Ano: 
2018
Categoria: 
Atendimento em grupo com pessoas idosas (grupos terapêuticos, grupos operativos, etc.)
Região da Prática: 
Nordeste
Município: 
João Pessoa
Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa
Coordenação da experiência: 
Clarissa Madruga Holanda
Telefone institucional: 
(83) 9981-65101
Email da coordenação: 
clarissafono@hotmail.com
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
Sabemos que com o envelhecimento ocorrem alguns prejuizos na memória e também na linguagem, observando tal fato nos grupos, surgiu a ideia de realizarmos a oficina.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Estimular a memória desses idosos através de atividades simples que eles podem realizar no dia a dia.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Minimizar os prejuízos da memória que ocorrem com o envelhecimento.
Estimular a memória e linguagem dos idosos
Desenvolver atividades que também visem a socialização
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Maioria sexo feminino, idade entre 60 e 80 anos, idoso dependente
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Através das unidades de saúde da família
Onde foi desenvolvida?: 
A experiência contemplou 3 bairros do municipio de João Pessoa ( Mangabeira, José Américo e Valentina)
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Participaram os idosos que frequentavam os grupos de idosos já existentes.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
500
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
2016 - 180 2017 - 105 2018 - 70
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
355
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Nos grupos inicialmente era realizada uma fala sobre o processo de envelhecimento, o que é a memória, o que é a linguagem E o que ocorre com ambas no envelhecimento. Após foi realizada uma dinâmica denominada caixa de pandora onde eram apresentados objetivos nomeando e colocando as funções de cada um, depois o idos teria que escrever ou desenhar o recordava. Após essa dinâmica, foi feita outra: Quem sou eu? Eram apresentados personalidades parcialmente cobertas com características para os idosos descobrir, eles teriam que escrever . Outra atividade seriam jogos da memória, de associação, jogo adedonha ( o idoso teria q dizer nome de fruta com letra A, por exemplo). E eram passadas atividades para casa, como palavras cruzadas, domino, xadrez... tudo para estimular os aspectos cognitivos.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Falta de tempo para realizar mais atividades.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Os Idosos ficaram empolgados com as atividades, alguns relataram que estão estimulando mais a memória em casa, e que vem melhorando se desempenho no que se refere à memória e linguagem.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Minimização de prejuízos da memória com o envelhecimento.
Melhora na socialização através de atividades de integração.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Foram beneficiados 355 idosos distribuídos em diversos grupos operativos nas unidades de saúde da família.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
1 vez a cada 2 meses
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Integração dos idosos Melhora nos aspectos linguísticos e cognitivos.
2018
-
Nordeste
Promovendo Saúde: Oficina de memória e linguagem para idosos

TÍTULO COMPLETO: Promovendo Saúde: Oficina de memória e linguagem para idosos

INTRODUÇÃO

Sabemos que com o envelhecimento ocorrem alguns prejuízos na memória e também na linguagem, observando tal fato nos grupos, surgiu a ideia de realizarmos a oficina.

OBJETIVOS

Estimular a memória desses idosos através de atividades simples que eles podem realizar no dia a dia.

METAS

  • Minimizar os prejuízos da memória que ocorrem com o envelhecimento;
  • Estimular a memória e linguagem dos idosos;
  • Desenvolver atividades que também visem a socialização.

PÚBLICO-ALVO

Maioria sexo feminino, idade entre 60 e 80 anos, idoso dependente.

NÚMERO DE PARTICIPANTES

500

DIVULGAÇÃO

Através das unidades de saúde da família

ATIVIDADES

Nos grupos inicialmente era realizada uma fala sobre o processo de envelhecimento, o que é a memória, o que é a linguagem E o que ocorre com ambas no envelhecimento. Após foi realizada uma dinâmica denominada caixa de pandora onde eram apresentados objetivos nomeando e colocando as funções de cada um, depois o idos teria que escrever ou desenhar o recordava. Após essa dinâmica, foi feita outra: Quem sou eu? Eram apresentados personalidades parcialmente cobertas com características para os idosos descobrir, eles teriam que escrever. Outra atividade seriam jogos da memória, de associação, jogo adedonha (o idoso teria q dizer nome de fruta com letra A, por exemplo). E eram passadas atividades para casa, como palavras cruzadas, domino, xadrez... tudo para estimular os aspectos cognitivos.

EQUIPE

01 Fonoaudióloga

02 Psicóloga

EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS

  • Material de papelaria: papel, lápis, caixa de papelão;

Recurso fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde e doações da equipe.

RESULTADOS

Os Idosos ficaram empolgados com as atividades, alguns relataram que estão estimulando mais a memória em casa, e que vem melhorando se desempenho no que se refere à memória e linguagem. Minimização de prejuízos da memória com o envelhecimento. Melhora na socialização através de atividades de integração.

Introdução
Sabemos que com o envelhecimento ocorrem alguns prejuizos na memória e também na linguagem, observando tal fato nos grupos, surgiu a ideia de realizarmos a oficina.
Objetivos
Estimular a memória desses idosos através de atividades simples que eles podem realizar no dia a dia.
Metas
  1. Minimizar os prejuízos da memória que ocorrem com o envelhecimento.
  2. Estimular a memória e linguagem dos idosos
  3. Desenvolver atividades que também visem a socialização
Público alvo
Maioria sexo feminino, idade entre 60 e 80 anos, idoso dependente
Divulgação
Através das unidades de saúde da família
Número de participantes
355
Atividades
Nos grupos inicialmente era realizada uma fala sobre o processo de envelhecimento, o que é a memória, o que é a linguagem E o que ocorre com ambas no envelhecimento. Após foi realizada uma dinâmica denominada caixa de pandora onde eram apresentados objetivos nomeando e colocando as funções de cada um, depois o idos teria que escrever ou desenhar o recordava. Após essa dinâmica, foi feita outra: Quem sou eu? Eram apresentados personalidades parcialmente cobertas com características para os idosos descobrir, eles teriam que escrever . Outra atividade seriam jogos da memória, de associação, jogo adedonha ( o idoso teria q dizer nome de fruta com letra A, por exemplo). E eram passadas atividades para casa, como palavras cruzadas, domino, xadrez... tudo para estimular os aspectos cognitivos.
Resultados
Os Idosos ficaram empolgados com as atividades, alguns relataram que estão estimulando mais a memória em casa, e que vem melhorando se desempenho no que se refere à memória e linguagem.

Ficha técnica

Município:
João Pessoa
Instituição Responsável:
Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa
Coordenação da experiência:
Clarissa Madruga Holanda
Email da coordenação:
clarissafono@hotmail.com
Telefone institucional:
(83) 9981-65101
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Atendimento em grupo com pessoas idosas (grupos terapêuticos, grupos operativos, etc.)
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Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br