Identificação da Experiência

Programa de Atendimento Municipal Domiciliar ao Idoso com Limitação - PAMDIL

Ano da experiência : 
2021
Região da Prática: 
Nordeste
Município: 
Vitória da Conquista
Instituição Responsável: 
Diretoria da Atenção Básica
Coordenação da experiência: 
Camila Ribas de Oliveira
Telefone institucional: 
(77) 3429-7448
Email da coordenação: 
atencaobasica.vca@hotmail.com

Esfera, eixo e categoria

Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência: 
Atenção à saúde da pessoa idosa no ambiente domiciliar
Eixo temático: 
Experiência em gestão da atenção básica no campo do envelhecimento

Justificativa

Explique as razões ou acontecimentos que levaram ao planejamento da iniciativa.
O que motivou a realização dessa experiência?: 
O Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso com limitação (PAMDIL) compõe a Rede de Atenção à Saúde (RAS) da Pessoa Idosa, inserindo-se dentro de um modelo gerontológico que tem por objetivo garantir aos(as) idosos(as) a permanência pelo maior tempo possível, de maneira autônoma e independente, na sociedade. Mediante o acompanhamento, em âmbito domiciliar, das condições de saúde da população idosa com limitações, o programa garante atendimento multidisciplinar em domicílio a pessoas com 60 anos ou mais que apresentam dificuldade de acesso aos serviços de saúde, seja por incapacidade funcional ou por condições sociais adversas. O município de Vitória da Conquista possui uma população de idosos(as) de 26.059 de um total de 338.885 pessoas. A RAS do município é orientada pela AB que constitui a principal porta de entrada do sistema, sendo composta por 07 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 33 programas de Estratégia de Saúde da Família (ESF) com 52 equipes, 05 Equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), 01 Odontológico e 01 Consultório na Rua. Nas UBS com ESF são realizadas consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, visitas domiciliares, procedimentos de enfermagem, administração de imunobiológicos, coletas de exames, liberação de medicamentos, encaminhamentos e capacitações. Nas unidades que não são afiliadas a ESF, não ocorrem visitas domiciliares, o que reduz a acessibilidade de pessoas com limitações. (SESAB, 2019). O PAMDIL segue o princípio da AB da territorialização, tendo como público potencial os idosos cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde que não são equipadas com Estratégia de Saúde da Família no município de Vitória da Conquista.

Objetivos

Detalhe os objetivos da proposta, o que se esperava alcançar.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
OBJETIVOS Geral: Desenvolver um programa municipal de atendimento domiciliar, integrado à Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa do município de Vitória da Conquista, que complemente os cuidados oferecidos pela Atenção Básica e Especializada, de maneira a garantir a integralidade do cuidado aos idosos com limitações de mobilidade, acamado ou domiciliado, residente na área de abrangência do PAMDIL. Objetivos específicos assistir o idoso com dificuldades de acesso físico ao atendimento ambulatorial, objetivando promover independência e autonomia mediante manejo adequado de condições agudas e/ou crônicas, promoção de saúde e prevenção de novos agravos e reabilitação recuperação e/ou manutenção clínica; realizar um gerenciamento efetivo da saúde do idoso visando à prevenção de agravos através de intervenções precoces sobre situações de risco que possam comprometer a saúde e a capacidade do idoso; capacitação de cuidadores e familiares para o cuidado com o idoso, sob a orientação e supervisão da equipe do programa; proporcionar assistência humanizada e especializada em saúde do idoso; estimular uma maior participação do paciente e de sua família no tratamento proposto; promover educação em saúde; integrar as redes formais e informais de atenção ao idoso para fortalecimento de parcerias e obtenção de alternativas de atendimento das demandas.

Metas

Detalhe as metas estabelecidas para o funcionamento da prática. Exemplo: META 1: distribuir 1000 exemplares de material didático sobre prevenção de quedas. META 2: diminuir as internações por quedas entre idosos em n%.
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Realizar 800 atendimentos clínicos em domicílio a idosos com limitações motoras
Distribuir 200 cadernetas da pessoa idosa
Capacitar 50 agentes comunitários de saúde no reconhecimento do idoso frágil e com limitação

Abrangência

Onde foi desenvolvida?: 
O PAMDIL atende à população de pessoas idosas com limitação de mobilidade nos territórios de 7 Unidades Básicas de Saúde que não são formadas por equipes da Estratégia de Saúde da Família na zona urbana do município de Vitória da Conquista na Bahia.
Esta experiência já participou de alguma edição de seleção anterior?: 
Não

Público-alvo

Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Idosos com limitações de mobilidade que possuam endereço nos territórios das UBS.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Através das equipes de saúde das UBS.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Os idosos são visitados pelos Agentes Comunitários de Saúde e, verificadas as condições de inclusão no programa, agendada a visita domiciliar com a equipe do PAMDIL.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
400
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
250/ano
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
496
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Óbito

Implementação

Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
A triagem inicial dos idosos candidatos ao programa é realizada através da aplicação do instrumento de avaliação clínico-funcional da pessoa idosa (IVCF-20 - anexo 1) pela equipe da UBS, com frequência mínima sugerida anual, sendo identificados os idosos com limitações, a partir do IVCF-20, que apresentem pontuação nos itens 6, 12, 13, 14, 15 e/ou 16. Realizado, portanto, o agendamento por parte da equipe da UBS da consulta domiciliar do PAMDIL a(o) idoso(a), quando é realizada a avaliação inicial da situação de saúde e condição social do(a) idoso(a), identificação de cuidador responsável e correto preenchimento da Ficha de Avaliação Inicial do PAMDIL. Definida a permanência no PAMDIL pela Equipe Técnica (ET), mediante o correta identificação dos critérios de inclusão ou exclusão para o programa; a inclusão no PAMDIL é feita, sempre respeitando a autonomia da pessoa e de seus familiares, devendo ser explicitada por diálogo com linguagem acessível a todos, o caráter e a abrangência do atendimento fornecido pelo programa e todas as co-responsabilidades do cuidado compartilhado, o que exige o adequado preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido com as assinaturas. O agendamento das próximas consultas domiciliares do(a) idoso(a) com frequência estabelecida pela ET, de acordo com as demandas e disponibilidade de vagas, sendo comunicada data e horário previamente à equipe da UBS para adequada comunicação e acompanhamento. As consultas são realizadas sempre no ambiente domiciliar, onde pode-se observar as condições de cuidado, sanitárias e de segurança. São realizados exames laboratoriais, quando necessários, também no domicílio. Exames complementares são realizados mediante encaminhamento, bem como consultas especializadas. A fisioterapia de reabilitação também é realizada mediante encaminhamento, porém as orientações gerais e de casa segura são feitas pela fisioterapeuta da equipe. A equipe realiza preenchimento dos indicadores de Monitoramento e Avaliação do Programa, com periodicidade semestral.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
As principais dificuldades encontradas no programa são: - Falta de engajamento das equipes das UBS no agendamento das consultas; - Dificuldades de deslocamento dos pacientes para as consultas e, especialmente, fisioterapia de reabilitação, o que incorre em poucas altas por melhora clínica; - Ausência de assistente social na equipe, limitando a ação da mesma em casos de idosos em situação de vulnerabilidade social;

Resultados

Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Nos últimos dois anos foram realizados mais de 700 atendimentos a 496 idosos do município de Vitória da Conquista-BA, sendo metade desses idosos classificados como Alta Vulnerabilidade Clínico-Funcional e totalmente dependentes para as atividades básicas de vida diária. Nota-se uma parcela grande da população idosa que necessita desse tipo de atendimento. Observamos que existe uma alta prevalência de idosos com limitações que apresentam polifarmácia, cognição alterada, transtornos de humor e comorbidades múltiplas. Além disso, nossa população tem um alto índice de insuficiência familiar, o que aumenta a vulnerabilidade da mesma. O atendimento do PAMDIL, apesar de suas limitações , reduz o número de visitas à unidade de emergência e internações desnecessárias, melhora a qualidade da assistência a idosos com limitações, auxilia no cuidado ao cuidador familiar e capacita a população e os profissionais no que tange ao reconhecimento das principais síndromes geriátricas.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
829 atendimentos em 2 anos
496 idosos atendidos
Agentes comunitários de saúde capacitados
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
Foram 829 atendimentos em 2 anos, 496 idosos atendido.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Semestralmente
Quais os pontos positivos da experiência?: 
O atendimento do PAMDIL,reduz o número de visitas à unidade de emergência e internações desnecessárias, melhora a qualidade da assistência a idosos com limitações, auxilia no cuidado ao cuidador familiar e capacita a população e os profissionais no que tange ao reconhecimento das principais síndromes geriátricas.
Quais as limitações da experiência?: 
Equipe técnica necessita de outros profissionais para se tornar efetivamente interdisciplinar. Dificuldade de deslocamento dos idosos para terapêuticas e consultas. Insuficiência familiar e aspectos sociais impedem reabilitação. Falta de engajamento das equipes das UBS>
2021
-
Nordeste
Programa de Atendimento Municipal Domiciliar ao Idoso com Limitação - PAMDIL
Introdução
O Programa de Atenção Domiciliar ao Idoso com limitação (PAMDIL) compõe a Rede de Atenção à Saúde (RAS) da Pessoa Idosa, inserindo-se dentro de um modelo gerontológico que tem por objetivo garantir aos(as) idosos(as) a permanência pelo maior tempo possível, de maneira autônoma e independente, na sociedade. Mediante o acompanhamento, em âmbito domiciliar, das condições de saúde da população idosa com limitações, o programa garante atendimento multidisciplinar em domicílio a pessoas com 60 anos ou mais que apresentam dificuldade de acesso aos serviços de saúde, seja por incapacidade funcional ou por condições sociais adversas. O município de Vitória da Conquista possui uma população de idosos(as) de 26.059 de um total de 338.885 pessoas. A RAS do município é orientada pela AB que constitui a principal porta de entrada do sistema, sendo composta por 07 Unidades Básicas de Saúde (UBS), 33 programas de Estratégia de Saúde da Família (ESF) com 52 equipes, 05 Equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), 01 Odontológico e 01 Consultório na Rua. Nas UBS com ESF são realizadas consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, visitas domiciliares, procedimentos de enfermagem, administração de imunobiológicos, coletas de exames, liberação de medicamentos, encaminhamentos e capacitações. Nas unidades que não são afiliadas a ESF, não ocorrem visitas domiciliares, o que reduz a acessibilidade de pessoas com limitações. (SESAB, 2019). O PAMDIL segue o princípio da AB da territorialização, tendo como público potencial os idosos cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde que não são equipadas com Estratégia de Saúde da Família no município de Vitória da Conquista.
Objetivos
OBJETIVOS Geral: Desenvolver um programa municipal de atendimento domiciliar, integrado à Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa do município de Vitória da Conquista, que complemente os cuidados oferecidos pela Atenção Básica e Especializada, de maneira a garantir a integralidade do cuidado aos idosos com limitações de mobilidade, acamado ou domiciliado, residente na área de abrangência do PAMDIL. Objetivos específicos assistir o idoso com dificuldades de acesso físico ao atendimento ambulatorial, objetivando promover independência e autonomia mediante manejo adequado de condições agudas e/ou crônicas, promoção de saúde e prevenção de novos agravos e reabilitação recuperação e/ou manutenção clínica; realizar um gerenciamento efetivo da saúde do idoso visando à prevenção de agravos através de intervenções precoces sobre situações de risco que possam comprometer a saúde e a capacidade do idoso; capacitação de cuidadores e familiares para o cuidado com o idoso, sob a orientação e supervisão da equipe do programa; proporcionar assistência humanizada e especializada em saúde do idoso; estimular uma maior participação do paciente e de sua família no tratamento proposto; promover educação em saúde; integrar as redes formais e informais de atenção ao idoso para fortalecimento de parcerias e obtenção de alternativas de atendimento das demandas.
Metas
  1. Realizar 800 atendimentos clínicos em domicílio a idosos com limitações motoras
  2. Distribuir 200 cadernetas da pessoa idosa
  3. Capacitar 50 agentes comunitários de saúde no reconhecimento do idoso frágil e com limitação
Público alvo
Idosos com limitações de mobilidade que possuam endereço nos territórios das UBS.
Divulgação
Através das equipes de saúde das UBS.
Número de participantes
496
Atividades
A triagem inicial dos idosos candidatos ao programa é realizada através da aplicação do instrumento de avaliação clínico-funcional da pessoa idosa (IVCF-20 - anexo 1) pela equipe da UBS, com frequência mínima sugerida anual, sendo identificados os idosos com limitações, a partir do IVCF-20, que apresentem pontuação nos itens 6, 12, 13, 14, 15 e/ou 16. Realizado, portanto, o agendamento por parte da equipe da UBS da consulta domiciliar do PAMDIL a(o) idoso(a), quando é realizada a avaliação inicial da situação de saúde e condição social do(a) idoso(a), identificação de cuidador responsável e correto preenchimento da Ficha de Avaliação Inicial do PAMDIL. Definida a permanência no PAMDIL pela Equipe Técnica (ET), mediante o correta identificação dos critérios de inclusão ou exclusão para o programa; a inclusão no PAMDIL é feita, sempre respeitando a autonomia da pessoa e de seus familiares, devendo ser explicitada por diálogo com linguagem acessível a todos, o caráter e a abrangência do atendimento fornecido pelo programa e todas as co-responsabilidades do cuidado compartilhado, o que exige o adequado preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido com as assinaturas. O agendamento das próximas consultas domiciliares do(a) idoso(a) com frequência estabelecida pela ET, de acordo com as demandas e disponibilidade de vagas, sendo comunicada data e horário previamente à equipe da UBS para adequada comunicação e acompanhamento. As consultas são realizadas sempre no ambiente domiciliar, onde pode-se observar as condições de cuidado, sanitárias e de segurança. São realizados exames laboratoriais, quando necessários, também no domicílio. Exames complementares são realizados mediante encaminhamento, bem como consultas especializadas. A fisioterapia de reabilitação também é realizada mediante encaminhamento, porém as orientações gerais e de casa segura são feitas pela fisioterapeuta da equipe. A equipe realiza preenchimento dos indicadores de Monitoramento e Avaliação do Programa, com periodicidade semestral.
Resultados
Nos últimos dois anos foram realizados mais de 700 atendimentos a 496 idosos do município de Vitória da Conquista-BA, sendo metade desses idosos classificados como Alta Vulnerabilidade Clínico-Funcional e totalmente dependentes para as atividades básicas de vida diária. Nota-se uma parcela grande da população idosa que necessita desse tipo de atendimento. Observamos que existe uma alta prevalência de idosos com limitações que apresentam polifarmácia, cognição alterada, transtornos de humor e comorbidades múltiplas. Além disso, nossa população tem um alto índice de insuficiência familiar, o que aumenta a vulnerabilidade da mesma. O atendimento do PAMDIL, apesar de suas limitações , reduz o número de visitas à unidade de emergência e internações desnecessárias, melhora a qualidade da assistência a idosos com limitações, auxilia no cuidado ao cuidador familiar e capacita a população e os profissionais no que tange ao reconhecimento das principais síndromes geriátricas.

Ficha técnica

Município:
Vitória da Conquista
Instituição Responsável:
Diretoria da Atenção Básica
Coordenação da experiência:
Camila Ribas de Oliveira
Email da coordenação:
atencaobasica.vca@hotmail.com
Telefone institucional:
(77) 3429-7448
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Atenção à saúde da pessoa idosa no ambiente domiciliar
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Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br