O que motivou a realização dessa experiência?:
Iniciamos o projeto visando diminuir a ociosidade e a depressão de alguns idosos. Nessa região o número de pessoas idosas é bastante significativo, e a maioria cresceram cultivando os seus próprios alimentos. Porém, com a chegada do saneamento básico e asfaltamento, essa prática foi se distanciando, e essas pessoas não se identificavam com outro tipo de atividade. Foi quando pensamos na horticultura como forma de resgatar a autoestimas e produtividade dos nossos anciões.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?:
Levar conhecimento a população sobre os benefícios dos alimentos, fortalecendo os vínculos (quase familiar) entre profissionais de saúde, paciente idoso e familiares. Promover nas dependências das Clínicas das Famílias um ambiente que vai além dos diagnósticos de doenças, um local que se promova a saúde.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo):
Resgatar o hábito de produzir o alimento
Diminuir a ociosidade
Controle da Hipertensão Arterial e Diabéte
Elevar a autoestima
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?:
A partir de 60 anos, sem restrições médicas para exercer atividades que requerem algum tipo de esforço, dependente, ambos os sexos, hipertensos e diabéticos.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?:
A divulgação foi realizada por intermédio de palestras da saúde do idosos, sala de espera, e através dos agentes comunitários de saúde.
Onde foi desenvolvida?:
O projeto modelo está sendo desenvolvido no terreno da Clínica da Família do Jardim Roma, e irá contemplar o Município de Nova Iguaçu.
Como os idosos foram selecionados para participar?:
A seleção foi realizada em um estudo de caso entre as equipes da Estratégia de Saúde da Família. Foram selecionados idosos ociosos e os que fazem uso de polimedicação.