TÍTULO COMPLETO: Abre a janela, me deixa te ver: projeto de intervenção para adesão de idosos agricultores ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica na zona rural de Abaré, Bahia
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento do trabalho com idosos hipertensos na zona rural surgiu pós um diagnóstico situacional da comunidade adscrita na ESF, durante o diagnóstico observou-se que devido a longa distância das agrovilas e fazendas até a unidade de saúde muitos idosos por falta de transporte não compareciam as consultas de acompanhamento e tratamento de has nem as atividades educativas realizadas na unidade, entendendo que a HAS é uma doença que pode desencadear problemas graves se não tratada adequadamente resolvemos ir ao encontro deste idosos na comunidade e/ou dentro de seu domicilio.
OBJETIVOS
A equipe de saúde da unidade, por meio desta ação procurou se aproximar do cotidiano dos idosos hipertensos, buscando compreender de que forma poderia está captando estes idosos para que pudessem ser acompanhados tratados na própria localidade, já que possuem dificuldades de transporte para sua locomoção a unidade de saúde, e a partir desde encontro entre a equipe da unidade e este público desenvolver atividades dinâmicas e lúdicas para educar o idoso e sua família para alcançar metas de saúde, proporcionando uma assistência mais humanizada e integral que colabora na melhoria da qualidade de vida do paciente.
METAS
- Assistir os idosos hipertensos na comunidade onde reside e/ou no domicilio;
- Garantir o desenvolvimento ações educativas em conjunto com o NASF;
- Detectar grau de dependência de atividades da vida diária dos idosos e incentivar reabilitação o mais precocemente possível.
PÚBLICO-ALVO
Participam da experiência idosos agricultores hipertensos de ambos os sexos da zona rural de Abaré na Bahia.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
96
DIVULGAÇÃO
A experiência foi e é divulgada porta porta pelo agente comunitário de saúde e com avisos no conselho local de saúde.
ATIVIDADES
As atividades são realizadas mensalmente nas comunidades, as datas são agendadas previamente durante a reunião mensal de planejamento das ações mensais da equipe de saúde da unidade. Os acs são responsáveis pela divulgação do dia e horário da atividade na localidade, durante a reunião são discutidas as ações que serão realizadas, os temas que serão trabalhados de acordo com as sugestões dos idosos ou da equipe, nestas reuniões também são identificados os idosos que necessitam de atendimento domiciliar e o profissional ou profissionais necessários para visita no domicílio. Nestes encontros mensais são realizadas avaliação clínica individual e coletiva dos pacientes, entrega de medicamento prescrito pelo médico, rodas de conversas sobre diversos temas como uso racional de medicamentos e plantas medicinais, qualidade de vida, direitos do idoso, importância de alimentação saudável levando em conta o fator cultural desta população, e a realização e incentivo da prática de exercícios físicos.
EQUIPE
01 Enfermeira responsável pelo diagnóstico situacional da comunidade e articulação das ações na comunidade, acompanhamento do estado de saúde dos idosos, exame físico dos pacientes, palestras educativas, roda de conversa, visita domiciliar
01 Médica- avaliação, acompanhamento do estado de saúde, palestras, roda de conversa, visita domiciliar
01 Odontólogo- visita domiciliar, palestra
01 acd- visita domiciliar
01 Acs- acompanhamento do estado de saúde, responsáveis pelos avisos aos idosos e familiares
01 Técnico de enfermagem- acompanhamento do estado de saúde
01 Educador físico- práticas corporais
01 Pscicológa- acompanhamento do estado de saúde mental do idoso, roda de conversa, palestra, visita domiciliar.
01 Fisioterapeuta- acompanhamento do estado de saúde do idoso, avaliação do grau de dependência, roda de conversa, palestra, visita domiciliar, reabilitação e auriculoterapia.
01 Farmacêutica- orientação quanto uso de medicamento, visita domiciliar, palestra, orientação quanto a horta domiciliar.
01 Nutricionista- acompanhamento do estado nutricional do idoso, visita domiciliar
01 Assistente social- garantia dos direitos do idosos, visita domiciliar e palestras.
01 Fonoaudiologa – visita domiciliar, acompanhamento do estado de saúde
EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS
Espaço físico dentro das localidades para realização das atividades (igrejas, salões comunitários e varanda de residências),
Bolas para atividade corporal;
Veículo para transporte da equipe de saúde às localidades e visita domiciliar
Material para exame físico: esfigmomanômetro, estetoscópio, otoscópio, fita métrica, lanceta, caixa para perfurocortante,algodão para assepsia e antissepsia, balança, glicosímetro e fita reagente para glicemia, caderneta do idoso.
Lanches para roda de conversas:r$ 80,00
RESULTADOS
A tenda do conto tem se configurado uma estratégia potente, uma vez que os usuários já levantaram questões sobre a união dos participantes para a criação de uma associação de idosos do bairro, promovendo reflexões acerca da participação popular e do empoderamento da população sobre seus direitos e deveres. Ainda, proporciona uma atividade de estímulo de memória e qualidade na competência comunicativa dos usuários, levando em consideração que muitos moram sozinhos e/ou sentem prejuízos nas mudanças de papel social advindas da idade.