Identificação da Experiência

ACADEMIA DA MENTE

Ano da experiência : 
2021
Região da Prática: 
Sul
Município: 
balneário Camboriú
Instituição Responsável: 
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Parceiros: 
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL
Coordenação da experiência: 
Anna Christina Barrichello e Caroline Baccin Testa
Telefone institucional: 
(47) 3264-0192
Email da coordenação: 
suasbc.gestao@gmail.com

Esfera, eixo e categoria

Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência: 
Prevenção de doenças e agravos em pessoas idosas (quedas, violência, suicídio, doenças crônicas não transmissíveis, uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas; acidentes de trânsito, saúde sexual e prevenção à ISTs/HIV-Aids e hepatites virais, etc.)
Eixo temático: 
Experiência em gestão da atenção básica no campo do envelhecimento

Justificativa

Explique as razões ou acontecimentos que levaram ao planejamento da iniciativa.
O que motivou a realização dessa experiência?: 
Com o passar dos anos, é esperado que ocorra o declínio das funções cognitivas. Contudo, o isolamento social provocado pela pandemia e o consequente agravamento do adoecimento mental enfrentado por uma parcela significativa da população mundial, desencadeou um agravamento deste processo. Aliado a isto, Balneário Camboriú possui uma população idosa corresponde a 33% da população. Por ser uma cidade verticalizada, muitos idosos permanecem sozinhos em seus apartamentos, sem vida social ou qualquer tipo de interação, o que aumenta os índices de depressão e suicídio. Ainda, possuímos um alto índice de acolhimento em Instituição de Longa Permanência para idosos que perdem suas capacidades de vida diária, muitas vezes por falta de estímulos precoces e aparecimento de doenças degenerativas. Frente a este cenário, percebeu-se a necessidade de crias estratégias em Saúde Pública as quais possibilitem ações preventivas e paliativas, onde o indivíduo tenha um papel ativo nos processos de recepção, seleção, transformação, armazenamento, elaboração e recuperação da informação, o que permite que ele se desenvolva de forma adequada no mundo que lhe rodeia. Nesse sentido, praticar atividades que estimulem o cérebro, por meio de exercícios que envolvam novidade, variedade e desafio crescente, fortalecem as conexões neurais, ampliando seu desempenho e reserva cognitiva. Dessa forma, através da socialização, atividades lúdicas simples e leves, a Academia da Mente amplia a rede de apoio e proporciona melhor qualidade de vida a todos participantes.

Objetivos

Detalhe os objetivos da proposta, o que se esperava alcançar.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
O principal objetivo da Academia da Mente é realizar o estímulo das funções cognitivas, proporcionando independência e autonomia através da psicoeducação e de atividades que impulsionam processos mentais como: atenção, orientação, memória, gnosias, funções executivas, praxias, linguagem, cognição social e habilidades visoespaciais.

Metas

Detalhe as metas estabelecidas para o funcionamento da prática. Exemplo: META 1: distribuir 1000 exemplares de material didático sobre prevenção de quedas. META 2: diminuir as internações por quedas entre idosos em n%.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Proporcionar aos idosos um envelhecimento ativo e saudável em todos os aspectos da vida, incluindo a saúde mental.
Diminuir a incidência de institucionalizações em ILPI, melhorando o desempenho nas atividades de vida diária.
Estimular novas experiências e novos projetos de vida.
Reduzir o impacto das perdas das funções cognitivas na vida da pessoa idosa.

Abrangência

Onde foi desenvolvida?: 
A experiência contemplou idosos do nosso município, sem recorte por zoneamento de região de saúde. Podendo participar pessoas idosas de qualquer bairro.
Esta experiência já participou de alguma edição de seleção anterior?: 
Não

Público-alvo

Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
É direcionada ao público com 60 anos ou mais, ambos os sexos, que já percebam declínio das funções cognitivas, ou que apresentem inicio de demência, depressão, angustia, ou algum agravo na saúde do cérebro que necessite de estimulo.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Foi realizado divulgação do grupo via documento municipal as secretarias, a fim de encaminhar os idosos, via mídias sociais, informativos nas Unidades Básicas de Saúde e CRAS.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Não houve uma seleção, visto que o grupo é aberto, visando a promoção de bem-estar físico e emocional, porém foi dado prioridade para os idosos que apresentem ou percebem algum declínio das funções cognitivas
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
100
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
No ano de 2017 foi alcançado cerca de 110 idosos, visto que os mesmos aderiram e sistematizaram no grupo. Em 2018 participaram dos encontros cerca de 140 idosos. Já em 2019 mantivemos os alcance, porém em 2020 os encontros cessaram devido a pandemia e as ações foram direcionadas por "lives", informativos e exercícios, atingindo a população em geral, visto que as ações eram remotas. Entre 10/2021 e 05/2022 alcançamos a média de 90 pessoas.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
480
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
- Dificuldade de locomoção, devido transporte; -óbitos; - Agravos no processo saúde/doença; - Mudança de cidade.

Implementação

Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
O projeto Academia da Mente é realizada uma vez na semana com duração de 60 min aproximadamente. Com número de 30 integrantes, porém durante a pandemia os encontros se cessaram e as atividades passaram a ser remota. É direcionada ao público com 60 anos ou mais, que já percebam declínio das funções cognitivas, uma vez que as atividades realizadas são voltadas principalmente para estímulo da memória, concentração, raciocínio rápido, independência, atenção e qualidade de vida. Durante as aulas são realizadas diferentes atividades lúdicas, simples de serem executadas, que são utilizadas como ferramentas capazes de estimular o cérebro e ampliar suas capacidades de pensar e agir, aplicando exercícios de neuróbica, "ginástica" para o cérebro. Em todas as aulas, além dos exercícios programados, são ministradas explicações sobre nossas funções cognitivas, por meio da psicoeducação. A partir do projeto os idosos podem manter a mente ativa e estimular o desempenho cognitivo o que previne aparecimento de doenças, melhora processamento de informações e ainda possibilita criar novas experiências e novos projetos de vida.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
- Até o momento não encontramos dificuldades que impedissem a execução da atividade. Destacamos que o período pandêmico, atingiu de forma significativas à todos, porém o canal remoto, possibilitou a continuidade do projeto. Em alguns momento faltaram recursos materiais, porém nos adaptamos e ofertamos ações que envolviam outros meios.

Resultados

Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
O principal impacto é proporcionar aos idosos um envelhecimento ativo e saudável em todos os aspectos da vida, como a convivência, condição de saúde ao manter seu cérebro ativo, autonomia, melhoria na concentração e memorização e principalmente o melhor desempenho nas atividades de vida diária, como por exemplo controle de medicação, atividades da rotina diária, preparação de alimentos, entre outros impactos positivos.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Melhoria das funções cognitivas
Maior autonomia no desempenho das atividades de vida diária, de segmentos, assim como, resgates de vínculos afetivos.
Bem estar físico e mental, possibilitando novos projetos de vida
Diminuição de sintomas como ansiedade e angustia, de esquecimento e melhoria da percepção tempo e espaço.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
O projeto contemplou cerca de 480 idosos, destes recebemos um retorno positivo de cerca de 85% dos idosos, vistos que os outros foram que não conseguimos acompanhar, devido as intercorrências que afetaram a pessoa para a permanência no grupo. Esse número são advindos dos atendimentos e encontros, quando a mediadora do projeto realiza exercícios e os participantes conseguem responder, bem como quando a profissional consegue, em contato individual avaliar a melhora e o desempenho dos pacientes. Cabe destacar que além dessa forma, os próprios integrantes do grupo vão trazendo feedback sobre ações que antes não conseguiam executar ou que executavam com dificuldade e que apresentaram melhorias.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Semanalmente
Quais os pontos positivos da experiência?: 
-Garantia de acesso ao pacientes à ações da politica de saúde para resposta ao processo de envelhecimento, sobretudo ao adoecimento do cérebro ou perda das funções cognitivas; -Prevenção de doenças crônicas e mentais; -Prevenção de doenças neurodegenerativas; -Cuidado paliativos em pacientes com diagnósticos de distúrbios cerebrais irreversíveis e progressivos; -Promoção de saúde e bem estar físico e mental; - Resgate de vinculo e sentimento de pertencimento; -Ampliação da rede de apoio; -Maior sociabilidade entre pares; -Retorno dos pacientes. -
Quais as limitações da experiência?: 
-O resgate pós pandemia, visto que alguns pacientes foram afetados pelo Covid- 19.
2021
-
Sul
ACADEMIA DA MENTE
Introdução
Com o passar dos anos, é esperado que ocorra o declínio das funções cognitivas. Contudo, o isolamento social provocado pela pandemia e o consequente agravamento do adoecimento mental enfrentado por uma parcela significativa da população mundial, desencadeou um agravamento deste processo. Aliado a isto, Balneário Camboriú possui uma população idosa corresponde a 33% da população. Por ser uma cidade verticalizada, muitos idosos permanecem sozinhos em seus apartamentos, sem vida social ou qualquer tipo de interação, o que aumenta os índices de depressão e suicídio. Ainda, possuímos um alto índice de acolhimento em Instituição de Longa Permanência para idosos que perdem suas capacidades de vida diária, muitas vezes por falta de estímulos precoces e aparecimento de doenças degenerativas. Frente a este cenário, percebeu-se a necessidade de crias estratégias em Saúde Pública as quais possibilitem ações preventivas e paliativas, onde o indivíduo tenha um papel ativo nos processos de recepção, seleção, transformação, armazenamento, elaboração e recuperação da informação, o que permite que ele se desenvolva de forma adequada no mundo que lhe rodeia. Nesse sentido, praticar atividades que estimulem o cérebro, por meio de exercícios que envolvam novidade, variedade e desafio crescente, fortalecem as conexões neurais, ampliando seu desempenho e reserva cognitiva. Dessa forma, através da socialização, atividades lúdicas simples e leves, a Academia da Mente amplia a rede de apoio e proporciona melhor qualidade de vida a todos participantes.
Objetivos
O principal objetivo da Academia da Mente é realizar o estímulo das funções cognitivas, proporcionando independência e autonomia através da psicoeducação e de atividades que impulsionam processos mentais como: atenção, orientação, memória, gnosias, funções executivas, praxias, linguagem, cognição social e habilidades visoespaciais.
Metas
  1. Proporcionar aos idosos um envelhecimento ativo e saudável em todos os aspectos da vida, incluindo a saúde mental.
  2. Diminuir a incidência de institucionalizações em ILPI, melhorando o desempenho nas atividades de vida diária.
  3. Estimular novas experiências e novos projetos de vida.
  4. Reduzir o impacto das perdas das funções cognitivas na vida da pessoa idosa.
Público alvo
É direcionada ao público com 60 anos ou mais, ambos os sexos, que já percebam declínio das funções cognitivas, ou que apresentem inicio de demência, depressão, angustia, ou algum agravo na saúde do cérebro que necessite de estimulo.
Divulgação
Foi realizado divulgação do grupo via documento municipal as secretarias, a fim de encaminhar os idosos, via mídias sociais, informativos nas Unidades Básicas de Saúde e CRAS.
Número de participantes
480
Atividades
O projeto Academia da Mente é realizada uma vez na semana com duração de 60 min aproximadamente. Com número de 30 integrantes, porém durante a pandemia os encontros se cessaram e as atividades passaram a ser remota. É direcionada ao público com 60 anos ou mais, que já percebam declínio das funções cognitivas, uma vez que as atividades realizadas são voltadas principalmente para estímulo da memória, concentração, raciocínio rápido, independência, atenção e qualidade de vida. Durante as aulas são realizadas diferentes atividades lúdicas, simples de serem executadas, que são utilizadas como ferramentas capazes de estimular o cérebro e ampliar suas capacidades de pensar e agir, aplicando exercícios de neuróbica, "ginástica" para o cérebro. Em todas as aulas, além dos exercícios programados, são ministradas explicações sobre nossas funções cognitivas, por meio da psicoeducação. A partir do projeto os idosos podem manter a mente ativa e estimular o desempenho cognitivo o que previne aparecimento de doenças, melhora processamento de informações e ainda possibilita criar novas experiências e novos projetos de vida.
Resultados
O principal impacto é proporcionar aos idosos um envelhecimento ativo e saudável em todos os aspectos da vida, como a convivência, condição de saúde ao manter seu cérebro ativo, autonomia, melhoria na concentração e memorização e principalmente o melhor desempenho nas atividades de vida diária, como por exemplo controle de medicação, atividades da rotina diária, preparação de alimentos, entre outros impactos positivos.

Ficha técnica

Município:
balneário Camboriú
Instituição Responsável:
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Coordenação da experiência:
Anna Christina Barrichello e Caroline Baccin Testa
Email da coordenação:
suasbc.gestao@gmail.com
Telefone institucional:
(47) 3264-0192
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Prevenção de doenças e agravos em pessoas idosas (quedas, violência, suicídio, doenças crônicas não transmissíveis, uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas; acidentes de trânsito, saúde sexual e prevenção à ISTs/HIV-Aids e hepatites virais, etc.)
Parceiros:
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL
> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br