Ano: 
2018
Categoria: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
Região da Prática: 
Nordeste
Município: 
Santa Cruz
Instituição Responsável: 
FACISA UFRN
Parceiros: 
Secretária Municipal de Saúde de Santa Cruz
Coordenação da experiência: 
Thaiza Teixeira Xavier Nobre
Telefone institucional: 
(84) 3291-2411
Email da coordenação: 
thaizax@ufrnet.br
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
O envelhecimento é um processo que vem ocorrendo de forma acelerada mundialmente, sendo esse crescimento tanto proporcional quanto absoluto, indicando aumento da população idosa (BRASIL, 2010). O Brasil está acompanhando essa transição demográfica com o aumento da população idosa e declínio dos índices de natalidade, dessa forma crescem as demandas desse grupo nos serviços de saúde causado pelo aumento do número de doenças e perda de autonomia (MENDES, 2012). Estigmas negativos são associados ao processo de envelhecimento, tendo o declínio biológico como um de seus pilares, ocasionalmente acompanhado de doenças e dificuldades funcionais com o avançar da idade (BRASIL, 2010). O déficit funcional resultante do processo de envelhecimento irá incapacitar o indivíduo de desenvolver a maioria das Atividades de Vida Diária (AVD), sendo necessárias intervenções multiprofissionais e interprofissionais para a manutenção da funcionalidade e prevenção dos comprometimentos motores, cognitivos e psicossociais que podem ser ocasionados durante o envelhecimento (BARBOSA, ALMEIDA, ROSSI-BARBOSA, 2014) (COELHO, BURINI, 2009). Considerando que o declínio do desempenho motor decorrente do processo de envelhecimento encontra-se associado às doenças degenerativas, ao estilo de vida ou a combinação desses fatores (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013) Percebeu-se a necessidade do desenvolvimento de ações de saúde com as pessoas idosos. Mediante ser uma das prioridades do Pacto pela Vida realizado em 2006 em defesa do SUS em gestão (BRASIL, 2010), se justifica a realização de ações assistenciais, educativas, sociais e culturais que primem pelo respeito e qualidade de vida no cenário da saúde para Re-envelhecermos prevenindo doenças e com vitalidade.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
• Promover atividades educacionais de cuidado com a Saúde da pessoa idosa; • Empoderar as pessoas idosas nos seus direitos e deveres; • Realizar intervenção nas áreas da educação e saúde das pessoas idosas atendidas na Estratégia de Saúde da Família do município de Santa Cruz; • Desenvolver materiais educativos com a participação dos discentes envolvidos no projeto, com a equipe da ESF e com os grupos dos idosos visando trabalhar as demandas/assuntos de interesse dos idosos; • Desenvolver atividades físicas na manutenção do cuidado corporal e melhoria na funcionalidade; • Implementar o cuidado com a alimentação saudável no envelhecimento; • Dá visibilidade ao idoso com sua inserção na sociedade;
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
1 – Promover o envelhecimento ativo e qualidade de vida na população idosa.
2 - Executar ações de Educação Popular em Saúde.
3 – Implementar o cuidado interprofissional na saúde do Idoso.
4 – Incentivar a participação ativa dos idosos nas intervenções de saúde.
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Predominaram as mulheres idosas, acompanhados pela Atenção Básica, com idade entre 62 e 80 anos, portadores de doenças crônicas não degenerativas como diabetes e hipertensão arterial sistêmica.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
A divulgação das ações ocorreram por meio de convites feitos pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e nas reuniões mensais dos usuários diabéticos e hipertensos que ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Onde foi desenvolvida?: 
As experiências vem sendo realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Centro e DNE/R no município de Santa Cruz/RN, sala de atendimento em grupo e na Piscina terapêutica da Clínica Escola de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA) da UFRN, as atividades foram elaboradas pelos discentes dos cursos Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia e monitorados pelos docentes vinculados a FACISA e profissionais da Rede de Saúde. As unidades fazem parte da rede de atenção básica do município, onde abrangem um grande grupo de idosos estimados em 600 assistidos pelas UBS. Os idosos foram convocados nas UBS, de acordo com a demanda foram divididos em grupos contendo entre 30 a 40 idosos para as atividades de educação em saúde e físicas em grupo.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Foram selecionados os idosos que são participantes dos grupos já existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo incentivados a participarem das intervenções tanto os que possuem doenças crônicas não transmissíveis (visando tanto o controle das doen
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
100
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
No primeiro ano (2015) participaram 16 idosos no grupo da piscina (8 idosos para cada subgrupo), 24 idosos no grupo solo (12 para cada subgrupo) e 12 idosos no grupo da unidade Básica. No segundo ano (2016) participaram 16 idosos no grupo da piscina (8 idosos para cada subgrupo), 20 idosos no grupo solo (10 para cada subgrupo) e 12 idosos no grupo da unidade Básica. No terceiro ano (2017) participaram 09 idosos no grupo da piscina e 12 idosos no grupo solo.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
121
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Surgimento de doenças como a dengue, lesão por quedas, dificuldade para chegar até o local da intervenção.
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
As atividades foram realizadas duas vezes na semana e com tempo de 1h e 30 min de duração divididas em dois momentos: - Primeiramente foram promovidas atividades educacionais de cuidado com a saúde. Essa abordagem foi multiprofissional e envolveu temas relacionados aos quatro cursos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí. Essa atividade teve duração de 30 min. As atividades envolveram a pessoa idosa na busca de melhoria e manutenção de sua saúde, criou-se debates por meio do estabelecimento da roda de conversas, criando um ambiente de confiança, solidariedade e fortaleza comunitária com os temas de higiene, corporal e doenças ou riscos ligados à vulnerabilidade; Transtornos psíquicos mais comuns como depressão e ansiedade; Violência contra o idoso; Mal de Alzheimer; Empoderamento da pessoa idosa; Riscos de violência e exposição a situações de vulnerabilidade.; A atividade física na promoção daqualidade de vida; A auto percepção acerca do envelhecimento; - A motivação na promoção do bem-estar; O autocuidado nas condições crônicas; A educação em saúde em prol do envelhecimento ativo; Alimentação saudável; Alimentos e exercícios no aumento da densidade óssea; Postura adequada; O que é osteoporose e como trata-la?; Edemas, o que são e como diminuir os sintomas?; Diabetes, como controla-lo?; Hipertensão, como controla-la?; Os benefícios da hidroterapia para uma terceira idade ativa; Importância da hidroterapia no melhoramento do equilíbrio e autonomia de idosos; Atenção à saúde do idoso para a prevenção de quedas; A prática de exercício nas academias de saúde; Importância do exercício físico para o envelhecimento ativo; Prática de exercícios domiciliares: uma abordagem de educação em saúde; Trabalho multidisciplinar para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. O segundo momento foi a realização das atividades físicas nas UBSs, na sala de grupo e na piscina terapêutica na clínica escola da FACISA que teve duração de 50 min. A intervenção foi realizada em grupo, pelos alunos capacitados com supervisão direta dos docentes do curso de fisioterapia, duas vezes por semana com duração de uma hora, através de: aquecimento, cinesioterapia respiratória associada a exercícios de membros superiores, exercícios de membros inferiores, exercícios com estímulos proprioceptivos e de equilíbrio e relaxamento. As etapas encontram-se descritas abaixo: No solo: Etapa 1 – Aquecimento inicial: consiste em andar na esteira elétrica ou na bicicleta ou no solo. No ambiente aquático utiliza-se uma leve caminha na piscina, podendo incorporar exercícios com os membros superiores. Etapa 2- Cinesioterapia respiratória associada a exercícios de membros superiores: (foram utilizados colchonetes, halteres, bastões e bolas “Macarrão”, halteres para piscina). Exercício ativo/resistido de adução-abdução horizontal da articulação do ombro. Exercício ativo/resistido de flexão-extensão da articulação do ombro. Exercício ativo/resistido de flexão lateral de tronco. Exercício ativo/resistido de rotação lateral de tronco. Exercício ativo em cadeia cinética fechada para membros superiores. Exercícios respiratórios. Etapa 3- Exercícios de membros inferiores foram utilizados colchonetes,caneleiras e bolas). Exercício ativo/resistido de adução-abdução da articulação do quadril. Exercício ativo/resistido de flexão-extensão da articulação do quadril e joelho. Exercício ativo/resistido de flexão dorsal do pé. Exercício ativo/resistido de ponte. Exercício ativo em cadeia cinética fechada para membros inferiores. Etapa 4- Os exercícios com estímulos proprioceptivos e de equilíbrio- que incluiu caminhada sobre superfícies com diferente nível de estabilidade através da interposição de colchonetes, conforme a progressão dos idosos, exercícios em cama elástica, discos de propriocepção, balancim, pranchas de Freeman e tábua instável, estas atividades aconteceram com os olhos abertos e, sempre que possível, com os olhos fechados.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Ao longo das atividades algumas dificuldades foram surgindo, dentre elas podemos citar: a manutenção da piscina que algumas vezes foi ineficiente impossibilitando o uso, o transporte de alguns idosos para a clínica escola da Universidade. A falta de recursos humanos e espaço adequado para atividades em grupo na UBS.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Foi observado melhorias na qualidade de vida dos idosos atendidos pelo projeto; Maior sociabilização das pessoas idosas; Melhoria no autocuidado e autogerenciamento de saúde das pessoas idosas; Maior proximidade entre profissionais de saúde, pessoas idosas e Universidade; Entendimento como o indivíduo idoso sofre influências sociais, econômicas e culturais as quais estão intimamente relacionadas a saúde; Vivencia interdisciplinar na educação em saúde realizada para os usuários e profissionais vinculados a UBS participantes, com práticas de atividades físicas para melhorar e promover o desempenho funcional, bem como a autonomia das pessoas idosas; Implementação de espaço para planejamento de ações em saúde do idoso e enfrentamento das condições crônicas não transmissíveis.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Tanto no instrumento SF36 quanto no WHOQOL-Bref que avaliam a qualidade de vida, observou-se melhoria da QV em idosos ativos quando comparados aos idosos sedentários (não participantes da experiência para Re Envelhecer)
Ao serem estimulados a realizarem educação alimentar tanto na escolha quanto na ingestão dos alimentos, a terem cuidados com o horário correto das medicações, ao aferirem sua pressão arterial, ao realizarem exercícios e melhorem a força dos seus músculos
Reuniões periódicas entre os profissionais de forma a implementar ações para melhoria da qualidade de vida, promoção de saúde e prevenção de doenças.
Por meio de indicadores obtidos nestas experiências exitosas é dado o retorno da melhoria e da importância do cuidado com a saúde
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
1- Idosos atendidos: 121 2- Número de atendimentos anuais: 96 3- Visita domiciliares: 10 4- Melhoria do estado coginitivo: após 6 meses de intervenção os idosos foram reavaliados e apresentaram significância estatística no Mini Exame do Estado Mental. 5- Melhoria da funcionalidade: após 6 meses de intervenção os idosos foram reavaliados e apresentaram significância nos resultados da Escala Motora para terceira Idade. 6- Melhoria do sono: após 6 meses de intervenção os idosos foram reavaliados e apresentaram melhora do sono na Escala de Sonolência de Epworth e escala de qualidade de sono de Pittsburg.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
A cada três meses os resultados dos instrumentos de avaliação são apresentados.
2018
-
Nordeste
RE-ENVELHECER: intervenções multiprofissionais no envelhecimento ativo e educação popular em saúde na atenção básica

TÍTULO COMPLETO: RE-ENVELHECER: intervenções multiprofissionais no envelhecimento ativo e educação popular em saúde na atenção básica

INTRODUÇÃO

O envelhecimento é um processo que vem ocorrendo de forma acelerada mundialmente, sendo esse crescimento tanto proporcional quanto absoluto, indicando aumento da população idosa (BRASIL, 2010). O Brasil está acompanhando essa transição demográfica com o aumento da população idosa e declínio dos índices de natalidade, dessa forma crescem as demandas desse grupo nos serviços de saúde causado pelo aumento do número de doenças e perda de autonomia (MENDES, 2012). Estigmas negativos são associados ao processo de envelhecimento, tendo o declínio biológico como um de seus pilares, ocasionalmente acompanhado de doenças e dificuldades funcionais com o avançar da idade (BRASIL, 2010). O déficit funcional resultante do processo de envelhecimento irá incapacitar o indivíduo de desenvolver a maioria das Atividades de Vida Diária (AVD), sendo necessárias intervenções multiprofissionais e interprofissionais para a manutenção da funcionalidade e prevenção dos comprometimentos motores, cognitivos e psicossociais que podem ser ocasionados durante o envelhecimento (BARBOSA, ALMEIDA, ROSSI-BARBOSA, 2014) (COELHO, BURINI, 2009). Considerando que o declínio do desempenho motor decorrente do processo de envelhecimento encontra-se associado às doenças degenerativas, ao estilo de vida ou a combinação desses fatores (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013) Percebeu-se a necessidade do desenvolvimento de ações de saúde com as pessoas idosos. Mediante ser uma das prioridades do Pacto pela Vida realizado em 2006 em defesa do SUS em gestão (BRASIL, 2010), se justifica a realização de ações assistenciais, educativas, sociais e culturais que primem pelo respeito e qualidade de vida no cenário da saúde para Re-envelhecermos prevenindo doenças e com vitalidade.

OBJETIVOS

  • Promover atividades educacionais de cuidado com a Saúde da pessoa idosa;
  • Empoderar as pessoas idosas nos seus direitos e deveres;
  • Realizar intervenção nas áreas da educação e saúde das pessoas idosas atendidas na Estratégia de Saúde da Família do município de Santa Cruz;
  • Desenvolver materiais educativos com a participação dos discentes envolvidos no projeto, com a equipe da ESF e com os grupos dos idosos visando trabalhar as demandas/assuntos de interesse dos idosos;
  • Desenvolver atividades físicas na manutenção do cuidado corporal e melhoria na funcionalidade;
  • Implementar o cuidado com a alimentação saudável no envelhecimento;
  • Dá visibilidade ao idoso com sua inserção na sociedade.

METAS

  • Promover o envelhecimento ativo e qualidade de vida na população idosa;
  • Executar ações de Educação Popular em Saúde;
  • Implementar o cuidado interprofissional na saúde do Idoso;
  • Incentivar a participação ativa dos idosos nas intervenções de saúde.

PÚBLICO-ALVO

Predominaram as mulheres idosas, acompanhados pela Atenção Básica, com idade entre 62 e 80 anos, portadores de doenças crônicas não degenerativas como diabetes e hipertensão arterial sistêmica.

NÚMERO DE PARTICIPANTES

100

DIVULGAÇÃO

A divulgação das ações ocorreram por meio de convites feitos pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e nas reuniões mensais dos usuários diabéticos e hipertensos que ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

ATIVIDADES

As atividades foram realizadas duas vezes na semana e com tempo de 1h e 30 min de duração divididas em dois momentos: - Primeiramente foram promovidas atividades educacionais de cuidado com a saúde. Essa abordagem foi multiprofissional e envolveu temas relacionados aos quatro cursos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí. Essa atividade teve duração de 30 min. As atividades envolveram a pessoa idosa na busca de melhoria e manutenção de sua saúde, criou-se debates por meio do estabelecimento da roda de conversas, criando um ambiente de confiança, solidariedade e fortaleza comunitária com os temas de higiene, corporal e doenças ou riscos ligados à vulnerabilidade; Transtornos psíquicos mais comuns como depressão e ansiedade; Violência contra o idoso; Mal de Alzheimer; Empoderamento da pessoa idosa; Riscos de violência e exposição a situações de vulnerabilidade.; A atividade física na promoção da qualidade de vida; A auto percepção acerca do envelhecimento; - A motivação na promoção do bem-estar; O autocuidado nas condições crônicas; A educação em saúde em prol do envelhecimento ativo; Alimentação saudável; Alimentos e exercícios no aumento da densidade óssea; Postura adequada; O que é osteoporose e como trata-la?; Edemas, o que são e como diminuir os sintomas?; Diabetes, como controla-lo?; Hipertensão, como controla-la?; Os benefícios da hidroterapia para uma terceira idade ativa; Importância da hidroterapia no melhoramento do equilíbrio e autonomia de idosos; Atenção à saúde do idoso para a prevenção de quedas; A prática de exercício nas academias de saúde; Importância do exercício físico para o envelhecimento ativo; Prática de exercícios domiciliares: uma abordagem de educação em saúde; Trabalho multidisciplinar para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. O segundo momento foi a realização das atividades físicas nas UBSs, na sala de grupo e na piscina terapêutica na clínica escola da FACISA que teve duração de 50 min. A intervenção foi realizada em grupo, pelos alunos capacitados com supervisão direta dos docentes do curso de fisioterapia, duas vezes por semana com duração de uma hora, através de: aquecimento, cinesioterapia respiratória associada a exercícios de membros superiores, exercícios de membros inferiores, exercícios com estímulos proprioceptivos e de equilíbrio e relaxamento. As etapas encontram-se descritas abaixo: No solo: Etapa 1 – Aquecimento inicial: consiste em andar na esteira elétrica ou na bicicleta ou no solo. No ambiente aquático utiliza-se uma leve caminha na piscina, podendo incorporar exercícios com os membros superiores. Etapa 2- Cinesioterapia respiratória associada a exercícios de membros superiores: (foram utilizados colchonetes, halteres, bastões e bolas “Macarrão”, halteres para piscina). Exercício ativo/resistido de adução-abdução horizontal da articulação do ombro. Exercício ativo/resistido de flexão-extensão da articulação do ombro. Exercício ativo/resistido de flexão lateral de tronco. Exercício ativo/resistido de rotação lateral de tronco. Exercício ativo em cadeia cinética fechada para membros superiores. Exercícios respiratórios. Etapa 3- Exercícios de membros inferiores foram utilizados colchonetes,caneleiras e bolas). Exercício ativo/resistido de adução-abdução da articulação do quadril. Exercício ativo/resistido de flexão-extensão da articulação do quadril e joelho. Exercício ativo/resistido de flexão dorsal do pé. Exercício ativo/resistido de ponte. Exercício ativo em cadeia cinética fechada para membros inferiores. Etapa 4- Os exercícios com estímulos proprioceptivos e de equilíbrio- que incluiu caminhada sobre superfícies com diferente nível de estabilidade através da interposição de colchonetes, conforme a progressão dos idosos, exercícios em cama elástica, discos de propriocepção, balancim, pranchas de Freeman e tábua instável, estas atividades aconteceram com os olhos abertos e, sempre que possível, com os olhos fechados.

EQUIPE

20 Agentes comunitários de Saúde

02 Fisioterapeutas supervisores

08 alunos de Fisioterapia

04 Enfermeiros Supervisores

04 alunos de Enfermagem

02 Nutricionistas supervisores

06 alunos de nutrição

02 Psicólogos

02 alunos de psicologia

EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS

  • As experiências foram realizadas em diversos locais: Sala de atendimento em grupo (ambiente fechado com ar condicionado e com chão emborrachado); sala da unidade básica de saúde; piscina terapêutica aquecida e coberta; consultório de avaliação clínica.

MATERIAL PERMANENTE

  • Câmera fotográfica digital - R$ 610,00
  • Impressora - R$ 350,00
  • Som portátil - R$ 250,00
  • Tinta para impressora - R$ 240,00

SUB-TOTAL (EQUIP. MATERIAL PERMANENTE) 7.0 R$ 1.450,00

MATERIAL DE CONSUMO

  • Faixa elástica thera band 1m – forte - R$ 200,00
  • Halter emborrachado - 2kg - R$ 240,00
  • Tornozeleira – 2 kg -  R$ 400,00
  • Halter emborrachado - 4 kg - R$ 400,00
  • Resma de folha - R$ 50,00
  • Faixa elástica thera band 1m – suave - R$ 200,00
  • Faixa elástica thera band 1m – média - R$ 200,00
  • Halter emborrachado - 1 kg - R$ 160,00
  • Tornozeleira – 4 kg - R$ 500,00
  • Halter Eva - R$360,00
  • Macarrão Hidro Tubo - R$ 120,00
  • Halter emborrachado - R$ 320,00
  • Bola suíça 55 cm - R$ 120,00
  • Colchonete - R$ 280,00

SUB-TOTAL (MATERIAL DE CONSUMO) 111.0 R$ 3.550,00.

Todas as despesas foram custeadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

RESULTADOS

Foi observado melhorias na qualidade de vida dos idosos atendidos pelo projeto; Maior sociabilização das pessoas idosas; Melhoria no autocuidado e autogerenciamento de saúde das pessoas idosas; Maior proximidade entre profissionais de saúde, pessoas idosas e Universidade; Entendimento como o indivíduo idoso sofre influências sociais, econômicas e culturais as quais estão intimamente relacionadas a saúde; Vivencia interdisciplinar na educação em saúde realizada para os usuários e profissionais vinculados a UBS participantes, com práticas de atividades físicas para melhorar e promover o desempenho funcional, bem como a autonomia das pessoas idosas; Implementação de espaço para planejamento de ações em saúde do idoso e enfrentamento das condições crônicas não transmissíveis.

Introdução
O envelhecimento é um processo que vem ocorrendo de forma acelerada mundialmente, sendo esse crescimento tanto proporcional quanto absoluto, indicando aumento da população idosa (BRASIL, 2010). O Brasil está acompanhando essa transição demográfica com o aumento da população idosa e declínio dos índices de natalidade, dessa forma crescem as demandas desse grupo nos serviços de saúde causado pelo aumento do número de doenças e perda de autonomia (MENDES, 2012). Estigmas negativos são associados ao processo de envelhecimento, tendo o declínio biológico como um de seus pilares, ocasionalmente acompanhado de doenças e dificuldades funcionais com o avançar da idade (BRASIL, 2010). O déficit funcional resultante do processo de envelhecimento irá incapacitar o indivíduo de desenvolver a maioria das Atividades de Vida Diária (AVD), sendo necessárias intervenções multiprofissionais e interprofissionais para a manutenção da funcionalidade e prevenção dos comprometimentos motores, cognitivos e psicossociais que podem ser ocasionados durante o envelhecimento (BARBOSA, ALMEIDA, ROSSI-BARBOSA, 2014) (COELHO, BURINI, 2009). Considerando que o declínio do desempenho motor decorrente do processo de envelhecimento encontra-se associado às doenças degenerativas, ao estilo de vida ou a combinação desses fatores (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013) Percebeu-se a necessidade do desenvolvimento de ações de saúde com as pessoas idosos. Mediante ser uma das prioridades do Pacto pela Vida realizado em 2006 em defesa do SUS em gestão (BRASIL, 2010), se justifica a realização de ações assistenciais, educativas, sociais e culturais que primem pelo respeito e qualidade de vida no cenário da saúde para Re-envelhecermos prevenindo doenças e com vitalidade.
Objetivos
• Promover atividades educacionais de cuidado com a Saúde da pessoa idosa; • Empoderar as pessoas idosas nos seus direitos e deveres; • Realizar intervenção nas áreas da educação e saúde das pessoas idosas atendidas na Estratégia de Saúde da Família do município de Santa Cruz; • Desenvolver materiais educativos com a participação dos discentes envolvidos no projeto, com a equipe da ESF e com os grupos dos idosos visando trabalhar as demandas/assuntos de interesse dos idosos; • Desenvolver atividades físicas na manutenção do cuidado corporal e melhoria na funcionalidade; • Implementar o cuidado com a alimentação saudável no envelhecimento; • Dá visibilidade ao idoso com sua inserção na sociedade;
Metas
  1. 1 – Promover o envelhecimento ativo e qualidade de vida na população idosa.
  2. 2 - Executar ações de Educação Popular em Saúde.
  3. 3 – Implementar o cuidado interprofissional na saúde do Idoso.
  4. 4 – Incentivar a participação ativa dos idosos nas intervenções de saúde.
Público alvo
Predominaram as mulheres idosas, acompanhados pela Atenção Básica, com idade entre 62 e 80 anos, portadores de doenças crônicas não degenerativas como diabetes e hipertensão arterial sistêmica.
Divulgação
A divulgação das ações ocorreram por meio de convites feitos pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e nas reuniões mensais dos usuários diabéticos e hipertensos que ocorrem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Número de participantes
121
Atividades
As atividades foram realizadas duas vezes na semana e com tempo de 1h e 30 min de duração divididas em dois momentos: - Primeiramente foram promovidas atividades educacionais de cuidado com a saúde. Essa abordagem foi multiprofissional e envolveu temas relacionados aos quatro cursos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí. Essa atividade teve duração de 30 min. As atividades envolveram a pessoa idosa na busca de melhoria e manutenção de sua saúde, criou-se debates por meio do estabelecimento da roda de conversas, criando um ambiente de confiança, solidariedade e fortaleza comunitária com os temas de higiene, corporal e doenças ou riscos ligados à vulnerabilidade; Transtornos psíquicos mais comuns como depressão e ansiedade; Violência contra o idoso; Mal de Alzheimer; Empoderamento da pessoa idosa; Riscos de violência e exposição a situações de vulnerabilidade.; A atividade física na promoção daqualidade de vida; A auto percepção acerca do envelhecimento; - A motivação na promoção do bem-estar; O autocuidado nas condições crônicas; A educação em saúde em prol do envelhecimento ativo; Alimentação saudável; Alimentos e exercícios no aumento da densidade óssea; Postura adequada; O que é osteoporose e como trata-la?; Edemas, o que são e como diminuir os sintomas?; Diabetes, como controla-lo?; Hipertensão, como controla-la?; Os benefícios da hidroterapia para uma terceira idade ativa; Importância da hidroterapia no melhoramento do equilíbrio e autonomia de idosos; Atenção à saúde do idoso para a prevenção de quedas; A prática de exercício nas academias de saúde; Importância do exercício físico para o envelhecimento ativo; Prática de exercícios domiciliares: uma abordagem de educação em saúde; Trabalho multidisciplinar para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. O segundo momento foi a realização das atividades físicas nas UBSs, na sala de grupo e na piscina terapêutica na clínica escola da FACISA que teve duração de 50 min. A intervenção foi realizada em grupo, pelos alunos capacitados com supervisão direta dos docentes do curso de fisioterapia, duas vezes por semana com duração de uma hora, através de: aquecimento, cinesioterapia respiratória associada a exercícios de membros superiores, exercícios de membros inferiores, exercícios com estímulos proprioceptivos e de equilíbrio e relaxamento. As etapas encontram-se descritas abaixo: No solo: Etapa 1 – Aquecimento inicial: consiste em andar na esteira elétrica ou na bicicleta ou no solo. No ambiente aquático utiliza-se uma leve caminha na piscina, podendo incorporar exercícios com os membros superiores. Etapa 2- Cinesioterapia respiratória associada a exercícios de membros superiores: (foram utilizados colchonetes, halteres, bastões e bolas “Macarrão”, halteres para piscina). Exercício ativo/resistido de adução-abdução horizontal da articulação do ombro. Exercício ativo/resistido de flexão-extensão da articulação do ombro. Exercício ativo/resistido de flexão lateral de tronco. Exercício ativo/resistido de rotação lateral de tronco. Exercício ativo em cadeia cinética fechada para membros superiores. Exercícios respiratórios. Etapa 3- Exercícios de membros inferiores foram utilizados colchonetes,caneleiras e bolas). Exercício ativo/resistido de adução-abdução da articulação do quadril. Exercício ativo/resistido de flexão-extensão da articulação do quadril e joelho. Exercício ativo/resistido de flexão dorsal do pé. Exercício ativo/resistido de ponte. Exercício ativo em cadeia cinética fechada para membros inferiores. Etapa 4- Os exercícios com estímulos proprioceptivos e de equilíbrio- que incluiu caminhada sobre superfícies com diferente nível de estabilidade através da interposição de colchonetes, conforme a progressão dos idosos, exercícios em cama elástica, discos de propriocepção, balancim, pranchas de Freeman e tábua instável, estas atividades aconteceram com os olhos abertos e, sempre que possível, com os olhos fechados.
Resultados
Foi observado melhorias na qualidade de vida dos idosos atendidos pelo projeto; Maior sociabilização das pessoas idosas; Melhoria no autocuidado e autogerenciamento de saúde das pessoas idosas; Maior proximidade entre profissionais de saúde, pessoas idosas e Universidade; Entendimento como o indivíduo idoso sofre influências sociais, econômicas e culturais as quais estão intimamente relacionadas a saúde; Vivencia interdisciplinar na educação em saúde realizada para os usuários e profissionais vinculados a UBS participantes, com práticas de atividades físicas para melhorar e promover o desempenho funcional, bem como a autonomia das pessoas idosas; Implementação de espaço para planejamento de ações em saúde do idoso e enfrentamento das condições crônicas não transmissíveis.

Ficha técnica

Município:
Santa Cruz
Instituição Responsável:
FACISA UFRN
Coordenação da experiência:
Thaiza Teixeira Xavier Nobre
Email da coordenação:
thaizax@ufrnet.br
Telefone institucional:
(84) 3291-2411
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
Parceiros:
Secretária Municipal de Saúde de Santa Cruz
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Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br