2013
-
Sul
Segurança no domicílio
Idoso, a sua casa é segura?

Selbach é um pequeno município do Rio Grande do Sul, com 744 habitantes com 60 anos ou mais de idade, que representa cerca de 15 % da população total, quase o dobro da média nacional (8,6 % de idosos - IBGE/PNAD, 2013). O objetivo principal do projeto "Idoso, a sua casa é segura?" foi difundir informações para a prevenção de quedas de idosos no ambiente doméstico.

As ações foram promovidas em duas frentes, a primeira com os próprios idosos, que participaram de atividades educativas com profissionais de saúde qualificados em visitas domiciliares (agentes comunitárias de saúde) e em palestras organizadas localmente. A outra frente foi baseada em visitas a comerciantes e fabricantes de móveis e materiais de construção, para orientá-los a indicar ao cliente idoso materiais e produtos mais seguros para as pessoas idosas.

Também foi elaborado um panfleto com dicas para tornar a casa mais segura, preconizando o uso de piso anti derrapante, luz noturna, corrimãos nas escadas, barras de apoio nos banheiros, assim como remoção de tapetes e extensões e uso de moveis com cantos arredondados. O panfleto foi distribuído entre idosos, cuidadores, agentes comunitários, arquitetos, comerciantes de material de construção e fabricantes de móveis. Ao entregar o panfleto, os comerciantes são capacitados para orientar idosos e seus familiares para que possam identificar os riscos de queda e as medidas para evitá-las.

Além disso, como o município tem uma vasta zona rural, as informações foram difundidas em grupos locais de pessoas idosas, como associações comunitárias, clubes recreativos e reuniões promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde. Para os comerciantes, também foi apresentado um vídeo sobre a prevenção de quedas no ambiente doméstico durante uma das reuniões da Associação Comercial e Industrial de Selbach (ACIS).

O financiamento do projeto ocorreu através da disponibilização de recursos para Projetos de Prevenção de Violências e Acidentes (Portaria 227/2011).

 

 

Ficha técnica


Município: 
Selbach, RS

Instituição Responsável: 
Prefeitura Municipal de Selbach


Coordenador da experiência: 
Jorge Rogelson da Silva

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(54) 3387-1144

Beneficiados: 
600 pessoas idosas


Categoria da experiência: 
Prevenção de doenças e agravos em pessoas idosas (quedas, violência, suicídio, doenças crônicas não transmissíveis, uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas; acidentes de trânsito, saúde sexual e prevenção à ISTs/HIV-Aids e hepatites virais, etc.)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br