2017
-
Sudeste
VIDA EM MOVIMENTO: ESTÍMULO À SOCIALIZAÇÃO ENTRE IDOSOS

INTRODUÇÃO

O aumento da população idosa e a necessidade de acompanhamento e busca constante na oferta de qualidade de vida, consiste um importante desafio para a saúde pública no Brasil. Portanto, a vivência da independência e da autonomia permite que o indivíduo desenvolva a habilidade de controlar, lidar e tomar decisões sobre sua rotina, considerando suas regras e preferências, vivendo independentemente na comunidade em que está inserido. Considerando as especificidades do território em que a Unidade Básica de Saúde está alocada, cuja população é representativamente composta por idosos, as principais razões para a criação de uma estratégia de cuidado baseada no vínculo com os usuários orientam-se pela preocupação em garantir apoio para escolha de hábitos saudáveis, autônomos e que valorizem a socialização dos indivíduos.

OBJETIVOS

Ampliar o significado do trabalho em grupo como ferramenta de trabalho da equipe de saúde, oportunizando momentos de convivência entre indivíduos da mesma faixa etária com enfoque na socialização de saberes, construção de conhecimentos coletivos e promoção da saúde.

PÚBLICO-ALVO

O convite para participação no grupo é aberto a comunidade, entretanto a equipe de saúde convidou usuários com doenças crônicas, de difícil controle, pouco aderentes ao cuidado em saúde e que, muitas vezes, com dificuldades de socialização.

DIVULGAÇÃO

Por convite exposto na UBS, telefonemas e durante procedimentos na UBS.

ATIVIDADES

Encontros quinzenais, com atividades diversas que variavam de conversas focadas em dificuldades elencadas pelo próprio grupo, artesanato, filmes, jogos diversos e roda de conversa.

RESULTADOS

Melhora da adesão aos planos de cuidado/ terapia; Melhor vínculo com os profissionais da equipe; Verbalização de dificuldades e vulnerabilidades; Inserção da família e corresponsabilização no cuidado; Aumento da procura pela unidade, principalmente por indivíduos do sexo masculino; Discussão das práticas de saúde coletivamente.

Ficha técnica


Município: 
Jaguariúna

Instituição Responsável: 
Prefeitura Municipal de Jaguariúna- UBS Fontanella



Coordenação da experiência: 
Keite Helen dos Santos

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
01938375603



Categoria da Experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br