auriculares na outra orelha, alternando-os.
EQUIPE
A equipe é composta por uma profissional fisioterapeuta, devidamente inscrita no CREFITO-10. A mesma realiza uma avaliação prévia dos pacientes, estabelece a conduta e realiza o tratamento proposto, individualmente para cada paciente. Os mesmos são encaminhados ao setor via ESFs.
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
O setor conta com um veículo próprio para deslocamento da profissional até o domicílio do paciente. Este veículo foi adquirido com recursos do Ministério da Saúde. Os demais materiais foram disponibilizados durante o curso de Formação em Auriculoterapia, como o gabarito para preparação das placas utilizadas nos pontos auriculares. Também são utilizados: sementes de mostarda, fita microporosa, pinça anatômica, álcool e gaze - materiais disponibilizados pela secretaria municipal de saúde de Cocal do Sul. A técnica de auriculoterapia possui um custo baixíssimo. O maior gasto seria relacionado ao combustível utilizado pelo veículo, que é disponibilizado também pela secretaria de saúde do município.
RESULTADOS
Todos os pacientes descreveram uma sensação de bem-estar logo na primeira aplicação. Os demais benefícios constituem-se de: alívio das dores (principalmente cefaléias de tensão), melhora da dispnéia (em pacientes DPOC) e regulação do sono (todos utilizam medicamentos para dormir e possuiam um sono 'agitado', segundo os cuidadores). Uma paciente possui diabetes, onde conseguiu-se uma estabilização da glicemia durante a aplicação da técnica.