2017
-
Sudeste
Um olhar integral aos idosos: Saúde Bucal

TÍTULO COMPLETO: “Um olhar integral aos idosos: caminhos trilhados pela Saúde Bucal de Apiacá/ES”

INTRODUÇÃO

A experiência “Um olhar integral aos idosos: caminhos trilhados pela Saúde Bucal de Apiacá/ES”, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Apiacá/ES, teve início em 2017 com o objetivo de levar serviços públicos de saúde à população idosa que possui algum tipo de limitação na locomoção, em especial cuidados relativos à saúde bucal. A prática beneficiou através de visitas domiciliares 30 idosos.

OBJETIVOS

  • Garantia dos direitos sociais constitucionais – Levando cuidados básicos de saúde à uma população impossibilitada de acessar espontaneamente os serviços públicos de saúde do município
  • Acompanhar, educar, prevenir e tratar este público alvo no que se refere ao campo da Saúde Bucal, inserindo no contexto social ações educativas sobre hábitos de higiene bucal, prevenção das doenças mais relacionadas a este ciclo de vida - destaque para o Câncer Bucal-, bem como ações curativas ao tratamento dos principais agravos desta natureza – cárie e doença periodontal.
  • Promover com o contexto domiciliar medidas educativas e preventivas.
  • A experiência tem como objetivos secundários: (1) avaliar as condições socioeconômicas do idoso e a realidade de seu contexto familiar; (2) analisar as condições de higiene corporal deste sujeito e de seus próximos; (3) servir como interlocutor dos cuidadores para com as instituições públicas de saúde, possibilitando uma maior resolutividade das demandas, na medida em que a visita domiciliar possibilita esta aproximação; (4) educar os cuidadores da pessoa idosa sobre prevenção de quedas, cuidados básicos de higiene, campanhas de vacinação, bem como outros informativos relevantes.

PUBLICO-ALVO

Idosos residentes no município e que apresentem dificuldades de locomoção, sendo limitações transitórias ou permanentes, e, consequentemente, de terem acesso aos serviços públicos de saúde.

DIVULGAÇAO

Foram utilizados os meios de divulgação online da Prefeitura Municipal de Apiacá, bem como reuniões entre as Equipes de Saúde da Família com a comunidade, além da divulgação durante as visitas domiciliares dos ACS e nas reuniões do CMS

ATIVIDADES

  • Levantamento prévio dos idosos impossibilitados de acessarem, por condição própria e espontânea, a rede pública municipal de saúde.
  • Uma equipe de Saúde Bucal faz visita domiciliar aos idosos selecionados, e passa a ser a referência em saúde tanto para a pessoa idosa quanto para seu(s) cuidador(es). Na visita a equipe realiza a capacitação da pessoa idosa e de seu(s) cuidador(es) sobre hábitos saudáveis de alimentação e sobre higienização bucal; realização do exame clínico voltado para a detecção precoce de Câncer Bucal; e realização de exame clínico para averiguação da condição bucal do idoso (condições das Próteses Dentárias, presença de Cáries, de Doença Periodontal e/ou outras lesões bucais).
  • Por ser o profissional de saúde de referência para a pessoa idosa e para seus familiares, o Cirurgião-dentista age de forma intersetorial e multiprofissional, ao passo em que o mesmo atua como difusor de informações em saúde a este público alvo: noções de higiene corporal, como evitar quedas em ambiente doméstico, sobre campanhas de vacinação e uso correto de medicação.

RESULTADOS

A experiência fortaleceu a vigilância em saúde a este público alvo, na medida em que as visitas a estes domicílios por profissionais da Saúde Bucal promove uma maior visão da realidade da pessoa idosa e de seu ambiente familiar. Alcançou a meta de realizar ao menos uma visita domiciliar a cada pessoa idosa impossibilitada de acessar espontaneamente os serviços públicos de saúde do município. Realizou a distribuição de escovas dentais e materiais educativos/ilustrativos a 100% do público alvo. Realizou o exame clínico de detecção de Câncer Bucal a cerca 70% do público alvo. E por fim, realizou procedimentos odontológicos em ambiente domiciliar segundo as necessidades levantadas.

Ficha técnica


Município: 
Apiacá

Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde


Parceiros: 
Não se aplica

Coordenação da experiência: 
Diogo de Souza Vargas

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(028)99976-9161



Categoria da Experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br