2017
-
Nordeste
A importância da equipe multidisciplinar na Associação Pró Idoso de Imperatriz (APII).Relato de experiência.

INTRODUÇÃO

A iniciativa surgiu após a equipe ter percebido que de uma forma geral os idosos principalmente daquela região precisavam de algo que não se limitasse apenas a consultas e recebimentos de medicação, após alguns encontros, vimos que muitos dos idosos ainda tinham muitas dúvidas sobre muitos assuntos tais como uso correto da medicação, alimentação saudável, entre outros. As ações do NASF junto à ESF acontecem de forma mensal, no entanto nem sempre estamos no mesmo local, haja visto que este bairro em especifico havia um número muito grande de idosos assíduos às reuniões, tínhamos também um suporte da Associação Pró Idoso que nos cediam o local. Enfim, entendemos que o indivíduo precisa de uma abordagem ampla não só física, mas mental também, então decidimos oportunizar nossas ferramentas enquanto profissionais do NASF com o apoio da ESF daquela região.

OBJETIVOS

Esperávamos que houvesse uma mudança na forma de ver a doença, na forma de tratar a doença, de prevenir, de mostrar a eles que a rede tem uma equipe multiprofissional que está disponível para o suporte, e que eles pudessem entender que o processo "envelhecer" não é deprimente, mas sim uma dádiva. Que assim eles possam viver a "Melhor Idade" de forma mais saudável.

PÚBLICO-ALVO

Idosos independentes, Portadores ou não de doenças crônicas.

DIVULGAÇÃO

Através de convites feitos pelos ACS, e através das consultas com a Enfermeira da Unidade.

ATIVIDADES

De forma mensal, tínhamos nossas reuniões onde cada mês era abordado um assunto específico cm cada profissional do NASF. Antes de qualquer atividade era realizada a aferição de pressão e quando havia fita era aferido a glicemia dos que estavam em jejum. Ao término sempre havia um lanche com frutas, café, leite e pães.

EQUIPE

01 - Fisioterapeuta

01 - Enfermeira

01 - Nutricionista

01 - Educador físico

01 - Psicóloga

01 - Farmacêutica

01 - Técnica de Enfermagem

05 - ACS

EQUIPAMENTOS

Utilizamos 2 aferidores de pressão, e um aparelho de aferição de glicemia, que era cedido pela equipe de ESF. Os demais equipamentos os profissionais que compravam com sua própria renda.

RECURSOS FINANCEIROS

Não obtivemos nenhuma ajuda de custo por parte do município ou da gestão do programa NASF, nem do Departamento de Atenção básica.

Os lanches, ou material mais especifico saíam do bolso dos profissionais que ali desenvolveram seu trabalho.

RESULTADOS

Houve uma mudança significativa com relação a compreensão do uso correto de medicação principalmente dos portadores de doenças crônicas, motivação para participação das palestras, busca por uma melhora na qualidade de vida principalmente na parte alimentar e prática de atividade física, sem falar que tivemos uma olhar diferente sobre a saúde mental daqueles que ali estavam, onde antes de participar do grupo os ACS relatava que a grande maioria só cuidava de casa e dos netos, após nossos encontros eles começaram a enxergar a pessoa deles, começaram a entender as mudanças fisiológicas e psíquicas pertinentes a idade.

Ficha técnica


Município: 
Imperatriz

Instituição Responsável: 
NASF-SEMUS


Parceiros: 
Associação pró Idoso de Imperatriz-MA

Coordenação da experiência: 
Shirlene da SIlva Vieira

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
(99) 9916-62747



Categoria da Experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br