2017
-
Sul
HIDROGINASTICA EM CHAPADA: FAZENDO A DIFERENÇA NA QUALIDADE DE VIDA AO ENVELHECER

INTRODUÇÃO

Contribuir para melhorar a qualidade de vida e saúde dos participantes do projeto. Melhorar o condicionamento cardiorrespiratório, o equilíbrio, força muscular, flexibilidade, enfatizando a reeducação postural dos indivíduos praticantes; Proporcionar a convivência social entre os mesmos e entre os grupos.

OBJETIVOS

Buscar mais interesse por meio das aulas, melhorando a satisfação dos participantes. Melhorar a qualidade de vida, autoestima, tornando os praticantes mais independentes com mais autonomia em suas atividades de vida diária (AVDs). Conscientizar a correção postural na execução e realização de tarefas do cotidiano. Contribuir para uma boa flexibilidade, possibilitando maior amplitude articular, facilitando os movimentos. Melhorar as condições fisiológicas do organismo como um todo.
O trabalho também retrata a importância que o exercício físico tem para a população idosa, seus benefícios significativos para seu dia-a-dia evidenciando uma melhora em todos os aspectos biopsicossocial. As aulas de hidroginástica além de serem um indicador de bem-estar e saúde, contribuem para a socialização dos grupos, possibilitando maior integração entre os mesmos, sendo que muitos participam já com o intuito de reencontrar amigos, colegas, vizinhos, etc., e muitas vezes fazem deste ambiente um ponto de encontro e conversas de forma descontraída, fazendo com que o idoso não se sinta tão só.  

PÚBLICO-ALVO

Pessoas acima de 56 anos de idade, ambos os sexos com ou sem doença cronica conforme indicação medica.

DIVULGAÇÃO

Atraves dos trabalhos desenvolvidos pela secretaria  municipal de saúde, com orientações , explanações e indicações do trabalho desenvolvido junto ao cai( centro de atenção ao idoso).

ATIVIDADES

As atividades propostas são aulas de hidroginástica sendo que os grupos são constituídos de idosos, numa faixa etária acima de 56 anos de idade. O trabalho é desenvolvido atualmente com 18 grupos com média de 10 alunos por turma funcionando semanalmente, de segundas as quintas-feiras. As turmas subdividem-se em: feminino, masculino e casais. Nos turnos da manhã iniciam-se as atividades a partir das 08:15 h. No turno da tarde tem início as 13:30h com duração da aula de 45 minutos.    As aulas são planejadas de acordo com o potencial e as capacidades físicas dos indivíduos praticantes. Os exercícios são elaborados sempre com progressão, correção postural, buscando melhoria na execução de movimentos, estes sempre realizados com segurança, eficiência e descontração.

RESULTADOS

  • O aumento gradual e significativo dos praticantes no decorrer dos últimos anos.
  • A assiduidade e comprometimento dos praticantes nas aulas de modo significativo.
  • A satisfação do usuário em participar do projeto.
  • Aulas elaboradas, dinâmicas, criativas e a infraestrutura adequada proporcionam muito envolvimento dos praticantes.
  • Manter o mesmo profissional nos últimos anos favoreceu uma relação de empatia e confiança, melhorando o relacionamento interpessoal.
     

Ficha técnica


Município: 
CHAPADA

Instituição Responsável: 
PREFEITURA MUNICIPAL



Coordenação da experiência: 
SECRETARIA DA SAÚDE: LOIVA MIRNA GAUER

Email da coordenação: 

Telefone institucional: 
5433331409



Categoria da Experiência: 
Promoção da saúde da pessoa idosa (práticas corporais e atividades físicas, alimentação e nutrição, experiências inovadoras de educação em saúde etc.)

> Conheça todas as experiências inscritas de 2020
> Conheça todas as experiências inscritas de 2021

Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa/DAPES/SAS/MS
Telefone: (61) 3315-6226
idoso@saude.gov.br