Ano: 
2018
Categoria: 
Atendimento em grupo com pessoas idosas (grupos terapêuticos, grupos operativos, etc.)
Região da Prática: 
Sudeste
Município: 
São Paulo
Instituição Responsável: 
Ambulatório Médico de Especialidades - AME Idoso Sudeste - SES São Paulo/SPDM
Parceiros: 
Academia Brasileira de Neurologia e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
Coordenação da experiência: 
Marcia Maiumi Fukujima
Telefone institucional: 
(11) 4280-2860
Email da coordenação: 
maiumi.fukujima@spdm.org.br
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo A - Estados e DF
O que motivou a realização dessa experiência?: 
Comemora-se no dia 21 de setembro o Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer (DA). Setembro é considerado o Mês Mundial da Doença de Alzheimer, que é a forma mais comum de demência. Estima-se algo em torno de 47 milhões de pessoas com Alzheimer no mundo. A estratégia de trabalho em grupo de pacientes parece ser eficaz pois permite da rica troca de experiências. Já se utiliza essa técnica rotineiramente nos AME da SPDM. Existe grande demanda de pacientes com diagnóstico ou suspeita de demência ou que necessitam de avaliação especializada na rede de atenção básica. Há escassez relativa de oferta de serviços especializados em demências no sistema público de saúde. Existe lacuna de informações precisas sobre diagnóstico, evolução e perspectivas do tratamento e acompanhamento de pacientes com demências na população. Ações de conscientização sobre DA para grupos de pacientes com demência confirmada ou não e seus cuidadores durante o mês de setembro intensivamente e durante os 11 meses subsequentes de modo programado.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Os objetivos foram: 1. Ação de detecção de Doença de Alzheimer e outras demências em mutirão aberto ao público externo 2. Promover ações de conscientização sobre Doença de Alzheimer para grupos de pacientes com demência confirmada ou não e seus cuidadores durante o mês de setembro intensivamente e durante os 11 meses subsequentes de modo programado.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Atendimento de 40 pacientes com suspeita de doença de Alzheimer ou outras demências
Atendimento em grupo de 15 pacientes e seus cuidadores por semana no mês de setembro e um grupo mensal a partir de outubro
Treinamento e capacitação da equipe multiprofissional em demências e aplicação de instrumentos de rastreio cognitivo
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Foram agendados idosos aguardando na demanda da atenção básica com diagnóstico ou suspeita diagnóstica de demência
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
As agendas foram abertas na CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) do Estado de São Paulo e comunicadas aos agentes reguladores e gestores responsáveis.
Onde foi desenvolvida?: 
O projeto foi desenvolvido no AME Idoso Sudeste, ambulatório do Governo do Estado de São Paulo.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
As centrais de regulação do estado e município executaram os agendamentos.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
260
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
40 idosos no atendimento em Mutirão 60 idosos e 60 cuidadores atendidos em grupos no mês de setembro 165 idosos e 165 cuidadores atendidos em grupos nos meses de outubro de 2017 a agosto de 2018 Totalizando 265 pacientes atendidos no projeto.
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
200
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Dificuldade de comparecimento devido problemas de mobilidade urbana e gravidade de quadro clínico.
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
I – AÇÕES PARA PÚBLICO EXTERNO MUTIRÃO DE ALZHEIMER Data: 21/09/2017 Agendas externas. • Oferta de 20 vagas no período da manhã e 20 vagas no período da tarde. Programação: • Rastreio cognitivo (teste de nomeação de 10 figuras, memória incidental, memória imediata, aprendizado, memória tardia de 5 minutos e teste de reconhecimento das figuras dentre universo maior, teste de fluência verbal e teste do desenho do relógio) pela equipe gerontológica. • Mini exame do estado mental pela equipe gerontológica. • Avaliação funcional – atividade básica da vida diária Katz pela equipe gerontológica. • Avaliação funcional da atividade instrumental da vida diária de Lawton pela equipe gerontológica. • Avaliações médicas – solicitação de kit de exames para diagnósticos diferenciais das demências e outras condições detectadas, eventuais ajustes de medicamentos. • Agendamento de retorno e orientações gerais II - AÇÕES PARA PÚBLICO INTERNO DOS AME IDOSO SUDESTE 1 – GRUPOS NO MÊS DE SETEMBRO Agendas internas. • 1 grupo por semana com datas e horários a definir no mês de setembro, com duração de 80-90 minutos, com 15 pacientes em cada grupo e seus cuidadores Programação: • Entrega de folheto explicativo • Esclarecimento sobre a doença – diagnóstico, evolução (médico) • Principais linhas de tratamento e prognóstico (médico) • Cuidados multiprofissionais (equipe multiprofissional) • Sessão de dúvidas 2 – GRUPOS DE OUTUBRO/2017 A AGOSTO/2018 Agendas internas. 1 grupo mensal com datas e horários a definir de outubro/2017 a agosto/2018, com duração de 80 a 90 minutos, com 15 pacientes em cada grupo e seus cuidadores
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Cuidadores têm dificuldade em comparecer à unidade sem o paciente.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
As 40 vagas ofertadas foram preenchidas. Compareceram 26 pacientes no mutirão (absenteísmo 35%). Houve atualização de conhecimentos sobre demências entre a equipe assistencial. A estratégia de abordagem em grupo mostrou-se benéfica permitindo troca de experiências entre cuidadores e pacientes. Profissionais qualificados podem dar orientações precisas. Houve incorporação de atendimento em grupos de pacientes e cuidadores para demência e outras doenças nas rotinas da unidade.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Atendimento 26 pacientes dos 40 pacientes agendados com suspeita de doença de Alzheimer ou outras demências
Atendimento em grupo de 15 pacientes e seus cuidadores por semana no mês de setembro e um grupo mensal a partir de outubro de 2017
Realizado treinamento e capacitação da equipe multiprofissional em demências e aplicação de instrumentos de rastreio cognitivo
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Foram atendidos 26 pacientes no mutirão com idades de 61 a 86 anos, 16 mulheres e 10 homens, 7 analfabetos. Dos 19 alfabetizados a média de escolaridade foi de 4,8 anos de ensino formal. Resultado da Bateria Cognitiva Breve: nomeação alterada em 58%, memória imediata em 69%, memória de aprendizado em 42%, memória tardia e reconhecimento em 38%. Seis pacientes (23%) apresentaram todos os testes alterados e 20 pelo menos um tipo de memória alterado. Teste de fluência verbal foi anormal em 7 (78%) analfabetos com média de 7,3 palavras (animais) em 60 segundos (normal ≥9 animais) e em 15 (79%) dos alfabetizados com média de 7,5 palavras (normal ≥13 animais). O teste do relógio teve pontuação máxima 10 em apenas 1 paciente (4%), 9 em 3 (11%), 8 em 1 paciente (4%) e <8 em 21 pacientes (81%). Mini exame do estado mental foi anormal com correção para escolaridade em 22 pacientes (85%). Escala de Katz mostrou dependência importante em 3 (12%) casos, parcial em 3 (12%) e independência em 20 (77%). Escala de Lawton mostrou 3 (12%) casos completamente dependentes, 1 (4%) dependência grave, 8 (31%) dependência moderada, 7 (27%) dependência leve e 7 (27%) independência. Demência foi constatada em 20 pacientes. Dos 6 (23%) que não tiveram critérios para diagnóstico de demência, 2 tinham Parkinson, 2 depressão, 1 sequela de trauma encefálico e 1 sem diagnóstico neurológico. Todos os pacientes tiveram encaminhamento para geriatria. Do atendimento em grupo, houve boa aderência dos pacientes e cuidadores com bom aproveitamento das discussões.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Quinzenal
Quais os pontos positivos da experiência?: 
O atendimento em mutirão foi útil para atender parte da demanda reprimida por especialista da rede de atenção básica. Mutirão de DA foi importante para diagnóstico e diagnósticos diferenciais de demências. Os principais diagnósticos diferenciais foram Doença de Parkinson e depressão. Todos os pacientes tiveram a oportunidade de ter encaminhamentos específicos. Os testes aplicados foram adequados e suficientes junto com avaliação neurológica e geriátrica para definição de diagnóstico. Apesar da gravidade clínica dos pacientes com demência, a avaliação funcional mostrou independência ou dependência leve para atividades básicas de vida diária e para atividades instrumentais da vida diária na maioria dos casos. O formato de grupos de pacientes e cuidadores trouxe experiência rica tanto para participantes quanto para os profissionais. A incorporação de grupos de discussão dirigida para demências e outras doenças foi incorporada à rotina da unidade. A participação dos médicos nos grupos tem se mostrado importante para os participantes e para apoio técnico aos demais profissionais. O apoio das sociedades científicas fortaleceu o projeto.
Quais as limitações da experiência?: 
Espaço físico que acomode pacientes com diferentes necessidades especiais. Possibilidade de agendamento de grupo junto das consultas médicas ou outras terapias.
2018
-
Sudeste
PROJETO ALZHEIMER – MUTIRÃO DE ATENDIMENTO E GRUPOS DE APOIO

TÍTULO COMPLETO: Projeto Alzheimer – Mutirão de Atendimento e Grupos de Apoio

INTRODUÇÃO

Comemora-se no dia 21 de setembro o Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer (DA). Setembro é considerado o Mês Mundial da Doença de Alzheimer, que é a forma mais comum de demência. Estima-se algo em torno de 47 milhões de pessoas com Alzheimer no mundo. A estratégia de trabalho em grupo de pacientes parece ser eficaz pois permite da rica troca de experiências. Já se utiliza essa técnica rotineiramente nos AME da SPDM. Existe grande demanda de pacientes com diagnóstico ou suspeita de demência ou que necessitam de avaliação especializada na rede de atenção básica. Há escassez relativa de oferta de serviços especializados em demências no sistema público de saúde. Existe lacuna de informações precisas sobre diagnóstico, evolução e perspectivas do tratamento e acompanhamento de pacientes com demências na população. Ações de conscientização sobre DA para grupos de pacientes com demência confirmada ou não e seus cuidadores durante o mês de setembro intensivamente e durante os 11 meses subsequentes de modo programado.

OBJETIVOS

  • Ação de detecção de Doença de Alzheimer e outras demências em mutirão aberto ao público externo;
  • Promover ações de conscientização sobre Doença de Alzheimer para grupos de pacientes com demência confirmada ou não e seus cuidadores durante o mês de setembro intensivamente e durante os 11 meses subsequentes de modo programado.

METAS

  • Atendimento de 40 pacientes com suspeita de doença de Alzheimer ou outras demências;
  • Atendimento em grupo de 15 pacientes e seus cuidadores por semana no mês de setembro e um grupo mensal a partir de outubro;
  • Treinamento e capacitação da equipe multiprofissional em demências e aplicação de instrumentos de rastreio cognitivo.

PÚBLICO-ALVO

Foram agendados idosos aguardando na demanda da atenção básica com diagnóstico ou suspeita diagnóstica de demência

NÚMERO DE PARTICIPANTES

260

DIVULGAÇÃO

As agendas foram abertas na CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) do Estado de São Paulo e comunicadas aos agentes reguladores e gestores responsáveis.

ATIVIDADES

I – AÇÕES PARA PÚBLICO EXTERNO MUTIRÃO DE ALZHEIMER Data: 21/09/2017 Agendas externas. • Oferta de 20 vagas no período da manhã e 20 vagas no período da tarde. Programação: • Rastreio cognitivo (teste de nomeação de 10 figuras, memória incidental, memória imediata, aprendizado, memória tardia de 5 minutos e teste de reconhecimento das figuras dentre universo maior, teste de fluência verbal e teste do desenho do relógio) pela equipe gerontológica. • Mini exame do estado mental pela equipe gerontológica. • Avaliação funcional – atividade básica da vida diária Katz pela equipe gerontológica. • Avaliação funcional da atividade instrumental da vida diária de Lawton pela equipe gerontológica. • Avaliações médicas – solicitação de kit de exames para diagnósticos diferenciais das demências e outras condições detectadas, eventuais ajustes de medicamentos. • Agendamento de retorno e orientações gerais.

II - AÇÕES PARA PÚBLICO INTERNO DOS AME IDOSO SUDESTE 1 – GRUPOS NO MÊS DE SETEMBRO Agendas internas. • 1 grupo por semana com datas e horários a definir no mês de setembro, com duração de 80-90 minutos, com 15 pacientes em cada grupo e seus cuidadores Programação: • Entrega de folheto explicativo • Esclarecimento sobre a doença – diagnóstico, evolução (médico) • Principais linhas de tratamento e prognóstico (médico) • Cuidados multiprofissionais (equipe multiprofissional) • Sessão de dúvidas 2 – GRUPOS DE OUTUBRO/2017 A AGOSTO/2018 Agendas internas. 1 grupo mensal com datas e horários a definir de outubro/2017 a agosto/2018, com duração de 80 a 90 minutos, com 15 pacientes em cada grupo e seus cuidadores

EQUIPE

Detalhe a equipe envolvida na realização da experiência

01 profissionais de saúde

02 profissionais de saúde II

02 Médicos

02 Enfermeiros

02 Assistentes Sociais

01 Nutricionista

01 Psicóloga

Fisioterapeutas

Terapeuta ocupacional

03 Fonoaudiólogas

EQUIPAMENTOS E RECURSOS FINANCEIROS

  • Preparo de material para os testes do rastreio cognitivo (cartões plastificados com testes padronizados);
  • Desenvolvimento e impressão de folheto explicativo com supervisão das sociedades acadêmicas (Academia Brasileira de Neurologia e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia);
  • Consultórios.

Recursos financeiros referentes à impressão e plastificação dos testes de rastreio cognitivo.

RESULTADOS

As 40 vagas ofertadas foram preenchidas. Compareceram 26 pacientes no mutirão (absenteísmo 35%). Houve atualização de conhecimentos sobre demências entre a equipe assistencial. A estratégia de abordagem em grupo mostrou-se benéfica permitindo troca de experiências entre cuidadores e pacientes. Profissionais qualificados podem dar orientações precisas. Houve incorporação de atendimento em grupos de pacientes e cuidadores para demência e outras doenças nas rotinas da unidade. Atendimento em grupo de 15 pacientes e seus cuidadores por semana no mês de setembro e um grupo mensal a partir de outubro de 2017. Realizado treinamento e capacitação da equipe multiprofissional em demências e aplicação de instrumentos de rastreio cognitivo.

Introdução
Comemora-se no dia 21 de setembro o Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer (DA). Setembro é considerado o Mês Mundial da Doença de Alzheimer, que é a forma mais comum de demência. Estima-se algo em torno de 47 milhões de pessoas com Alzheimer no mundo. A estratégia de trabalho em grupo de pacientes parece ser eficaz pois permite da rica troca de experiências. Já se utiliza essa técnica rotineiramente nos AME da SPDM. Existe grande demanda de pacientes com diagnóstico ou suspeita de demência ou que necessitam de avaliação especializada na rede de atenção básica. Há escassez relativa de oferta de serviços especializados em demências no sistema público de saúde. Existe lacuna de informações precisas sobre diagnóstico, evolução e perspectivas do tratamento e acompanhamento de pacientes com demências na população. Ações de conscientização sobre DA para grupos de pacientes com demência confirmada ou não e seus cuidadores durante o mês de setembro intensivamente e durante os 11 meses subsequentes de modo programado.
Objetivos
Os objetivos foram: 1. Ação de detecção de Doença de Alzheimer e outras demências em mutirão aberto ao público externo 2. Promover ações de conscientização sobre Doença de Alzheimer para grupos de pacientes com demência confirmada ou não e seus cuidadores durante o mês de setembro intensivamente e durante os 11 meses subsequentes de modo programado.
Metas
  1. Atendimento de 40 pacientes com suspeita de doença de Alzheimer ou outras demências
  2. Atendimento em grupo de 15 pacientes e seus cuidadores por semana no mês de setembro e um grupo mensal a partir de outubro
  3. Treinamento e capacitação da equipe multiprofissional em demências e aplicação de instrumentos de rastreio cognitivo
Público alvo
Foram agendados idosos aguardando na demanda da atenção básica com diagnóstico ou suspeita diagnóstica de demência
Divulgação
As agendas foram abertas na CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) do Estado de São Paulo e comunicadas aos agentes reguladores e gestores responsáveis.
Número de participantes
200
Atividades
I – AÇÕES PARA PÚBLICO EXTERNO MUTIRÃO DE ALZHEIMER Data: 21/09/2017 Agendas externas. • Oferta de 20 vagas no período da manhã e 20 vagas no período da tarde. Programação: • Rastreio cognitivo (teste de nomeação de 10 figuras, memória incidental, memória imediata, aprendizado, memória tardia de 5 minutos e teste de reconhecimento das figuras dentre universo maior, teste de fluência verbal e teste do desenho do relógio) pela equipe gerontológica. • Mini exame do estado mental pela equipe gerontológica. • Avaliação funcional – atividade básica da vida diária Katz pela equipe gerontológica. • Avaliação funcional da atividade instrumental da vida diária de Lawton pela equipe gerontológica. • Avaliações médicas – solicitação de kit de exames para diagnósticos diferenciais das demências e outras condições detectadas, eventuais ajustes de medicamentos. • Agendamento de retorno e orientações gerais II - AÇÕES PARA PÚBLICO INTERNO DOS AME IDOSO SUDESTE 1 – GRUPOS NO MÊS DE SETEMBRO Agendas internas. • 1 grupo por semana com datas e horários a definir no mês de setembro, com duração de 80-90 minutos, com 15 pacientes em cada grupo e seus cuidadores Programação: • Entrega de folheto explicativo • Esclarecimento sobre a doença – diagnóstico, evolução (médico) • Principais linhas de tratamento e prognóstico (médico) • Cuidados multiprofissionais (equipe multiprofissional) • Sessão de dúvidas 2 – GRUPOS DE OUTUBRO/2017 A AGOSTO/2018 Agendas internas. 1 grupo mensal com datas e horários a definir de outubro/2017 a agosto/2018, com duração de 80 a 90 minutos, com 15 pacientes em cada grupo e seus cuidadores
Resultados
As 40 vagas ofertadas foram preenchidas. Compareceram 26 pacientes no mutirão (absenteísmo 35%). Houve atualização de conhecimentos sobre demências entre a equipe assistencial. A estratégia de abordagem em grupo mostrou-se benéfica permitindo troca de experiências entre cuidadores e pacientes. Profissionais qualificados podem dar orientações precisas. Houve incorporação de atendimento em grupos de pacientes e cuidadores para demência e outras doenças nas rotinas da unidade.

Ficha técnica

Município:
São Paulo
Instituição Responsável:
Ambulatório Médico de Especialidades - AME Idoso Sudeste - SES São Paulo/SPDM
Coordenação da experiência:
Marcia Maiumi Fukujima
Email da coordenação:
maiumi.fukujima@spdm.org.br
Telefone institucional:
(11) 4280-2860
Esfera da experiência:
Grupo A - Estados e DF
Categoria da experiência:
Atendimento em grupo com pessoas idosas (grupos terapêuticos, grupos operativos, etc.)
Parceiros:
Academia Brasileira de Neurologia e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br