TÍTULO COMPLETO: Acolhimento da pessoa idosa no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes
INTRODUÇÃO
As filas de agendamento de consultas especializadas no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, para acompanhamento de idosos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, estão maiores a cada dia, sem um ordenamento prévio ou classificação de risco. Considerando que a oferta de consultas especializadas pelo sistema de regulação- SISREG tem um número muito aquém da necessidade desse grupo de estudo, identificou-se a necessidade de estabelecer um escuta qualificada a esses idosos, podendo em tempo oportuno a equipe intervir para agilizar o processo de atendimento, bem como priorizar a partir da classificação de risco. Há outro agravante que é o pouco letramento funcional em saúde desses idosos, que dificultam a compreensão das informações e o próprio fluxo deles no hospital, que é grande e pouco sinalizado. As exigências na linha de cuidado integral passa a ser maior com a idade e as intervenções precisam ser multiprofissionais.
OBJETIVOS
O objetivo geral do projeto é realizar a escuta qualificada do usuário, com identificação de suas principais necessidades no serviço, bem como reduzir o tempo na fila de espera de agendamento das consultas, realizar a contra referência para os serviços de saúde da atenção primária, de forma organizada, a partir da vinculação territorial, classificar o risco encaminhando para o atendimento de urgência e emergência, e ainda o cumprimento da Lei 13466/2017, que estabelece a prioridade alfa para os idosos acima de 80 anos.
METAS
- Apresentar o projeto para a governança e servidores do HUPAA e aos parceiros;
- Capacitar equipe em rede de atenção à saúde, humanização e classificação de risco;
- Implantar a escuta qualificada no setor de marcação de consulta do HUPAA;
- Elaborar impressos para a contra referência dos usuários na rede.
PÚBLICO-ALVO
Idosos de ambos sexos, acima de 60 anos, com um número absoluto de ao menos 15 idosos ao mês, acima de 80 anos. A maioria são portadores de doenças crônicas.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
36800
DIVULGAÇÃO
Por meio de atendimento direto ao público alvo, de forma diária.
ATIVIDADES
Diariamente, os idosos que buscam a marcação de consultas especializadas são atendidos individualmente pela abordagem direta da equipe; que analisa as solicitações e queixas dos usuários, partindo da escuta qualificada , classifica o risco, prioriza o atendimento, oferece as orientações pertinentes e contra referencia à rede assistencial em todos os níveis; quando necessário.
EQUIPE
02 Enfermeira assistencial. Desenvolve a escuta qualificada, classifica risco, prioriza atendimento, orienta e contra referencia a rede assistencial, bem como articula a rede estadual e municipal. Coordena o projeto e capacita os servidores.
02 Assistentes administrativos. Desenvolve a escuta qualificada, encaminha para a classificação de risco, orienta os fluxos hospitalares e acompanha os idosos com baixo letramento em saúde nos fluxos internos.
01 Chefia do setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HUPAA. Realiza a escuta qualificada, prioriza atendimento e articula a rede estadual e municipal.
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
Sala de espera, painel de chamada eletrônica para agendamento de consultas, guichê de prioridades, instalação do sistema de som para comunicação da equipe com o usuário, identificação funcional da equipe por meio do fardamento padrão, na cor rosa, que diferente da cor branca, facilita a interação com o usuário, reduzindo a relação de poder e incentivando a empatia.
Não houve necessidade de novos recursos. Foram otimizados os recursos existentes no próprio hospital.
RESULTADOS
Percebe-se com a implementação do acolhimento, que os idosos sentiram-se apoiados pela equipe e mais integrados ao fluxo assistencial do hospital. Redução da perda de consultas especializadas, por não identificarem onde iria ocorrer seu atendimento , bem como, maior orientação de como realizar o agendamento mediante as orientações recebidas. Redução no tempo de espera da fila e melhoria das relações interpessoais entre o usuário e o serviço, dentro de um processo de humanização do atendimento. Observou-se também, a redução do registro de queixas à ouvidoria interna.