2017
-
Nordeste
O cuidado ao Idoso acamado: uma abordagem multidisciplinar

INTRODUÇÃO

O (SAD) Serviço de Atenção Domiciliar ou Programa Melhor em casa surgiu recentemente, um projeto com apenas 0,6 meses, no município de Pedras de Fogo - PB, no estado da Paraíba. Nos primeiros meses, a equipe multidisciplinar observou várias queixas acerca de idosos acamados, impossibilitados de se locomover até as unidades de saúde que  necessitavam de reabilitação e cuidado nas áreas: medicamentosas, lesão por pressão ou medidas de prevenção, déficits motores e respiratórios, bem como, em casos de desnutrição e desidratação,  dificuldades de deglutição e de comunicação e aspectos psicoemocionais fragilizados nos Idosos restritos ao leito, todo este contexto interferindo, em sua qualidade de vida e evoluindo para pneumonias aspirativas, desnutrição e desidratação, quadros de infecção, assim, sentiu-se a necessidade de complementar a equipe da Rede de Atenção à Saúde com a implantação do SAD, com o objetivo de reduzir a demanda por atendimento hospitalar e a permanência por internação, proporcionando uma melhor qualidade de vida  e  promovendo bem-estar  a pessoa idosa.

OBJETIVOS

A relevância de uma equipe multidisciplinar no processo do cuidado, é a possibilidade de potencialização das terapias nos tratamentos, conseguindo trabalhar melhor todas as demandas apresentadas pelos pacientes idosos, restritos ao leito. Fortalecendo e potencializando as terapias e ocorrendo uma maior integração entre os profissionais, vale salientar que a comunicação é realmente a maior vantagem do tratamento feito pela equipe multidisciplinar, o conhecimento técnico que se amplia não apenas em direção ao paciente, mas também aos outros profissionais, com o intuito de incrementar o somatório de conhecimentos do grupo, ou seja, a interação dos profissionais com um objetivo comum, a melhora do paciente, sendo assim, cada vez mais a pessoa idosa é vista em toda sua integralidade  e de forma humanizada, não apenas física como psíquica e social, deste modo, a premissa da experiência é de reduzir o número de internações hospitalares, decorrentes a quadros infecciosos, de desnutrição, desidratação ou pneumonias por broncoaspiração, dentre outros, promovendo qualidade de vida e empoderando o idoso.

PÚBLICO-ALVO

O perfil de pessoa idosa assistida pelo SAD, independe de sexo, idosos da faixa etária a partir de 60 anos, restritos ao leito e dependentes, portadores de doenças neurodegenerativas, ou pelo processo de envelhecimento, por meio de ações de avaliação e re

DIVULGAÇÃO

A experiência foi divulgada ao público através de rádio e redes sociais, como meios de divulgação, foram realizados matriciamento em toda a RAS do município.

ATIVIDADES

O relato de experiência de Profissionais Multidisciplinares que atuam no SAD-PF/ PB. A  Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), de acordo com a Portaria Nº 825/2016, realiza a visita de admissão para posteriormente acionar a EMAP (Equipe Multiprofissional de  Apoio) . A EMAD realiza as visitas e se o paciente necessitar do tratamento a EMAP é acionada. Os atendimentos acontecem à pacientes restritos ao leito ou ao lar de maneira temporária ou definitiva. O processo de admissão, pelo serviço de atenção domiciliar, acontece em idosos com doenças neurodegenerativas ou pelo próprio processo de envelhecimento, a atuação é na reabilitação das estruturas e funções que  encontram-se prejudicadas, o processo de cuidado ocorre através de ações de avaliação e reabilitação. No contexto local, a maioria dos pacientes atendidos são acometidos por Acidente Vascular Encefálico (AVE), doenças neurodegenerativas, doenças crônicas e câncer. As visitas da equipe são realizadas semanalmente, e cada paciente é tratado de forma humanizada e singular. O cuidado acontece de forma compartilhada entre terapeuta/cuidador/familiares, como também de forma integrada entre os profissionais da equipe. A atuação no SAD se fortalece pelo caráter interdisciplinar, seja mediante a construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS), seja no domicílio, ou até mesmo no hospital intervindo na decisão conjunta do processo de desospitalização. Destaca-se ainda a eficácia da terapêutica e reabilitação do usuário, minimizando o quadro da patologia, restabelecendo-os ou até mesmo, atuando na prevenção.

EQUIPE

   No estudo apresentado, como relato de experiência da Atuação Multidisciplinar dos Profissionais no processo do Cuidado, que atuam no SAD PF-PB, ao qual participam junto a equipe, na experiência:  01-médico, 01-enfermeiro, 03- técnicas de enfermagem  e 02-fisioterapeutas que fazem parte da EMAD (Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar),  da EMAP (Equipe Multiprofissional de Apoio): 01- nutricionista, 01- psicóloga e 01-fonoaudióloga. Os atendimentos aconteceram à pacientes idosos restritos ao leito ou ao lar de maneira temporária ou definitiva, e semanalmente. A intervenção com a equipe multidisciplinar acontece em idosos com patologias crônicas ou pelo próprio processo de envelhecimento, a atuação é na prevenção, avaliação e reabilitação da Pessoa Idosa acamada.

EQUIPAMENTO

Faz-se necessário os equipamentos de proteção individual (EPI´S), como: luva, máscara, gorro e avental descartável), material de curativo biológico, suplementos alimentares e espessante além de materiais para realizar atividades de estimulação motora e respiratória.

RECURSOS FINANCEIROS

As ações do SAD, são executadas a partir de recursos financeiro do Ministério da Saúde em contrapartida com a secretaria municipal de saúde do município de Pedras de Fogo, e de seus recursos humanos.

RESULTADOS

O Brasil, vem passando por um processo de transição epidemiológica e demográfica de forma acelerada, o envelhecimento populacional acontece de forma crescente e desorganizada, o aumento e prevalência de doenças crônicas, influenciam diretamente na autonomia e capacidade funcional do idoso,  podendo gerar medo, angústia e quadros depressivos, causando impacto em todo o contexto familiar, e o grande desafio, é de avanços na integralidade no processo do cuidado e na construção de vínculos, a prestação do cuidado de forma humanizada e multidisciplinar às pessoas idosas, restritas aos leito.

Para tanto, caberá a Atenção Domiciliar, atuar de forma precisa e prática de forma humanizada promovendo o bem-estar físico, mental e social do paciente. E ocorre através da necessidade de atender as dificuldades apresentadas pelos pacientes encaminhados e com diagnóstico de doenças neurodegenerativas, ou pelo próprio processo de envelhecimento, podendo ser causa de morbidade relacionada às complicações no quadro funcional e fisiológico do idoso. No entanto, àqueles que necessitam do SAD, esta contribuição será primordial em sua reabilitação, que resulta numa evolução de forma parcial ou total, dependo do grau de comprometimento da área afetada, garantindo uma melhor qualidade de vida a pessoa idosa e seus familiares, propiciando a manutenção da socialização, da autonomia e do envelhecimento ativo e saudável objetivando adequar o mais breve possível às funções alteradas, assim como, a estabilidade do quadro clínico dos Idosos acamados, redução das internações hospitalares e quadros infecciosos, e a humanização no cuidado e de forma multidisciplinar.

Ficha técnica


Município: 
Pedras de Fogo

Instituição Responsável: 
Serviço de Atenção Domiciliar - SADPF


Parceiros: 
Ministério de Saúde e Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo

Coordenação da experiência: 
Maria Tereza Dantas Bezerra Tavares

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
83- 988788319



Categoria da Experiência: 
Atenção à saúde da pessoa idosa no ambiente domiciliar

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br