Ano: 
2019
Categoria: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
Região da Prática: 
Norte
Município: 
Macapá
Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA e Núcleos Ampliados da Saúde da Família e Atenção Básica – NASF/AB
Parceiros: 
Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, Instituições de Ensino Técnico e Superior, Clínicas Escolas das Instituições de Ensino Superior – IES, Lideranças Comunitárias, SESC-AP, SENAC-AP, Secretaria do Desporto e Laser – SEDEL.
Coordenação da experiência: 
Equipe de NASF/AB 007
Telefone institucional: 
(96) 9911-43686
Email da coordenação: 
lumaamanajas@bol.com.br
Qual a esfera da experiência?: 
Grupo B - Municípios
O que motivou a realização dessa experiência?: 
O grupo de idosos foi criado visualizando estratégias e vivências identificadas no território, para assim garantir a promoção e prevenção da qualidade de vida de um grupo de idosos identificados na área de abrangência. Contribuindo para melhoria de aspectos relevantes tais como: saúde física, mental, espiritual e sócio cultural.
O que se esperava modificar ou realizar através da iniciativa?: 
Melhoria da qualidade de vida do grupo de idosos; Inclusão social; Desenvolvimento da autoestima; Troca de vivências e experiências dentro do grupo; Valorização da pessoa idosa; Fortalecer a pratica corporal;
Descreva as metas para o desenvolvimento da experiência (de 1 a 4, no maximo): 
Elaborar ações de saúde e coletivas;
Desenvolver atividades físicas e psicomotoras regulares;
Promover atividades que visem elevar autoestima, realização e conhecimento dos direito e deveres da pessoa idosa;
Desenvolver estratégias que visem o atendimento clinico e domiciliar para assim conhecermos a realidade de cada envolvido no projeto;
Qual o perfil dos idosos envolvidos nessa experiência?: 
Homens e mulheres, a partir de 60 a 90 anos, idosos independentes, idosos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e adoecimento psíquico como: depressão e ansiedade generalizadas.
De que forma a experiência foi divulgada ao público?: 
Através da equipe de NASF/AB 007 e Agentes comunitários de saúde - ACS vinculadas às equipes de ESF, Unidade Básica de Saúde, demandas espontâneas, RAPS e mídia local (rádio, TV, rede social).
Onde foi desenvolvida?: 
A experiência é desenvolvida no território de abrangência das equipes de ESF: 023,072,050,049,060,059. Três vezes por semana (Segunda, Quarta e Sexta-feira) no horário de 08h00min as 09h30minh tendo como Espaço Físico a Quadra Poliesportiva Raimundo Adamor Picanço “Wanderley”, cedida pela Secretaria de Desporto e Laser – SEDEL. Assim, comtemplando os seguintes bairros: Beirol e Trem.
Como os idosos foram selecionados para participar?: 
Atendimentos individualizados e compartilhados dentro do perfil já descrito, atendimentos domiciliares, demandas espontâneas e ações coletivas praticadas dentro do território.
Quantos idosos pretendiam alcançar com essa experiência?: 
50
Quantos idosos participaram da experiência, por ano de atividade?: 
Ano 2018: 5.041 idosos Ano 2019 de Janeiro à Junho: 2.320 idosos
Ao final, ou até o momento, quantos idosos participaram da experiência?: 
50
Qual o principal motivo da saída dos idosos nas atividades da experência? Porque deixaram de participar?: 
Óbito, doenças que impeçam a locomoção, falta de acompanhante para leva-los ate o local da atividade, mudança de domicilio.
Descreva detalhadamente como eram as atividades realizadas: 
O grupo acontece três vezes por semana (Segunda, Quarta e Sexta-feira), das 08h00min as 09h30minh na Quadra Poliesportiva Raimundo Adamor Picanço “Wanderley”. A primeira Segunda-Feira de cada mês ocorre uma Palestra de um profissional da equipe de NASF/AB 007 com um tema pré-determinado. As datas alusivas do calendário são comemoradas como: carnaval, dia das mães e dia da mulher, caminhada de verão, dia dos pais, festa de final de ano para assim priorizar a socialização e o bem-estar físico e mental. Fazendo parte da rotina do grupo no 1ª momento: Aferição da Pressão Arterial de cada idoso realizado pela técnica de enfermagem. Logo após o Profissional de Educação Física abre uma roda de conversa para orientações sobre a necessidade continua do uso dos medicamentos prescritos pelos médicos referentes às seguintes patologias: hipertensos, diabéticos, cardiopatas entre outros e a importância da alimentação matinal. No 2ª momento: Iniciam com alongamentos, caminhada de 30mim e atividades corporais utilizando os materiais para prática esportiva. Já no 3ª momento: Em meses de datas alusivas há um preparo para uma determinada data comemorativa. Atendendo as necessidades do grupo é discutido em conjunto com os usuários e equipes de ESF e NASF/AB 007 tendo como objetivo a melhoria e qualidade de vida, bem-estar físico e mental dos participantes. Todas as atividades são elaboradas previamente pelas equipes envolvidas através de reuniões, visualizando as demandas referenciadas pelo grupo.
Descreva quais as dificuldades encontradas para realização das atividades.: 
Falta de recursos financeiros e materiais para realização das atividades no grupo e espaço físico inadequado causando muitas vezes a inviabilidade das atividades programadas.
Quais foram os resultados observados depois da implementação?: 
Conseguimos reduzir os danos causados por doenças crônicas, o índice de depressão no nosso público alvo, diminuiu consideravelmente, e observamos o aumento da expectativa do bem estar e qualidade de vida.
Descreva os resultados observados de acordo com as metas previstas: 
Conscientização do usuário sobre a importância das consultas periódicas e o uso continuo da medicação;
Foi detectado o baixo índice de sedentarismo dentro do território, melhorando a coordenação motora, o que gerou diminuição das quedas e aumento do equilíbrio proprioceptivo;
O aumento da autoestima através das atividades que auxiliam o bem-estar físico e mental dos idosos, realizando assim palestras voltadas para conscientização dos direitos e deveres da pessoa idosa, atividades laborais, dança, oficinas, rodas de conversa;
Intensificação das ações de saúde coletivas e individuais;
Descreva em forma de indicadores quantitativos (números, proporções, taxas) os resultados alcançados pela experiência.: 
50 idosos. Números de atendimentos realizados individualizados: 605 durante o período da experiência. Números de atendimentos realizados coletivos: 1056 durante o período da experiência. Números de visitas: 21 durante o período da experiência. Diminuição de quedas: 16% durante o período da experiência.
Existe equipe responsável pelo monitoramento/avaliação da experiência?: 
Sim
Com que frequência se reúne?: 
Uma vez por mês
Quais os pontos positivos da experiência?: 
Redução de danos causados significativos em decorrência da idade; Valorização e autonomia da pessoa idosa; Bem estar físico e mental da pessoa idosa;
Quais as limitações da experiência?: 
O local algumas vezes esta inapropriado para o uso, já que este também e cedido para outros eventos; Falta de transporte para locomoção para outros lugares, como as atividades externas a serem realizadas, tais como: passeios em museus, parques, cinemas, shopping. Alteração climática em decorrência de o local ser inapropriado para os dias de chuva forte; Falta de recursos financeiros e materiais didáticos e esportivos.
2019
-
Norte
Práticas Terapêuticas com Idosos - Grupo VIVER MELHOR
Introdução
O grupo de idosos foi criado visualizando estratégias e vivências identificadas no território, para assim garantir a promoção e prevenção da qualidade de vida de um grupo de idosos identificados na área de abrangência. Contribuindo para melhoria de aspectos relevantes tais como: saúde física, mental, espiritual e sócio cultural.
Objetivos
Melhoria da qualidade de vida do grupo de idosos; Inclusão social; Desenvolvimento da autoestima; Troca de vivências e experiências dentro do grupo; Valorização da pessoa idosa; Fortalecer a pratica corporal;
Metas
  1. Elaborar ações de saúde e coletivas;
  2. Desenvolver atividades físicas e psicomotoras regulares;
  3. Promover atividades que visem elevar autoestima, realização e conhecimento dos direito e deveres da pessoa idosa;
  4. Desenvolver estratégias que visem o atendimento clinico e domiciliar para assim conhecermos a realidade de cada envolvido no projeto;
Público alvo
Homens e mulheres, a partir de 60 a 90 anos, idosos independentes, idosos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e adoecimento psíquico como: depressão e ansiedade generalizadas.
Divulgação
Através da equipe de NASF/AB 007 e Agentes comunitários de saúde - ACS vinculadas às equipes de ESF, Unidade Básica de Saúde, demandas espontâneas, RAPS e mídia local (rádio, TV, rede social).
Número de participantes
50
Atividades
O grupo acontece três vezes por semana (Segunda, Quarta e Sexta-feira), das 08h00min as 09h30minh na Quadra Poliesportiva Raimundo Adamor Picanço “Wanderley”. A primeira Segunda-Feira de cada mês ocorre uma Palestra de um profissional da equipe de NASF/AB 007 com um tema pré-determinado. As datas alusivas do calendário são comemoradas como: carnaval, dia das mães e dia da mulher, caminhada de verão, dia dos pais, festa de final de ano para assim priorizar a socialização e o bem-estar físico e mental. Fazendo parte da rotina do grupo no 1ª momento: Aferição da Pressão Arterial de cada idoso realizado pela técnica de enfermagem. Logo após o Profissional de Educação Física abre uma roda de conversa para orientações sobre a necessidade continua do uso dos medicamentos prescritos pelos médicos referentes às seguintes patologias: hipertensos, diabéticos, cardiopatas entre outros e a importância da alimentação matinal. No 2ª momento: Iniciam com alongamentos, caminhada de 30mim e atividades corporais utilizando os materiais para prática esportiva. Já no 3ª momento: Em meses de datas alusivas há um preparo para uma determinada data comemorativa. Atendendo as necessidades do grupo é discutido em conjunto com os usuários e equipes de ESF e NASF/AB 007 tendo como objetivo a melhoria e qualidade de vida, bem-estar físico e mental dos participantes. Todas as atividades são elaboradas previamente pelas equipes envolvidas através de reuniões, visualizando as demandas referenciadas pelo grupo.
Resultados
Conseguimos reduzir os danos causados por doenças crônicas, o índice de depressão no nosso público alvo, diminuiu consideravelmente, e observamos o aumento da expectativa do bem estar e qualidade de vida.

Ficha técnica

Município:
Macapá
Instituição Responsável:
Secretaria Municipal de Saúde - SEMSA e Núcleos Ampliados da Saúde da Família e Atenção Básica – NASF/AB
Coordenação da experiência:
Equipe de NASF/AB 007
Email da coordenação:
lumaamanajas@bol.com.br
Telefone institucional:
(96) 9911-43686
Esfera da experiência:
Grupo B - Municípios
Categoria da experiência:
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)
Parceiros:
Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, Instituições de Ensino Técnico e Superior, Clínicas Escolas das Instituições de Ensino Superior – IES, Lideranças Comunitárias, SESC-AP, SENAC-AP, Secretaria do Desporto e Laser – SEDEL.
Fotos:
> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br