2017
-
Sudeste
A integralidade das Práticas Integrativas e Complementares no diagnóstico, na prevenção e na melhoria da qualidade de vida dos idosos atendidos nas UBS e no Centro Dia do Idoso no município de Itapira-SP.

INTRODUÇÃO

R: E dentro da DRS XIV – São João da Boa Vista que engloba 20 municípios, e com pesquisas da OMS sobre o aumento da longevidade, ampliaram-se também as chances de se desenvolver DNTs, doenças não transmissíveis (cardíacas, pulmonares, câncer, diabetes, transtornos mentais) que segundo o órgão de saúde internacional, há uma necessidade urgente de prevenir incapacidades relacionadas e planejar cuidados de longa duração. E com esse projeto das PICs dentro do município de Itapira visamos tentar renovar os cuidados básicos de saúde criando uma integralidade entre a Ginástica Terapêutica Lian Gong/Auriculoterapia aos usuários, e ter um olhar mais positivo para suas contribuições de forma que os cuidados de saúde se tornem mais equitativos, acessíveis, de menor custo e centrados a seus usuários. Para que tudo isto seja efetivo na população idosa, o sistema público de saúde faz uso de atividades vigentes no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC, 2006). Essa busca incorporar e implementar as práticas integrativas e complementares dentro do SUS, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, voltada para o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.

OBJETIVOS

R: A Ginastica Terapêutica Lian Gong modificou muito o vínculo do profissional com os alunos e conseguimos fortalecer a experiências junto aos gestores, que a partir do monitoramento de todos os grupos em relação a capacidade funcional, as dores localizadas tendo melhora e acho que a principal diminuição de custos dentro das UBS. Além disso com a implantação da Auriculoterapia dentro desses grupos o interesse aumentou sendo que alguns parâmetros avaliados nas alunas em uma primeira análise tiveram outro aumento bem significativo. PÚBLICO-ALVO

R- Em sua maioria estão na faixa de 55 a 80 anos, independentes alguns com diabetes e HAS dentro dos Grupos de Ginástica enquanto que no Centro Dia do Idoso são mais dependentes e são realizados algumas atividades mais adaptadas.

DIVULGAÇÃO

R - Divulgamos dentro das UBSs em que se realiza os grupos, nos grupos de Hiperdia/Diabéticos

ATIVIDADES

São ministradas aulas duas vezes por semana, dentro das UBS com a instrução da ACS capacitada, corrigindo posturas, respiração e movimentos das alunas, a presença do Fisioterapeuta que é o responsável pelos instrutores e que realiza a terapia de Auriculoterapia uma vez por semana em todas as alunas.

EQUIPAMENTOS

Grande parte de recursos vieram do próprio Ministério da Saúde para a capacitação do fisioterapeuta e do próprio município de Itapira em relação ao material utilizado dentro das aulas de Ginastica Terapêutica Lian Gong, assim como o material para as sessões de Auriculoterapia realizadas.

RECURSOS FINANCEIROS

Na parte da Ginastica Terapêutica Lian Gong houve um investimento para o desenvolvimento do projeto com recursos humanos, material didático capacitação num gasto estimando entorno de R$ 25.000,00 e apenas a capacitação do profissional Fisioterapeuta e material como micropore e sementes de mostarda um investimento de baixo custo para o município. De todo esse custo estimado para a implantação, capacitação e matéria de apoio um gasto entorno de R$ 1.500,00, esse custo realmente é muito baixo pelos resultados alcançados.

RESULTADOS

Alguns resultados do questionário SF-36 deram um destaca a melhora em casos de diminuição da ansiedade e stress diário das alunas que fizeram a terapia combinada, os grupos e a Auriculoterapia, relatos de melhora no sono, dores articulares e até de enxaquecas que eram tratadas com medicações mais fortes foram vistas de grande importância para nós.

Ficha técnica


Município: 
ITAPIRA

Instituição Responsável: 
Prefeitura Municipal de Itapira


Parceiros: 
Secretaria da Saúde de |Itapira

Coordenação da experiência: 
Ft. Luiz Ricardo Barricatti

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(019) 3913-9393



Categoria da Experiência: 
Prevenção de doenças e agravos em pessoas idosas (quedas, violência, suicídio, doenças crônicas não transmissíveis, uso abusivo de álcool, tabaco e outras drogas; acidentes de trânsito, saúde sexual e prevenção à ISTs/HIV-Aids e hepatites virais, etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br