Recepção:
Foram acolhidos todos os participantes e colaboradores com lista de presença.
Na parte solene:
Pronunciaram-se a Enfermeira e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Laís Almeida, o Prefeito Municipal Guerino Backes e Secretário Municipal da Saúde Jaime Welter. Se fez presente também no evento a Srª Débora Bordignon, Coordenadora do NURESC e no ato representando a 14ª CRS. Todos enfatizaram a importância de um evento com o tema da Dengue para o nosso munícipio, onde a ideia principal é unirmos forças de todos os munícipes, comércio local, governantes, para enfrentarmos a nossa realidade de sermos um dos munícipios com maior índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti e definitivamente “fecharmos as portas da cidade para a dengue.”
Em seguida aos pronunciamentos deu-se início as atividades do Torneio de Câmbio com integrantes dos clubes da Terceira Idade do nosso município.
Cabe ressaltar que o Câmbio é uma modalidade de vôlei adaptado para a Terceira Idade e está sendo muito utilizado pelos idosos de todo estado. Em nosso município atualmente existem 5 times de câmbio formados por integrantes de clubes da Terceira Idade que recebem orientações e acompanhamento do educador físico que faz parte da equipe do NASF de Cândido Godói.
Os times de câmbio da Terceira Idade do nosso município que jogaram em prol do combate a dengue tiveram seus nomes relacionados ao tema:
- Clube Recordando o Passado para viver o presente sem Dengue;
- Clube Dois Irmãos abraçados contra a dengue;
- Clube Unidos A unidos para combater o mosquito da dengue;
- Clube Unidos B unidos para viver sem dengue;
- Grupo Jovem do Câmbio na luta contra a dengue.
Deste último time fazem parte o Prefeito Municipal, a Primeira Dama, o Secretário de Saúde e pessoas do comércio local.
Todos os jogadores receberam camisetas com o tema do evento. Os times se enfrentaram conforme sorteio realizado pelo educador físico.
Os alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Luís Gonzaga e Instituto Estadual de Educação Cristo Redentor estavam presentes para assistir aos jogos e também puderam visitar a “Tenda da Dengue”, onde tiveram a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti com amostras de larvas, pupas e voador vivos. Na tenda havia também folders informativos com dicas de prevenção e sintomas de dengue e chikungunya e cartazes de conscientização.
Foram distribuídos copos educativos de diferentes cores com o lembrete do objetivo do evento “Todos contra a Dengue” para os participantes.
Estava presente durante toda a tarde o mascote do “mosquito da dengue” interagindo com todos. Realizou-se passeios com as crianças da pré-escola e 1º ano e professores juntamente com o mascote no dindinho do combate a dengue pela cidade.
Encerramento:
Ao final de todos os jogos o Secretário de Saúde agradeceu a todos pela contribuição, enfatizando mais uma vez que somente com a união de todos conseguiremos manter a Dengue longe de Cândido Godói e reduzir os altos índices de infestação do mosquito em nossa cidade, e finalizou com a entrega dos troféis de participação do evento à cada equipe pelas mãos do mascote.
Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br