Ano: 
2018
Categoria: 
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (implementação de linha de cuidado, regulação, fluxos, etc.)
Região da Prática: 
Sudeste
Município: 
São Paulo
Instituição Responsável: 
Hospital Geral de São Mateus
Coordenação da experiência: 
Karin Fátima Silveira
Telefone institucional: 
(11) 2014-5000
Email da coordenação: 
hgsm-dirtec@saude.sp.gov.br
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
O Programa Hospital Amigo do Idoso desenvolvido na instituição tem como meta a sensibilização de seus funcionários para uma assistência mais adequada às pessoas idosas. Neste processo tem observado a participação quase nula da equipe médica; obteve no processo realizado em 2017 e 2018 apenas 2,51% dos médicos em relação aos outros profissionais da instituição (63,5%), o que demonstrou a necessidade de criação de novas estratégias para conseguir a adesão dos profissionais.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Sendo que para termos uma boa qualidade no atendimento ao idoso é fundamental a boa relação médico-paciente, espera-se conseguir sensibilizar pelo menos 50 % dos médicos para que compreendam a proposta da iniciativa Hospital Amigo do Idoso e ofereçam uma assistência adequada às necessidades dos idosos, de forma respeitosa e acolhedora.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Obtenção de recurso financeiro para contratação de empresa para produção de vídeo institucional
Estruturação do trabalho – produção de vídeo institucional e capacitação dos coordenadores médicos com o apoio da Diretoria de Divisão Médica
Sensibilização da equipe médica
Avaliação dos resultados
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Não se aplica
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Não se aplica
Onde foi desenvolvida?: 
Hospital Geral de São Mateus
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Não se aplica
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
0
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
Não se aplica
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
0
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Não se aplica
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
A proposta da iniciativa e o vídeo foram apresentados à Diretoria de Divisão Médica que capacitou os coordenadores médicos para a realização do processo de sensibilização com as equipes médicas através de apresentação do vídeo institucional e esclarecimentos a respeito.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Recursos financeiros e disponibilidade dos profissionais.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Obtivemos o envolvimento da equipe médica no processo com resultados significativos já na primeira quinzena de sensibilização dos profissionais.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Aquisição de recurso financeiro para a iniciativa
Trabalho estruturado com vídeo disponível e capacitação dos coordenadores médicos
Processo de sensibilização da equipe médica em andamento
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Capacitação de 79,5 % dos coordenadores médicos Sensibilização de 15% dos médicos nas primeiras duas semanas
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Mensalmente
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Comprometimento e envolvimento das equipes e apoio dos gestores.
2018
-
Sudeste
Vencendo desafios na construção de um Hospital Amigo do Idoso

TÍTULO COMPLETO: Vencendo desafios na construção de um Hospital Amigo do Idoso

INTRODUÇÃO

O Programa Hospital Amigo do Idoso desenvolvido na instituição tem como meta a sensibilização de seus funcionários para uma assistência mais adequada às pessoas idosas. Neste processo tem observado a participação quase nula da equipe médica; obteve no processo realizado em 2017 e 2018 apenas 2,51% dos médicos em relação aos outros profissionais da instituição (63,5%), o que demonstrou a necessidade de criação de novas estratégias para conseguir a adesão dos profissionais.

OBJETIVOS

  • Obtenção de recurso financeiro para contratação de empresa para produção de vídeo institucional;
  • Estruturação do trabalho – produção de vídeo institucional e capacitação dos coordenadores médicos com o apoio da Diretoria de Divisão Médica;
  • Sensibilização da equipe médica;
  • Avaliação dos resultados.

METAS

  • Espera-se conseguir sensibilizar pelo menos 50 % dos médicos para que compreendam a proposta da iniciativa Hospital Amigo do Idoso e ofereçam uma assistência adequada às necessidades dos idosos, de forma respeitosa e acolhedora.

PÚBLICO-ALVO

Não se aplica.

NÚMERO DE PARTICIPANTES

0

DIVULGAÇÃO

Não se aplica.

ATIVIDADES

A proposta da iniciativa e o vídeo foram apresentados à Diretoria de Divisão Médica que capacitou os coordenadores médicos para a realização do processo de sensibilização com as equipes médicas através de apresentação do vídeo institucional e esclarecimentos a respeito.

EQUIPE

Detalhe a equipe envolvida na realização da experiência

01 Diretora da instituição

01 Coordenadora do Programa Hospital Amigo do Idoso

01 Coordenadora Técnica do Programa Hospital Amigo do Idoso

01 Diretora de Recursos Humanos

01 Coordenadora do Setor de Treinamento e Desenvolvimento

01 Diretora de Divisão Médica,

14 Coordenadores Médicos

04 Equipe de filmagem contratada

EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS

  • Computadores disponíveis na instituição;
  • Celulares para visualização do vídeo.

Aproximadamente R$ 5.000,00 utilizados para a contratação de equipe de filmagem. O recurso foi obtido através de contrapartida de Escola que utiliza a instituição como campo de Estágio.

RESULTADOS

Aquisição de recurso financeiro para a iniciativa. Trabalho estruturado com vídeo disponível e capacitação dos coordenadores médicos. Processo de sensibilização da equipe médica em andamento

Introdução
O Programa Hospital Amigo do Idoso desenvolvido na instituição tem como meta a sensibilização de seus funcionários para uma assistência mais adequada às pessoas idosas. Neste processo tem observado a participação quase nula da equipe médica; obteve no processo realizado em 2017 e 2018 apenas 2,51% dos médicos em relação aos outros profissionais da instituição (63,5%), o que demonstrou a necessidade de criação de novas estratégias para conseguir a adesão dos profissionais.
Objetivos
Sendo que para termos uma boa qualidade no atendimento ao idoso é fundamental a boa relação médico-paciente, espera-se conseguir sensibilizar pelo menos 50 % dos médicos para que compreendam a proposta da iniciativa Hospital Amigo do Idoso e ofereçam uma assistência adequada às necessidades dos idosos, de forma respeitosa e acolhedora.
Metas
  1. Obtenção de recurso financeiro para contratação de empresa para produção de vídeo institucional
  2. Estruturação do trabalho – produção de vídeo institucional e capacitação dos coordenadores médicos com o apoio da Diretoria de Divisão Médica
  3. Sensibilização da equipe médica
  4. Avaliação dos resultados
Público alvo
Não se aplica
Divulgação
Não se aplica
Número de participantes
0
Atividades
A proposta da iniciativa e o vídeo foram apresentados à Diretoria de Divisão Médica que capacitou os coordenadores médicos para a realização do processo de sensibilização com as equipes médicas através de apresentação do vídeo institucional e esclarecimentos a respeito.
Resultados
Obtivemos o envolvimento da equipe médica no processo com resultados significativos já na primeira quinzena de sensibilização dos profissionais.

Ficha técnica

Município:
São Paulo
Instituição Responsável:
Hospital Geral de São Mateus
Coordenação da experiência:
Karin Fátima Silveira
Email da coordenação:
hgsm-dirtec@saude.sp.gov.br
Telefone institucional:
(11) 2014-5000
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (implementação de linha de cuidado, regulação, fluxos, etc.)
> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br