Ano: 
2018
Categoria: 
Promoção de atividades intersetoriais que beneficiem pessoas idosas por meio da integração do setor Saúde com: Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Transporte, Ministério Público, dentre outros)
Região da Prática: 
Sudeste
Município: 
Entre Rios de Minas
Instituição Responsável: 
Hospital Cassiano Campolina
Parceiros: 
Funcionários do Hospital Cassiano Campolina
Coordenação da experiência: 
Roberta Ribeiro Alves Cardoso
Telefone institucional: 
(31) 3751-1250
Email da coordenação: 
ssocialhospitalcassianocampolina@outlook.com
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
A expectativa de vida do brasileiro aumentou cerca de 30 anos no último século, assim houve a inversão na pirâmide etária, a cada dia há mais idosos do que jovens e crianças em nosso país.O Hospital Cassiano Campolina é uma instituição Privada Filantrópica sem fins lucrativos ,com alto índice de atendimento pelo SUS, 93% de seus registros, sendo 80 a 110 atendimentos/dia. O público de idosos atendidos no Hospital Cassiano Campolina é média de 85% dos pacientes. Desta forma se faz necessário uma atenção especial a estes pacientes. Atendemos 6 municípios :Entre Rios de Minas ,Jeceaba,São Brás do Suaçuí, Desterro de Entre Rios, Piedade dos Gerais e Lagoa Dourada. Como atendemos um grande número de pacientes idosos, em situação de abandono, maus tratos, portadores de deficiências físicas e mentais, acamados, usuários de álcool e outras drogas e um quadro de doenças vastos consideramos essencial criarmos um projeto de humanização , acolhimento a estes idosos e suas famílias durante seu tratamento de saúde.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
O preceito principal do Projeto "Hospital Amigo do Idoso" é Garantir dignidade ao paciente idoso e seus familiares durante o tratamento." *Atenção prioritária, com atendimento humanizado ao idoso em tratamento de saúde. *Atenção aos familiares da paciente idoso a fim de agregar ao tratamento . *Orientação ao paciente idoso e seus familiares sobre suas responsabilidades, direitos e deveres. *Realizar mobilização de leitos. *Encaminhamento do idoso no pós alta ao serviço de saúde e assistência social do município de origem, para que tenha atenção destas equipes no dia a dia e assim evitar reinternação e obtenha bem estar físico, mental e social na comunidade em que vive.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Acolher os pacientes idosos e realizar atendimento social em cao de internação e acompanhamento psicológico.Incentivar o paciente a adesão do tratamento, através do contato com familiares e amigos.
Atenção especial aos idosos em situação de abandono ou em outra vulnerabilidade social.Esclarecendo assim direitos dos idosos com base no estatuto do idoso.
Capacitar os funcionários com treinamentos e cursos para que realizem atendimento diferenciado e humanizado aos idosos em tratamento.
Identificar os possíveis problemas e buscar soluções através das comissões do Hospítal Cassiano Campolina para melhor atendimento e restabelecimento da saúde do paciente idoso.
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosos,com quadro de doenças amplo,a maioria acamados
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Através dos funcionários,pacientes e familiares.
Onde foi desenvolvida?: 
Este projeto atende média de 40000 pessoas. São os moradores das seguintes cidades atendidas no Hospital Cassiano Campolina: Entre Rios de Minas, Desterro de Entre Rios, São Brás do Suaçuí, Piedade dos Gerais,Lagoa Dourada e Jeceaba. O nosso público é 80% idosos.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Todos os idosos atendidos no Hospital Cassiano Campolina estão inseridos no projeto.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
720
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
Média de 720 idosos/ano.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
840
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Este projeto é aplicado enquanto o idoso permanece no hospital .No pós alta há o acompanhamento das equipes de apoio de seus municípios(saúde e assistência social)
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
Os idosos enquanto estão internados recebem diariamente a assistente social, enfermeiros e psicóloga em seu leito acompanhando seu tratamento (sua evolução). No momento da internação são acolhidos pela equipe da recepção e enfermagem.Os familiares são recebidos pela assistente social e pelo psicólogo pra realizarem entrevista social . Acompanhamento de toda equipe durante o tratamento.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
As maiores dificuldades é a falta de interesse de muitos familiares que não se interessam pelo idosos. Abandono dos familiares do idoso em leito hospitalar e no pós alta.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
*Adesão ao tratamento de maior parte dos idosos. *Maior interação dos familiares com a equipe do hospital. *Aproximação de familiares até então indiferentes ao estado de saúde do idosos. *Diminuição do número de reinternação de idosos que internavam mensalmente por falta de cuidados e em situação de abandono. *Maior permanência de acompanhantes com os idosos . *Maior qualidade de vida para idosos no pós alta. *Maior conhecimento do diagnóstico do idoso internado pela família.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Atendimento humanizado e diferenciado aos idosos atendidos no pronto atendimento ou internados.
Manutenção da defesa e garantia dos direitos dos idosos.
Adesão ao tratamento com maior participação dos familiares
Profissionais mais humanizados no tratamento com idosos e seus familiares.
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Em 1 ano e 2 meses de projeto temos os seguintes resultados: Idosos beneficiados:840 Número de atendimentos:900 Diminuição índice de reinternação: 40% Diminuição de idosos atendidos sem acompanhantes:65%
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
semestralmente.
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Humanização da equipe Adesão ao tratamento Menor tempo de internação Aproximação dos familiares aos idosos Diminuição no índice de reinternação Acolhimento diferenciado aos idosos
Quais as limitações da experiência?: 
Falta de recursos financeiros, como sala maior para atendimento às famílias . Não possuímos CTI,somente sal vermelha e semi intensivo.
2018
-
Sudeste
Projeto Hospital Amigo do Idoso

TÍTULO COMPLETO: Projeto Hospital Amigo do Idoso

INTRODUÇÃO

A expectativa de vida do brasileiro aumentou cerca de 30 anos no último século, assim houve a inversão na pirâmide etária, a cada dia há mais idosos do que jovens e crianças em nosso país. O Hospital Cassiano Campolina é uma instituição Privada Filantrópica sem fins lucrativos, com alto índice de atendimento pelo SUS, 93% de seus registros, sendo 80 a 110 atendimentos/dia. O público de idosos atendidos no Hospital Cassiano Campolina é média de 85% dos pacientes. Desta forma se faz necessário uma atenção especial a estes pacientes. Atendemos 6 municípios :Entre Rios de Minas, Jeceaba, São Brás do Suaçuí, Desterro de Entre Rios, Piedade dos Gerais e Lagoa Dourada. Como atendemos um grande número de pacientes idosos, em situação de abandono, maus tratos, portadores de deficiências físicas e mentais, acamados, usuários de álcool e outras drogas e um quadro de doenças vastos consideramos essencial criarmos um projeto de humanização, acolhimento a estes idosos e suas famílias durante seu tratamento de saúde.

OBJETIVOS

  • O preceito principal do Projeto "Hospital Amigo do Idoso" é Garantir dignidade ao paciente idoso e seus familiares durante o tratamento."
  • Atenção prioritária, com atendimento humanizado ao idoso em tratamento de saúde;
  • Atenção aos familiares da paciente idoso a fim de agregar ao tratamento;
  • Orientação ao paciente idoso e seus familiares sobre suas responsabilidades, direitos e deveres. *Realizar mobilização de leitos;
  • Encaminhamento do idoso no pós alta ao serviço de saúde e assistência social do município de origem, para que tenha atenção destas equipes no dia a dia e assim evitar reinternação e obtenha bem estar físico, mental e social na comunidade em que vive.

METAS

  • Acolher os pacientes idosos e realizar atendimento social em caso de internação e acompanhamento psicológico;
  • Incentivar o paciente a adesão do tratamento, através do contato com familiares e amigos;
  • Atenção especial aos idosos em situação de abandono ou em outra vulnerabilidade social, esclarecendo assim direitos dos idosos com base no estatuto do idoso;
  • Capacitar os funcionários com treinamentos e cursos para que realizem atendimento diferenciado e humanizado aos idosos em tratamento;
  • Identificar os possíveis problemas e buscar soluções através das comissões do Hospital Cassiano Campolina para melhor atendimento e restabelecimento da saúde do paciente idoso.

PÚBLICO-ALVO

Idosos, com quadro de doenças amplo, a maioria acamados.

NÚMERO DE PARTICIPANTES

840

DIVULGAÇÃO

Através dos funcionários, pacientes e familiares.

ATIVIDADES

Os idosos enquanto estão internados recebem diariamente a assistente social, enfermeiros e psicóloga em seu leito acompanhando seu tratamento (sua evolução). No momento da internação são acolhidos pela equipe da recepção e enfermagem. Os familiares são recebidos pela assistente social e pelo psicólogo pra realizarem entrevista social . Acompanhamento de toda equipe durante o tratamento.

EQUIPE

01 profissionais de saúde

02 profissionais de saúde II

01 Assistente social

01 Psicóloga

03 Enfermeiro

01 Nutricionista

01 Farmacêutica

EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS

  • Notebooks e Computadores;
  • Doação/Recursos próprios
  • Retroprojetor;
  • Tela de Projeção;
  • Sala de atendimento;
  • Formulários;
  • Softwares de apoio;
  • Medicamentos e Materiais.

Recursos próprios, doações e convênios Municipal e Estadual.

RESULTADOS

Adesão ao tratamento de maior parte dos idosos. Maior interação dos familiares com a equipe do hospital. Aproximação de familiares até então indiferentes ao estado de saúde do idosos. Diminuição do número de reintegração de idosos que internavam mensalmente por falta de cuidados e em situação de abandono. Maior permanência de acompanhantes com os idosos. Maior qualidade de vida para idosos nos pós alta. Maior conhecimento do diagnóstico do idoso internado pela família. Atendimento humanizado e diferenciado aos idosos atendidos no pronto atendimento ou internados. Manutenção da defesa e garantia dos direitos dos idosos. Adesão ao tratamento com maior participação dos familiares. Profissionais mais humanizados no tratamento com idosos e seus familiares.

Introdução
A expectativa de vida do brasileiro aumentou cerca de 30 anos no último século, assim houve a inversão na pirâmide etária, a cada dia há mais idosos do que jovens e crianças em nosso país.O Hospital Cassiano Campolina é uma instituição Privada Filantrópica sem fins lucrativos ,com alto índice de atendimento pelo SUS, 93% de seus registros, sendo 80 a 110 atendimentos/dia. O público de idosos atendidos no Hospital Cassiano Campolina é média de 85% dos pacientes. Desta forma se faz necessário uma atenção especial a estes pacientes. Atendemos 6 municípios :Entre Rios de Minas ,Jeceaba,São Brás do Suaçuí, Desterro de Entre Rios, Piedade dos Gerais e Lagoa Dourada. Como atendemos um grande número de pacientes idosos, em situação de abandono, maus tratos, portadores de deficiências físicas e mentais, acamados, usuários de álcool e outras drogas e um quadro de doenças vastos consideramos essencial criarmos um projeto de humanização , acolhimento a estes idosos e suas famílias durante seu tratamento de saúde.
Objetivos
O preceito principal do Projeto "Hospital Amigo do Idoso" é Garantir dignidade ao paciente idoso e seus familiares durante o tratamento." *Atenção prioritária, com atendimento humanizado ao idoso em tratamento de saúde. *Atenção aos familiares da paciente idoso a fim de agregar ao tratamento . *Orientação ao paciente idoso e seus familiares sobre suas responsabilidades, direitos e deveres. *Realizar mobilização de leitos. *Encaminhamento do idoso no pós alta ao serviço de saúde e assistência social do município de origem, para que tenha atenção destas equipes no dia a dia e assim evitar reinternação e obtenha bem estar físico, mental e social na comunidade em que vive.
Metas
  1. Acolher os pacientes idosos e realizar atendimento social em cao de internação e acompanhamento psicológico.Incentivar o paciente a adesão do tratamento, através do contato com familiares e amigos.
  2. Atenção especial aos idosos em situação de abandono ou em outra vulnerabilidade social.Esclarecendo assim direitos dos idosos com base no estatuto do idoso.
  3. Capacitar os funcionários com treinamentos e cursos para que realizem atendimento diferenciado e humanizado aos idosos em tratamento.
  4. Identificar os possíveis problemas e buscar soluções através das comissões do Hospítal Cassiano Campolina para melhor atendimento e restabelecimento da saúde do paciente idoso.
Público alvo
Idosos,com quadro de doenças amplo,a maioria acamados
Divulgação
Através dos funcionários,pacientes e familiares.
Número de participantes
840
Atividades
Os idosos enquanto estão internados recebem diariamente a assistente social, enfermeiros e psicóloga em seu leito acompanhando seu tratamento (sua evolução). No momento da internação são acolhidos pela equipe da recepção e enfermagem.Os familiares são recebidos pela assistente social e pelo psicólogo pra realizarem entrevista social . Acompanhamento de toda equipe durante o tratamento.
Resultados
*Adesão ao tratamento de maior parte dos idosos. *Maior interação dos familiares com a equipe do hospital. *Aproximação de familiares até então indiferentes ao estado de saúde do idosos. *Diminuição do número de reinternação de idosos que internavam mensalmente por falta de cuidados e em situação de abandono. *Maior permanência de acompanhantes com os idosos . *Maior qualidade de vida para idosos no pós alta. *Maior conhecimento do diagnóstico do idoso internado pela família.

Ficha técnica

Município:
Entre Rios de Minas
Instituição Responsável:
Hospital Cassiano Campolina
Coordenação da experiência:
Roberta Ribeiro Alves Cardoso
Email da coordenação:
ssocialhospitalcassianocampolina@outlook.com
Telefone institucional:
(31) 3751-1250
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Promoção de atividades intersetoriais que beneficiem pessoas idosas por meio da integração do setor Saúde com: Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Transporte, Ministério Público, dentre outros)
Parceiros:
Funcionários do Hospital Cassiano Campolina
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Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br