2017
-
Sudeste
Programa Agente Cidadão Sênior

INTRODUÇÃO

Na atualidade o município de São Caetano do Sul possui uma relevante parcela da população representada por pessoas consideradas da "Terceira Idade". Segundo última e atual estimativa do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-, da população total, aproximadamente 156 mil habitantes, 49 mil habitantes (31,30%), possuem 50 anos ou mais.

Diante deste cenário, cresceu a necessidade de se implantar políticas públicas voltadas a esta parcela da população, buscando a integração, ocupação terapêutica e a inserção dos idosos em atividades profissionais, que em conjunto favorecem para o aumento da qualidade de vida destas pessoas.

Assim, após vários estudos, a Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, através da Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social - SEAIS e da Coordenadoria Municipal da Terceira Idade - COMTID, lançaram o Programa "Agente Cidadão Sênior" no ano de 2007, inserindo no âmbito da municipalidade centenas de trabalhadores que atendiam,  principalmente as exigências básicas de possuir mais de 65 anos e receber remuneração mensal (benefícios e/ou aposentadorias) de até 2 salários mínimos. Tais trabalhadores prestavam serviços nas públicas e cumpriam carga horária de 20 horas semanais e em contrapartida, recebiam remuneração de 1 (um) salário mínimo nacional vigente e uma cesta básica.

Com o decorrer dos anos, houve um aumento considerável de pessoas nesta faixa etária interessadas em participar do programa, e diante do histórico de sucesso e evolução, haverá a abertura de novas inscrições para o ano de 2017 com previsão de aproximadamente, 400 vagas.

OBJETIVOS

O objetivo do Programa foi a de promover a integração e a participação das pessoas da "terceira Idade" na comunidade que estão inseridas, bem como a humanização do atendimento aos usuários da Rede Pública, qualificando a relação recepção/usuário com parâmetros de solidariedade e cidadania.

PÚBLICO-ALVO

Este Programa busca incluir idosos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 65 anos de idade, contemplando os idosos independentes que reúnem condições de exercer atividades profissionais.

DIVULGAÇÃO

A publicidade deste Programa se dá em jornais, informativos nos Centros de Terceira Idade, nas páginas oficiais da internet, editais, etc.

ATIVIDADES

As atividades realizadas pelos contemplados no Programa abrangem as rotinas administrativas e de apoio em escolas, equipamentos de saúde, Centros de Terceira Idade e em próprios de atenção social da cidade de São Caetano do Sul.

 EQUIPE

Este programa abrange uma quantidade considerável de profissionais, principalmente no período de inscrições. Dentre os profissionais envolvidos existem médicos (2), fisioterapeutas (4) e psicólogos (2) que fazem as análises clínicas dos pleiteantes, profissionais da área administrativa (6) que dão andamento nas inscrições em todas as suas fases e os coordenadores do Projeto (02) que dão amparo a todos os demais profissionais envolvidos.

EQUIPAMENTOS

Na fase inicial, há uma diversidade de mão de obra, equipamentos e materiais utilizados, pois há enorme procura para participação no Programa, por volta de 3000 idosos inscritos. Nesta fase, são utilizados computadores e materiais de escritórios, todos oriundos da Secretaria administradora envolvida (Secretaria de Assistência e Inclusão Social) assim como os recursos  financeiros já provisionados para este fim.

RECURSOS FINANCEIROS

Segundo consta no PPA os custos estimados para o Programa são aproximadamente R$ 3.500.000,00 por ano.

RESULTADOS

Os resultados são extremamente positivos para ambas as partes. Pelo lado da administração municipal a oferta de mão de obra experiente auxiliando no atendimento aos munícipes e pelo lado mais importante, que é o dos idosos, há uma aumento na qualidade de vida, auto estima e na saúde dos participantes que envolvidos em atividade laboral, sentem se mais dispostos e úteis, refletindo positivamente em sua vida e no trato com a sociedade e familiares.

Ficha técnica


Município: 
São Caetano do Sul

Instituição Responsável: 
Seais - Secretaria de Assistência e Inclusão Social e Comtid - Coordenadoria municipal da Terceira Idade



Coordenação da experiência: 
MAGALI DE CÁSSIA ROSOLEM - Secretária Municipal de Assistência e Inclusão Social LUCILA ROSE LORENZINI - Coordenadora de políticas Públicas Gerontológicas


Telefone institucional: 
1142282012



Categoria da Experiência: 
Atividades do setor Saúde indutoras da participação social da pessoa idosa (grupos de convivência; atividades culturais, artísticas, de recreação e lazer; ações intergeracionais; atividades que estimulem a participação na vida comunitária e cidadã; contro

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br