2016
-
Sudeste
Uma experiência de articulação: decisão de uma amputação com a integração familiar, a equipe de profissionais da "Estratégia Saúde da Família" e psicóloga.
Uma experiência de articulação

Paciente M.A.N.P, sexo feminino, 57 anos, casada, mãe de três filhos e uma filha, mora com o marido, sua mãe e um dos filhos. Diagnosticada com HAS e DM - uso de insulina, mas uso irregular das medicações orais.
Durante as VD, paciente queixava de dores no MIE, no exame físico: extremidades frias, perfusão periférica do pé E diminuído e HD de Oclusão Arterial, foi solicitado o Scan Doppler Arterial e Venoso do MMII e encaminhada a cirurgia vascular.
Em VD realizada pela enfermagem observava piora da lesão, necrose dorsal do 1º e 5º dedo do pé E, mancha hipercrômica em 1º dedo do "pé sadio" e orientada do risco e gravidade de uma microamputação de extremidade de MMII.
Em Julho a filha a acompanhou para o ambulatório de cirurgia vascular no HCSL, a mesma foi orientada pela equipe da necessidade de realização de amputação ao nível da coxa de MIE, mas optou pela não realização do procedimento e assumiu os riscos que poderiam surgir. Fala da paciente: -"Que da medo da sim, a hora que agente ta indo lá o coração fica desse tamaninho". Após esse episódio foi feito mais uma tentativa, agora com a família, fala do Dr: "-Se eu for em VD e não encontrá-la vou dar pulos de alegria". Paciente então, realizou a amputação após essa reunião com a família.
Já em domicílio a equipe realizou uma visita juntamente com outro paciente com história clínica semelhante. Dessa maneira, observou-se a superação do medo por parte do paciente e familiares, enfrentamento e melhora da qualidade de vida. No momento, paciente encontrá-se em uso regular das medicações, sob o cuidado do seu marido e supervisão da ESF. Fala do marido: "-Eu não vou abandonar, ela ralou comigo, sofreu comigo, agora agente também tem que cuidar dela".

Ficha técnica


Município: 
São Sebastião da Bela Vista

Instituição Responsável: 
Unidade Básica de Saúde Pedro Pinto da Cunha


Coordenador da experiência: 
Enfermeira Lucrécia Costa Fernandes Brandão

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(035) 9 9845 9343

Beneficiados: 
Paciente e familiares


Categoria da experiência: 
Organização da atenção à saúde da pessoa idosa na Rede de Atenção à Saúde (implementação de linha de cuidado, regulação, fluxos, etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br