2017
-
Sudeste
INTERVENÇÕES INTERDISCIPLINARES EM UMA VILA DE IDOSOS: ARTICULAÇÃO ENTRE A EQUIPE DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL , SECRETARIA DE SAÚDE E SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

INTRODUÇÃO

A Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso iniciou-se em 2013, fruto de uma parceria entre um Hospital Regional de Presidente Prudente, Universidade do Oeste Paulista e Secretaria de Saúde de Presidente Prudente, até os dias atuais já estiveram no programa de residência quatro turmas.

Esta especialização conta com o trabalho de uma equipe interdisciplinar composta por enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista e farmacêutico, em um período de dois anos esta equipe percorre a atenção primária a saúde e atenção hospitalar. No ciclo da atenção primária a saúde a equipe de residência vivencia vários cenários, dentre eles a Vila Dignidade que se encontra no território da Estratégia de Saúde da Família (ESF) ao qual recebe o programa.

No ano de 2016 os residentes aplicaram durante quatro semanas a Avaliação Geriátrica Ampliada (AGA) nos 28 moradores da Vila Dignidade. Os resultados obtidos foram discutidos com os responsáveis pela Vila, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Assistência Social da cidade, mapeando as potencialidades e fragilidades. Dentre as fragilidades foram traçada ações interdisciplinares para conter os declínios funcionais e cognitivos que foram encontrados.

Cabe ressaltar que o programa Vila dignidade é um projeto da Secretaria de Habitação que foi desenvolvido para dar residência a idosos em condições de vulnerabilidade, entretanto para residir neste programa, a pessoa idosa precisa ter autonomia e ser independente. Sendo assim, barrar o declínio funcional é condição sinequanon para que os idosos mantenham seus lares.

OBJETIVOS

Acreditamos que as ações interdisciplinares serão capazes de promover o envelhecimento saudável entre os residentes do programa, mantendo-os funcionantes com autonomia e independência. Após realização das ações será aplicado novamente a AGA no sentido de continuar acompanhando as fragilidades encontradas e identificar os idosos que saíram de condições de risco. Sendo assim, espera-se melhoria nos resultados da próxima AGA e controle das comorbidades já existentes. Também se espera melhoria no tratamento medicamentoso e não medicamentoso com foco na importância do cuidado integral a saúde.

PÚBLICO-ALVO

São 28 idosos, 14 do sexo masculino e 14 do sexo feminino, todos independentes, com ganho de até 2 salários mínimos, possuem vinculo familiar fragilizado, portadores de hipertensão, diabetes, dislipidemias e depressão.

DIVULGAÇÃO

Desde o inicio das atividades a divulgação foi interna no condomínio por meio de cartazes expositivos e visita domiciliar para incentivar a participação nos encontros e adesão as atividades. A criação de vínculos foi fortemente incentivada entre a equipe

ATIVIDADES

As atividades propostas foram realizadas uma vez por semana no período da manhã no salão social e na área de convivência do próprio condomínio. As intervenções foram voltadas para promoção da saúde, reabilitação e manutenção de doenças já existentes como: hipertensão, diabetes, dislipidemias e depressão.

Dentre as propostas foram realizados exercícios para melhora cognitiva utilizando memorização, treinamento funcional, exercícios com associação da funcionalidade cognitiva e motora, atividades para melhorar humor e auto estima utilizando música e dança, aulas educativas com tema de autocuidado, alimentação saudável, envelhecimento do cérebro, do sistema musculoesquelético, digestório, polifarmácia e conhecimento de hipertensão e diabetes. Realizado também bingo nutritivo com premiações de alimentos e frutas saudáveis e diferentes do cotidiano, ministrado oficina culinária para estimular a prática de cozinhar alimentos saudáveis.

Além das atividades coletivas foi realizado atendimento individual aos idosos em suas necessidades, realizado consulta de enfermagem, farmacêutica, fisioterapêutica, avaliação das condições nutricionais, e quando identificado necessidades solicitado apoio da equipe da Estratégia de Saúde da Família e Secretaria de Assistência Social para devidas intervenções.

Como estratégias de convívio social foram realizadas uma festa julina, corresponsabilizando os moradores na organização e decoração, proporcionando um momento de encontro com os familiares; e uma interação com crianças de uma creche, através de visita ao local, promovendo ações lúdicas integrativas entre idosos e pré-escolares, com objetivo futuro de entrega de brinquedos recicláveis produzidos pelos próprios idosos para serem entregues no dia das crianças.

EQUIPE

Residência multiprofissional em Saúde do Idoso: 04 residentes em saúde do idoso, sendo 01 fisioterapeuta, 01 farmacêutica, 01 nutricionista e 01 enfermeira.

Secretaria de Assistência Social: 01 educadora social

Todos os profissionais da residência multiprofissional em saúde do idoso desenvolvem ações de educação em saúde em forma de palestras, rodas de conversa e dinâmicas, abordando os temas: autocuidado, diabetes mellitus e hipertensão arterial, envelhecimento dos sistemas digestório, músculo esquelético e cerebral.

 

 As funções de cada membro da equipe são executadas da seguinte forma:

 

Residência multiprofissional em Saúde do Idoso

 

Fisioterapeuta: manutenção da aptidão funcional, diminuição inatividade física, ações para preservar a funcionalidade e independência dos moradores e melhorar o convívio social, o bem estar e estado de humor, prevenindo depressão, executando atividades como: exercícios resistidos, alongamentos, circuitos, treinamento funcional, square step exercise, zumba e dança circular.

 

Farmacêutica: consulta farmacêutica, através de visitas domiciliares, promovendo um olhar mais singular ao usuário, realizando orientação e preenchimento de ficha de acompanhamento farmacoterapêutico e caderneta do idoso. Identificar os problemas relacionados ao medicamento (PRM) e realizar intervenções junto à equipe multiprofissional. Atividades realizadas: organização de medicamentos com caixa facilitadores de administração de medicamentos, orientações para administração correta de medicamentos e encaminhamentos para exames laboratoriais.

 

Nutricionista: identificação dos determinantes do comportamento alimentar juntamente com avaliação do estado nutricional e das condições sociais dos indivíduos, realização de educação nutricional para os moradores, incentivo a adesão de alimentos saudáveis no seu dia a dia e  promoção da melhoria da qualidade de vida e envelhecimento saudável, sendo desenvolvidas atividades como: bingo nutritivo, oficina culinária, dinâmica de mitos e verdades sobre a alimentação, avaliação nutricional, educação em saúde abordando o tema alimentação saudável.

 

Enfermagem: consulta de enfermagem, através de visitas domiciliares, atendimento realizado individual com anamnese completa, exame físico, diagnósticos e intervenções. Por meio das necessidades avaliadas foram realizadas orientações gerais de saúde, envolvendo cuidados de higiene e autocuidado, manutenção com o domicílio, prevenção de feridas, para os indivíduos que possuem feridas ou lesões orientado os cuidados no domicílio e continuidade de tratamento na unidade de saúde quando necessário. Os atendimentos também eram realizados com a equipe de Estratégia de Saúde da Família mensalmente voltados aos grupos de hipertensos e diabéticos.

 

Educadora Social : coordenadora do programa Vila Dignidade, sendo responsável

por manter a ordem, ditar as regras, figura importante para convocações de grupos de educação em saúde e atividade física, disponibilização de transporte social para ações externas, visitas domiciliares para supervisão da higiene do domicílio e autocuidado, participação no planejamento das ações de intervenção e conscientizaçãp os moradores sobre a importância de se manterem funcionantes para permanecerem com o benefício.

EQUIPAMENTOS

Materiais e equipamentos necessários para realizar as ações. Detalhe a Quantidade, o Tipo de equipamento e a Origem de recurso de cada tipo de recurso físico.

 

Recursos físicos: 1 Salão de convivência, 2 banheiros, 1 cozinha equipada, 3 salas de deposito.

 

Equipamentos recursos próprios: 1 caixa de som, 1 computador, 5 livros de pintura, 1 globo de bingo, 2 cartelas de bingo, 1 esfigmomanômetro, 1 estetoscópio, 1 oximetro de pulso, 5 cartolinas, 1 estojo de canetinha, 5 tesouras, 2 colas, 1 rolo de barbante, 40 papéis de seda, 20 papéis crepom.

 

Equipamentos disponíveis pelo município: 1 projetor multimídia, 10 colchonetes, 20 tornozeleiras de 1kg, 20 halters de 1kg, 10 bastões de madeira, 1 tapete de E.V.A, 20 bolas espiculadas, 20 cadeiras, 5 mesas.

RECURSOS FINANCEIROS

O valor aproximado gasto até os dias atuais é de R$200,00, os custos foram provenientes de recursos próprios.

RESULTADOS

Observado uma melhoria no vínculo entre os próprios moradores e profissionais, mudança no estilo de vida de alguns assistidos, como por exemplo, maior participação nos grupos de atividade física, melhora do consumo alimentar e aquisição de alimentos saudáveis, adesão e adequação no uso de medicamentos.

Fortalecimento dos vínculos entre as redes de atenção à saúde (Secretaria de Assistência Social, Estratégia de Saúde da Família e Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

Ficha técnica


Município: 
PRESIDENTE PRUDENTE

Instituição Responsável: 
HOSPITAL REGIONAL DE PRESIDENTE PRUDENTE/UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA


Parceiros: 
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Coordenação da experiência: 
Larissa Sapucaia Ferreira Esteves

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(018) 3229-1500



Categoria da Experiência: 
Promoção de atividades intersetoriais que beneficiem pessoas idosas por meio da integração do setor Saúde com: Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Transporte, Ministério Público, dentre outros)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br