2017
-
Sul
Implantação do uso Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa pelas Estratégias de Saúde da Família no Município de Alegrete-RS

INTRODUÇÃO

A PORTARIA Nº 2.528 DE 19 DE OUTUBRO DE 2006, estabelece como: A finalidade primordial da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa é recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. É alvo dessa política todo cidadão e cidadã brasileiros com 60 anos ou mais de idade.

O município de Alegrete conta com uma população de aproximadamente 78244 habitantes (fonte IBGE), onde destes 11% estão acima de 60 anos, contabilizando cerca de 8580 pessoas, sendo que para dados do datasus, foram feitos 22840 atendimentos para este grupo, perfazendo um total de 40% dos atendimentos totais das Esfs (estratégias de saúde da família). Assim temos uma demanda de uma faixa etária que corresponde a 11% da população, mas que utilização 40% dos atendimentos da atenção básica do município, assim fazer a utilização da caderneta do idoso par conhecimento deste público se torna essencial para melhorar a qualidade do atendimento, pois conforme o Caderno de atenção Básica 19: A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, também é um instrumento valioso que auxiliará na identificação das pessoas idosas frágeis ou em risco de fragilização. Para os profissionais de saúde, possibilita o planejamento, organização das ações e um melhor acompanhamento do estado de saúde dessa população. Para as pessoas idosas é um instrumento de cidadania, onde terá em mãos informações relevantes para o melhor acompanhamento de sua saúde. A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e o Caderno de Atenção Básica Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa representam dois importantes instrumentos de fortalecimento da atenção básica.

OBJETIVOS

Este é um projeto piloto implantado na ESF Nova Brasília de Alegrete, onde tivemos reuniões com a equipe de atendimentos e principalmente com o Enfermeiro e os Agentes Comunitários de Saúde, visando os processos de implantação da caderneta de saúde do idoso, foram feitos estudos quanto as viabilidades de utilização, monitorando as questões de preenchimento dos dados, utilização sistemática pelos idosos e aceitação dos estabelecimentos de saúde como documento de registro do histórico dos idosos.

A partir deste estudo pretende-se que tenhamos uma cobertura de 100% das Estratégias de Saúde da Família com utilização da Caderneta de saúde do Idoso.

PÚBLICO-ALVO

A experiência inicial foi desenvolvida na Esf Nova Brasília no segundo momento passará para a Esf Saint Patous, chegando a todos os idosos do município do Alegrete.

DIVULGAÇÃO

A experiência ainda não foi divulgada a população em geral, apenas internamente para os integrantes da atenção Básica.

ATIVIDADES

.

EQUIPE

01 - Coordenador da Política de Saúde do Idoso

01 - Enfermeira da Esf nova Brasília

04 - Agentes Comunitárias da ESf Nova Brasília

EQUIPAMENTOS

Os equipamentos utilizados foram:

- estruturas da Esf Nova Brasília, que foi construída pelo programa requalifica do ministério da saúde atende cerca de 4000 pessoas.

- 400 cadernetas de saúde do idoso, cedidas pelo ministério da saúde.

- material para anotações, como pranchetas, canetas.

RECURSOS FINANCEIROS

Não foram envolvidos valores financeiros.

RESULTADOS

Os agentes comunitários de saúde tiveram maior facilidade no acompanhamento dos idosos.

Os outros atores da rede de saúde passaram a utilizar e preencher os dados relevantes.

Os cuidadores e acompanhantes dos idosos também passaram a cuidar as anotações feitas pelos médicos e agentes comunitários de saúde.

Ficha técnica


Município: 
Alegrete

Instituição Responsável: 
Secretaria Municipal de Saúde


Parceiros: 
10ª Coordenadoria Regional de Saúde - Alegrete- RS, ESF Nova Brasília

Coordenação da experiência: 
NAG- Núcleo de Apoio a Gestão

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
55 39611058



Categoria da Experiência: 
Implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br