Ano: 
2019
Categoria: 
Promoção de atividades intersetoriais que beneficiem pessoas idosas por meio da integração do setor Saúde com: Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Transporte, Ministério Público, dentre outros)
Região da Prática: 
Sul
Município: 
Mercedes
Instituição Responsável: 
Centro de Referência de Assistência Social
Parceiros: 
Secretaria de Saúde
Coordenação da experiência: 
Secretarias de Assistência Social e Saúde
Telefone institucional: 
(45) 3256-8055
Email da coordenação: 
analeticiabartoncello@hotmail.com
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
Conforme Citado no Caderno de Diretrizes para o cuidado das pessoais idosas no SUS: Proposta de Modelo de Atenção Integral XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde de 2011, O Brasil envelhece de forma rápida e intensa. Segundo o Censo IBGE de 2010, a população idosa brasileira é composta por 23 milhões de pessoas, totalizando 11,8% da população total do País. A expectativa de vida para a população brasileira aumentou para 74 anos, sendo 77,7 anos para a mulher e 70,6 para o homem. O aumento da expectativa de vida representa uma importante conquista social e resulta da melhoria das condições de vida, com ampliação do acesso a serviços médicos preventivos e curativos, avanço da tecnologia médica, ampliação da cobertura de saneamento básico, água encanada, esgoto, aumento da escolaridade, da renda, entre outros determinantes sociais. O envelhecimento da população brasileira impactou e trouxe mudanças no perfil demográfico e epidemiológico em todo País, produzindo demandas que requerem respostas das políticas sociais envolvendo o Estado e a sociedade, implicando novas formas de cuidado, em especial aos cuidados prolongados e a atenção domiciliar. Associadas a esse quadro, ocorreram mudanças na composição das famílias brasileiras, no papel da mulher no mercado de trabalho, na queda da taxa de fertilidade e na nupcialidade, resultando em novos desafios a serem enfrentados no cuidado à população idosa, dirigidos principalmente às políticas de saúde, da assistência social e da previdência social. A Política Nacional do Idoso, instituída em 1994 pela Lei 8.842, é um conjunto de ações, planos, metas e decisões desencadeadas pelo Estado, tem por objetivo assegurar os direitos sociais das pessoas maiores de 60 anos, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Entre seus princípios, destaca-se que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de assegurar à pessoa idosa todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, seu bem-estar e seu direito à vida; que o processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral e deve ser objeto de conhecimento e informação para todos; que a pessoa idosa não deve sofrer discriminação de qualquer natureza; que a pessoa idosa deve ser o principal agente e destinatário das transformações a serem efetivadas através das políticas; e que as diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre o meio rural e o urbano deverão ser observadas pelos poderes públicos e pela sociedade em geral, na proposição de políticas públicas e na aplicação da lei. A política de Saúde caminha com seus agentes norteadores de encontro com os de Assistência Social ao passo que a regulamentação do SUS estabelece princípios e direciona a implantação de um modelo de atenção à saúde que priorize a descentralização, a universalidade, a integralidade da atenção, a eqüidade e o controle social, ao mesmo tempo em que incorpora, em sua organização, o princípio da territorialidade para facilitar o acesso das demandas populacionais aos serviços de saúde; Vez que conforme a Portaria N°2.528/2006 o Programa de Saúde da Família (PSF), surge como eixo estruturante para reorganização da prática assistencial, imprimindo nova dinâmica nos serviços de saúde e estabelecendo uma relação de vínculo com a comunidade, humanizando esta prática direcionada à vigilância na saúde, na perspectiva da intersetoralidade. Destarte isso faz com que a Roda de Chimarrão seja instrumento que facilita os agentes operacionalizadores da Política de Saúde a trabalhar as diretrizes já citadas anteriormente, para um público significativo e ao mesmo tempo proporcionar aos idosos o acesso a informação, e a garantia dos seus direitos. O Resultado da soma de diretrizez vem como um meio de estabelecer compromissos e parcerias com diversos setores da sociedade, atuando articuladamente para otimizar serviços e programas de qualidade para os Idosos Mercedenses. Ao passo que um dos princípios dos serviços ofertados para os idosos do município é ofertar uma atenção adequada e digna para os idosos e idosas, principalmente para aquela parcela da população idosa que teve, por uma série de razões, um processo de envelhecimento marcado por doenças e agravos, conflitos familiares e comunitários que impõem sérias limitações ao seu bem-estar. A Política da Pessoa Idosa é transversal e demanda uma articulação entre o órgão gestor da Política e os demais órgãos executores do Plano, sendo uma relação de parceria e atuação conjunta a fim de que somem esforços para realizar cada uma das ações propostas, tornando o Município de Mercedes um espaço propício à vivência da cidadania plena da pessoa idosa de qualquer condição econômica ou social
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Espera-se estabelecer, fortalecer e dar continuidade a compromissos e parcerias com diversos setores da sociedade, atuando articuladamente para otimizar serviços e programas de qualidade para os Idosos Mercedenses. Ao passo que um dos princípios dos serviços ofertados para os idosos do município é ofertar uma atenção adequada e digna para os idosos e idosas, principalmente para aquela parcela da população idosa que teve, por uma série de razões, um processo de envelhecimento marcado por doenças e agravos, conflitos familiares e comunitários que impõem sérias limitações ao seu bem-estar.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Ofertar serviços e desenvolver ações voltadas para o atendimento das necessidades básicas do idoso, mediante a participação das famílias, da sociedade, e de entidades governamentais e não governamentais; • Desenvolver o trabalho social com famílias, de c
• Fomentar o desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. • Proporcionar aos idosos em situação de risco social, como situações de isolamento,
• A prevenção, a promoção, proteção e recuperação da saúde do idoso, mediante ações especificas, como rodas de conversa sobre demandas pertinentes ao cuidado com a saúde do idoso; • Promoção do envelhecimento ativo e saudável; Atenção integral, integrada
• Proporcionar que profissionais de diversas áreas de atuação dentro da secretaria de saúde possam ter um contato diferenciado com a população idosa, indo além do atendimento emergencial e individual, fomentando a importância do trabalho humanizado em fac
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosos do sexo masculino e Feminino, Idosos indendentes que residem sozinhos, idosos dependentes de cuidadores ou familiares mais que ainda tem condições de participar do projeto, idosos em situação de isolamento, idosos usuários do sus e suas.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Convite realizado verbalmente no centro de convivência de idosos, entrega de convite em oficinas, visitas domiciliares e encaminhamentos, sugestões, etc
Onde foi desenvolvida?: 
Não se aplica data de conclusão. O projeto é desenvolvido no Municipio de Mercedes-Paraná, no Centro de referência de Assistência Social -CRAS
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Foram selecionados a partir do acompanhamento realizado pelas secretarias de assistência social, e Saúde assim como houve demanda expontanea.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
20
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
cerca de 45 idosos, sendo estes participantes assíduos ou visitantes.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
40
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Mudança de Cidade, Falecimento ou delimitações devido a questões de saúde.
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Existe um planejamento no inicio do ano das ações que serão desenvolvidas, é realizada uma conversa e um pacto entre os parceiros para desenvolver as atividades durante o ano. Nas terças-Feiras a Equipe do CRAS se organiza a partir das 07:30 com a organização da sala, preparação do lanche, o motorista e mais duas pessoas da equipe se organizam para buscar na residencia os idosos com mobilidade reduzida ou que moram afastados do CRAS, Alguns idosos chegam sozinhos. Quando chegam são recepcionados com a sala pronta para recebe-los, e com chimarrão a disposição. As nove horas da manhã inciam-se as atividades com os profissionais como elencado em cronograma pré definido, trabalhando demandas e temas pertinentes ao conhecimento de cada colaborador, e ao que é pertinente em relação aos idosos que participam. São trabalhados contos, textos reflexivos, dinâmicas de grupo, vivencias, palestras, etc. Posterior as atividades o lanche é servido e posteriormente os idosos são levados para suas casas.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Diante da demanda espontânea, e o aumento do numero de idosos, a estrutura está sendo pequena para atender mais pessoas. porém mesmo com sugestão de mudar de lugar, os idosos se mostram familiarizados com o ambiente não apresentando interesse em dividir o grupo para que a roda aconteça em outro espaço ou em mais de uma manhã.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
A proposta da Roda de Chimarrão surgiu tímida, engajada em um costume entrelaçado no amplo leque de tradições culturais presentes nesta comunidade. O chimarrão tem como papel proporcionar a aproximação dos sujeitos, e proporciona um momento de convivência, e o diálogo. No início os idosos receberam o convite de forma diferenciada com direito a traje típico gaúcho durante algumas tardes de quarta-feira no Clube de Idosos Fé e Esperança, assim como o convite foi estendido a idosos que já frequentavam as oficinas de convivência e fortalecimento de vínculos, e conforme a Equipe Técnica observava a necessidade durante os atendimentos. Nesse período os idosos se mostraram receosos e intimidados, e nos primeiros encontros iniciados em Março de 2014, a Roda de Chimarrão apresentava um número de participantes de aproximadamente de 5 à 10. Ofertando encontros semanais que ocorrem nas terças-feiras pela manhã com duração de uma hora, no Centro de Referência de Assistência Social- CRAS no município de Mercedes-Pr. Sendo que seu desenvolvimento não tem data para finalização, já que atualmente trata-se de um serviço de caráter continuado. Com o passar dos meses a Equipe Técnica observou que os próprios idosos se convidavam para participar do Grupo, assim como surgiu a necessidade de buscar idosos que possuíam mobilidade reduzida e que tinham interesse em participar, e aqueles que faziam parte do público alvo, mais que por questões de território estavam submetidos ao isolamento. Após cinco anos de trabalhos realizados com a demanda citada anteriormente, e com a extensão do serviço totalizam ainda nas terças-feiras de manhã a frequência de 25 à 35 idosos semanalmente, tendo como característica participantes assíduos e a presença esporádica de idosos que estão a passeio na casa de outros idosos que frequentam a Roda de Chimarrão e os convidam. 8. IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO No início da oferta do serviço o mesmo era desenvolvido somente pelas Técnicas de referência do CRAS, sendo uma Psicóloga e Assistente Social. No entanto com o passar dos anos e observando as demandas pertinentes ao referido público, observou-se a necessidade de incluir a Secretaria de Saúde, visto que a gestão também compreendeu que tratava-se de uma oportunidade de fortalecer o canal de ações protetivas e de garantia de direitos e deveres da pessoa idosa; dando visibilidade na comunidade de modo geral ao referido projeto. A secretaria de assistência social acredita que este projeto tem sido de grande relevância na efetividade do trabalho de prevenção e fortalecimento de vínculos, mais também da possibilidade de ofertar a convivência social e comunitária; e até mesmo fortalecer o trabalho em rede com diversos profissionais alocados em serviços que atendem ou tem foco no atendimento das famílias e da pessoa idosa principalmente. O resultado foi positivo devido a aceitação dos colaboradores, a ampliação do leque de temas e atividades ofertadas aos idosos participantes, tornando o espaço atrativo para os mesmos. Sabedores que o Município de Mercedes é de Pequeno Porte 1, as ações desenvolvidas pelas políticas públicas municipais se destacam devido a sua inovação e excelência. Reforçasse esta questão ao passo que o Projeto da Roda de Chimarrão é destaque entre o diálogo com profissionais de outros municípios, tornando-se referência na atenção com a pessoa idosa. Destarte ainda abre visibilidade para que a própria comunidade visualize no referido projeto a oportunidade de participar e desenvolver ações, assim como ser laboratório tanto a nível municipal com ações intergeracionais realizadas com crianças da Rede Municipal e Estadual de Ensino, assim como de participação de Universidades que proporcionam aos seus alunos residentes no município de Mercedes a oportunidade de usufruir de um espaço rico para pesquisas, interação e agregação de conhecimento cientifico e vivencial. Porém mais importante do que a quantidade de participantes é o resultado desta ação enquanto Equipe Técnica que repercute na qualidade do serviço ofertado, na ampliação do trabalho de prevenção sobre tudo que está relacionado a garantia dos direitos da pessoa idosa e na sua qualidade de vida. Enquanto resultado coletado nas famílias dos idosos que participam da oficina, é de melhoria no comportamento, no diálogo e na negociação para promoção da qualidade de vida, relacionamento familiar e cuidados necessários com a pessoa idosa. Trata-se de um instrumento de planejamento, logo, se adequará conforme as condições que se estabelecem no âmbito das Políticas Públicas voltadas a pessoa idosa, com a criação de novos programas e projetos de acordo com o que for preconizado em parceria entre sociedade civil e poder público, tanto no acompanhamento das metas e ações previstas neste documento, assim como a avaliação anual dos objetivos atingidos e metas a serem repactuadas
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
O resultado foi positivo devido a aceitação dos colaboradores, a ampliação do leque de temas e atividades ofertadas aos idosos participantes, tornando o espaço atrativo para os mesmos
ações desenvolvidas pelas políticas públicas municipais se destacam devido a sua inovação e excelência. Reforçasse esta questão ao passo que o Projeto da Roda de Chimarrão é destaque entre o diálogo com profissionais de outros municípios, tornando-se refe
• A prevenção, a promoção, proteção e recuperação da saúde do idoso, mediante ações especificas, como rodas de conversa sobre demandas pertinentes ao cuidado com a saúde do idoso;
• Desenvolver o trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria da qualidade de
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
os idosos se mostraram receosos e intimidados, e nos primeiros encontros iniciados em Março de 2014, a Roda de Chimarrão apresentava um número de participantes de aproximadamente de 5 à 10. Ofertando encontros semanais que ocorrem nas terças-feiras pela manhã com duração de uma hora, no Centro de Referência de Assistência Social- CRAS no município de Mercedes-Pr. Sendo que seu desenvolvimento não tem data para finalização, já que atualmente trata-se de um serviço de caráter continuado. Com o passar dos meses a Equipe Técnica observou que os próprios idosos se convidavam para participar do Grupo, assim como surgiu a necessidade de buscar idosos que possuíam mobilidade reduzida e que tinham interesse em participar, e aqueles que faziam parte do público alvo, mais que por questões de território estavam submetidos ao isolamento. Após cinco anos de trabalhos realizados com a demanda citada anteriormente, e com a extensão do serviço totalizam ainda nas terças-feiras de manhã a frequência de 25 à 35 idosos semanalmente, tendo como característica participantes assíduos e a presença esporádica de idosos que estão a passeio na casa de outros idosos que frequentam a Roda de Chimarrão e os convidam. Acompanhamento indireto e direto de cerca de 130 famílias. Excelente adesão a intervenções de casos em que houve necessidade de acompanhamento complementar ou emergencial , apresentando 90% de adesão e resolutividade.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
semanalmente
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Os pontos positivos são possibilidade de ações de prevenção, proteção, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, adesão dos idosos a serviços ofertados pela Secretaria de Saúde, fomento de campanhas, resolutividade e aceitação de intervenções tanto na área da saúde como de assistência social.
Quais as limitações da experiência?: 
Resursos de incentivo a boa prática, já que é referência na região.
2019
-
Sul
RODA DE CHIMARRÃO: CONVIVENDO PARA INCLUIR
Introdução
Conforme Citado no Caderno de Diretrizes para o cuidado das pessoais idosas no SUS: Proposta de Modelo de Atenção Integral XXX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde de 2011, O Brasil envelhece de forma rápida e intensa. Segundo o Censo IBGE de 2010, a população idosa brasileira é composta por 23 milhões de pessoas, totalizando 11,8% da população total do País. A expectativa de vida para a população brasileira aumentou para 74 anos, sendo 77,7 anos para a mulher e 70,6 para o homem. O aumento da expectativa de vida representa uma importante conquista social e resulta da melhoria das condições de vida, com ampliação do acesso a serviços médicos preventivos e curativos, avanço da tecnologia médica, ampliação da cobertura de saneamento básico, água encanada, esgoto, aumento da escolaridade, da renda, entre outros determinantes sociais. O envelhecimento da população brasileira impactou e trouxe mudanças no perfil demográfico e epidemiológico em todo País, produzindo demandas que requerem respostas das políticas sociais envolvendo o Estado e a sociedade, implicando novas formas de cuidado, em especial aos cuidados prolongados e a atenção domiciliar. Associadas a esse quadro, ocorreram mudanças na composição das famílias brasileiras, no papel da mulher no mercado de trabalho, na queda da taxa de fertilidade e na nupcialidade, resultando em novos desafios a serem enfrentados no cuidado à população idosa, dirigidos principalmente às políticas de saúde, da assistência social e da previdência social. A Política Nacional do Idoso, instituída em 1994 pela Lei 8.842, é um conjunto de ações, planos, metas e decisões desencadeadas pelo Estado, tem por objetivo assegurar os direitos sociais das pessoas maiores de 60 anos, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Entre seus princípios, destaca-se que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de assegurar à pessoa idosa todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, seu bem-estar e seu direito à vida; que o processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral e deve ser objeto de conhecimento e informação para todos; que a pessoa idosa não deve sofrer discriminação de qualquer natureza; que a pessoa idosa deve ser o principal agente e destinatário das transformações a serem efetivadas através das políticas; e que as diferenças econômicas, sociais, regionais e, particularmente, as contradições entre o meio rural e o urbano deverão ser observadas pelos poderes públicos e pela sociedade em geral, na proposição de políticas públicas e na aplicação da lei. A política de Saúde caminha com seus agentes norteadores de encontro com os de Assistência Social ao passo que a regulamentação do SUS estabelece princípios e direciona a implantação de um modelo de atenção à saúde que priorize a descentralização, a universalidade, a integralidade da atenção, a eqüidade e o controle social, ao mesmo tempo em que incorpora, em sua organização, o princípio da territorialidade para facilitar o acesso das demandas populacionais aos serviços de saúde; Vez que conforme a Portaria N°2.528/2006 o Programa de Saúde da Família (PSF), surge como eixo estruturante para reorganização da prática assistencial, imprimindo nova dinâmica nos serviços de saúde e estabelecendo uma relação de vínculo com a comunidade, humanizando esta prática direcionada à vigilância na saúde, na perspectiva da intersetoralidade. Destarte isso faz com que a Roda de Chimarrão seja instrumento que facilita os agentes operacionalizadores da Política de Saúde a trabalhar as diretrizes já citadas anteriormente, para um público significativo e ao mesmo tempo proporcionar aos idosos o acesso a informação, e a garantia dos seus direitos. O Resultado da soma de diretrizez vem como um meio de estabelecer compromissos e parcerias com diversos setores da sociedade, atuando articuladamente para otimizar serviços e programas de qualidade para os Idosos Mercedenses. Ao passo que um dos princípios dos serviços ofertados para os idosos do município é ofertar uma atenção adequada e digna para os idosos e idosas, principalmente para aquela parcela da população idosa que teve, por uma série de razões, um processo de envelhecimento marcado por doenças e agravos, conflitos familiares e comunitários que impõem sérias limitações ao seu bem-estar. A Política da Pessoa Idosa é transversal e demanda uma articulação entre o órgão gestor da Política e os demais órgãos executores do Plano, sendo uma relação de parceria e atuação conjunta a fim de que somem esforços para realizar cada uma das ações propostas, tornando o Município de Mercedes um espaço propício à vivência da cidadania plena da pessoa idosa de qualquer condição econômica ou social
Objetivos
Espera-se estabelecer, fortalecer e dar continuidade a compromissos e parcerias com diversos setores da sociedade, atuando articuladamente para otimizar serviços e programas de qualidade para os Idosos Mercedenses. Ao passo que um dos princípios dos serviços ofertados para os idosos do município é ofertar uma atenção adequada e digna para os idosos e idosas, principalmente para aquela parcela da população idosa que teve, por uma série de razões, um processo de envelhecimento marcado por doenças e agravos, conflitos familiares e comunitários que impõem sérias limitações ao seu bem-estar.
Metas
  1. Ofertar serviços e desenvolver ações voltadas para o atendimento das necessidades básicas do idoso, mediante a participação das famílias, da sociedade, e de entidades governamentais e não governamentais; • Desenvolver o trabalho social com famílias, de c
  2. • Fomentar o desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. • Proporcionar aos idosos em situação de risco social, como situações de isolamento,
  3. • A prevenção, a promoção, proteção e recuperação da saúde do idoso, mediante ações especificas, como rodas de conversa sobre demandas pertinentes ao cuidado com a saúde do idoso; • Promoção do envelhecimento ativo e saudável; Atenção integral, integrada
  4. • Proporcionar que profissionais de diversas áreas de atuação dentro da secretaria de saúde possam ter um contato diferenciado com a população idosa, indo além do atendimento emergencial e individual, fomentando a importância do trabalho humanizado em fac
Público alvo
Idosos do sexo masculino e Feminino, Idosos indendentes que residem sozinhos, idosos dependentes de cuidadores ou familiares mais que ainda tem condições de participar do projeto, idosos em situação de isolamento, idosos usuários do sus e suas.
Divulgação
Convite realizado verbalmente no centro de convivência de idosos, entrega de convite em oficinas, visitas domiciliares e encaminhamentos, sugestões, etc
Número de participantes
40
Atividades
Existe um planejamento no inicio do ano das ações que serão desenvolvidas, é realizada uma conversa e um pacto entre os parceiros para desenvolver as atividades durante o ano. Nas terças-Feiras a Equipe do CRAS se organiza a partir das 07:30 com a organização da sala, preparação do lanche, o motorista e mais duas pessoas da equipe se organizam para buscar na residencia os idosos com mobilidade reduzida ou que moram afastados do CRAS, Alguns idosos chegam sozinhos. Quando chegam são recepcionados com a sala pronta para recebe-los, e com chimarrão a disposição. As nove horas da manhã inciam-se as atividades com os profissionais como elencado em cronograma pré definido, trabalhando demandas e temas pertinentes ao conhecimento de cada colaborador, e ao que é pertinente em relação aos idosos que participam. São trabalhados contos, textos reflexivos, dinâmicas de grupo, vivencias, palestras, etc. Posterior as atividades o lanche é servido e posteriormente os idosos são levados para suas casas.
Resultados
A proposta da Roda de Chimarrão surgiu tímida, engajada em um costume entrelaçado no amplo leque de tradições culturais presentes nesta comunidade. O chimarrão tem como papel proporcionar a aproximação dos sujeitos, e proporciona um momento de convivência, e o diálogo. No início os idosos receberam o convite de forma diferenciada com direito a traje típico gaúcho durante algumas tardes de quarta-feira no Clube de Idosos Fé e Esperança, assim como o convite foi estendido a idosos que já frequentavam as oficinas de convivência e fortalecimento de vínculos, e conforme a Equipe Técnica observava a necessidade durante os atendimentos. Nesse período os idosos se mostraram receosos e intimidados, e nos primeiros encontros iniciados em Março de 2014, a Roda de Chimarrão apresentava um número de participantes de aproximadamente de 5 à 10. Ofertando encontros semanais que ocorrem nas terças-feiras pela manhã com duração de uma hora, no Centro de Referência de Assistência Social- CRAS no município de Mercedes-Pr. Sendo que seu desenvolvimento não tem data para finalização, já que atualmente trata-se de um serviço de caráter continuado. Com o passar dos meses a Equipe Técnica observou que os próprios idosos se convidavam para participar do Grupo, assim como surgiu a necessidade de buscar idosos que possuíam mobilidade reduzida e que tinham interesse em participar, e aqueles que faziam parte do público alvo, mais que por questões de território estavam submetidos ao isolamento. Após cinco anos de trabalhos realizados com a demanda citada anteriormente, e com a extensão do serviço totalizam ainda nas terças-feiras de manhã a frequência de 25 à 35 idosos semanalmente, tendo como característica participantes assíduos e a presença esporádica de idosos que estão a passeio na casa de outros idosos que frequentam a Roda de Chimarrão e os convidam. 8. IMPLEMENTAÇÃO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO No início da oferta do serviço o mesmo era desenvolvido somente pelas Técnicas de referência do CRAS, sendo uma Psicóloga e Assistente Social. No entanto com o passar dos anos e observando as demandas pertinentes ao referido público, observou-se a necessidade de incluir a Secretaria de Saúde, visto que a gestão também compreendeu que tratava-se de uma oportunidade de fortalecer o canal de ações protetivas e de garantia de direitos e deveres da pessoa idosa; dando visibilidade na comunidade de modo geral ao referido projeto. A secretaria de assistência social acredita que este projeto tem sido de grande relevância na efetividade do trabalho de prevenção e fortalecimento de vínculos, mais também da possibilidade de ofertar a convivência social e comunitária; e até mesmo fortalecer o trabalho em rede com diversos profissionais alocados em serviços que atendem ou tem foco no atendimento das famílias e da pessoa idosa principalmente. O resultado foi positivo devido a aceitação dos colaboradores, a ampliação do leque de temas e atividades ofertadas aos idosos participantes, tornando o espaço atrativo para os mesmos. Sabedores que o Município de Mercedes é de Pequeno Porte 1, as ações desenvolvidas pelas políticas públicas municipais se destacam devido a sua inovação e excelência. Reforçasse esta questão ao passo que o Projeto da Roda de Chimarrão é destaque entre o diálogo com profissionais de outros municípios, tornando-se referência na atenção com a pessoa idosa. Destarte ainda abre visibilidade para que a própria comunidade visualize no referido projeto a oportunidade de participar e desenvolver ações, assim como ser laboratório tanto a nível municipal com ações intergeracionais realizadas com crianças da Rede Municipal e Estadual de Ensino, assim como de participação de Universidades que proporcionam aos seus alunos residentes no município de Mercedes a oportunidade de usufruir de um espaço rico para pesquisas, interação e agregação de conhecimento cientifico e vivencial. Porém mais importante do que a quantidade de participantes é o resultado desta ação enquanto Equipe Técnica que repercute na qualidade do serviço ofertado, na ampliação do trabalho de prevenção sobre tudo que está relacionado a garantia dos direitos da pessoa idosa e na sua qualidade de vida. Enquanto resultado coletado nas famílias dos idosos que participam da oficina, é de melhoria no comportamento, no diálogo e na negociação para promoção da qualidade de vida, relacionamento familiar e cuidados necessários com a pessoa idosa. Trata-se de um instrumento de planejamento, logo, se adequará conforme as condições que se estabelecem no âmbito das Políticas Públicas voltadas a pessoa idosa, com a criação de novos programas e projetos de acordo com o que for preconizado em parceria entre sociedade civil e poder público, tanto no acompanhamento das metas e ações previstas neste documento, assim como a avaliação anual dos objetivos atingidos e metas a serem repactuadas

Ficha técnica

Município:
Mercedes
Instituição Responsável:
Centro de Referência de Assistência Social
Coordenação da experiência:
Secretarias de Assistência Social e Saúde
Email da coordenação:
analeticiabartoncello@hotmail.com
Telefone institucional:
(45) 3256-8055
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Promoção de atividades intersetoriais que beneficiem pessoas idosas por meio da integração do setor Saúde com: Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Transporte, Ministério Público, dentre outros)
Parceiros:
Secretaria de Saúde
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Telefone: (61) 3315-6226
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